terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Who else ?


Cavaco "Zandinga"


É no final do ano que aparecem os bruxos. E Cavaco Silva também quis armar-se em Zandinga.
Na sua pose de ofendido e humilhado veio dizer uma coisa extraordinária: A Assembleia Legislativa Regional dos Açores nunca foi dissolvida ... e Cavaco acha que isso nunca acontecerá !? Assim sendo, segundo Cavaco torna-se fútil toda esta polémica que ele ajudou a alimentar à volta do Estatuto dos Açores. (São precisos dois para um braço de ferro). O tio Aníbal nunca gostou dos Açores. Já no tempo de Mota Amaral era assim. E vai morrer assim. Há coisas que nunca mudam.

Quem são os terroristas ?


Quando se fala nos conflitos entre palestinianos e israelitas vem-me sempre à memória Israel a ser atacado à pedrada e a contra-atacar com tanques. Será por isso que o Secretário Geral da ONU fala em uso desmedido da força? Quem são os terroristas? Só há terroristas de um lado da barricada? E os do outro lado, como se chamam? Anjinhos? O miúdo da foto ainda estará vivo, ou terá morrido debaixo de um ataque ao Hamas. Mais um dano "colateral"?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Boas Festas e Feliz Ano Novo


A todos os visitantes e amigos do Fiat Lux desejos de Boas Festas e Feliz Ano Novo. Eu gosto do Natal. E não percebo como não se gosta do Natal. Apesar de toda a hipocrisia que alguns escribas de serviço insistem em "denunciar". Há quem seja "bonzinho" e "solidário" apenas no Natal ? Antes um dia no ano do que nenhum. Deixem-nos acreditar no Pai Natal. Não resolve os problemas do mundo, mas permite uns momentos de alegria a quem não tem nenhuma alegria durante todo o ano. Só por isso o Natal vale a pena. Vá lá. Não sejam tão "nataliciamente" incorrectos :-)

RTP-Açores: Vidas Longas


"Adamastor", foto retirada daqui.

A RTP-Açores emitiu ontem uma conversa com três picoenses centenários, duas irmãs de Santo Amaro e um senhor das Bandeiras. Uma conversa conduzida pelo jornalista José Matos.
Um bom momento televisivo. A história do primeiro automóvel a chegar ao Pico, com as pessoas a assistirem pasmadas à sua passagem, os primeiros rádios que reuniam as pessoas nas casas dos "privilegiados" (o que viria a suceder depois com a televisão), a história da senhora que ia do Pico para a Graciosa, ainda em barcos à vela, vender chapéus de palha ...
Vidas Longas que permitem tantas memórias.
Já agora, uma longa vida para a RTP-Açores. Apesar de todas as críticas, continua a desempenhar um papel insubstituível.

domingo, 21 de dezembro de 2008

E que tal na noite de 24?


Cavaco, o Estatuto dos Açores e a "utilidade" dos comunistas


Estatuto dos Açores aprovado por 2/3 da Assembleia
Partido Comunista derrotou estratégia do Presidente

Cavaco Silva não tem alternativa à promulgação do Estatuto dos Açores, que ontem foi confirmado na Assembleia da República por uma maioria de dois terços dos deputados
O SOL apurou que Belém avançaria para o Tribunal Constitucional (TC) num processo de fiscalização preventiva com fundamento na falta de validade formal da votação, caso o Estatuto não fosse aprovado por aquela maioria alargada.
Jaime Gama e os grupos parlamentares consideraram suficiente para confirmar o diploma duas vezes vetado pelo Presidente uma maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções (116 deputados).
O que o Presidente considerava insuficiente, fundamentando-se na opinião de constitucionalistas como Cardoso da Costa, ex-presidente do Tribunal Constitucional (TC).
(Sol)

Já desconfiávamos disso


Quase 75% dos professores mudavam de profissão se tivessem alternativa e 81 por cento admitem que, se pudessem, pediam a aposentação, mesmo com penalizações, segundo um inquérito a mais de mil docentes.
Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Observatório da Avaliação de Desempenho, órgão criado pela Federação Nacional dos Sindicatos da Educação e pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho, apenas 26 por cento dos inquiridos continuariam a escolher a profissão de professor.
Os resultados deste estudo são bastante sugestivos.
Mas para todos percebermos a verdadeira dimensão do problema faltava agora um inquérito complementar; saber quantos jovens estudantes nesta altura ainda escolhem a profissão de professor.
(Sol)

Aze(re)do Lopes

Azedinha esta entrevista de Azeredo Lopes, presidente da ERC, ao Expresso.
Será que este senhor já ouviu falar em censura?

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Hein?


Pobreza ... natalícia.


Somos pobres em tudo.
Vá lá, em quase tudo.
E até há "guerras" para ver quem fica com o lugar de Pai Natal !
(TSF)

Fechem as lojas !


Palhaços, fantoches, marionetas...
São alguns dos nomes que me ocorrem quando penso nos "nossos" deputados.
Da República, da Madeira, dos Açores...
Desde há muito que nos habituámos às palhaçadas na Madeira.
Os Açores enveredaram pela mesma via com o coelho espertalhote.
E agora esta pouca vergonha na Assembleia da República.
E tinha que ser logo com o nome dos Açores.
Fechem mas é essas tendas de circo.
As três. De uma assentada. É Natal mas já temos circos suficientes.
Vão mas é trabalhar.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Atira os sapatos ao Bush :- )


Já pode seguir as pisadas (digo sapatadas) do jornalista iraquiano Muntazar al-Zaidi que atirou os seus dois sapatos (nº44) contra Bush. (Infelizmente nenhum acertou em cheio). Basta jogar o Bush Shoe Throw . Só acertei 6 vezes :-( O jornalista, que está detido, é já considerado um herói
no mundo árabe :-)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Berta põe mãos à obra


Foto Eduardo Costa, Açoriano Oriental (*)

Berta Cabral é eleita esta terça-feira líder do PSD-Açores.
Podem votar nas directas mais de dez mil militantes que vão escolher também os 300 delegados ao XVIII Congresso Regional do PSD-Açores (16-18 Janeiro). As mesas de voto encerram às 22h00.

É por isso mais que tempo de publicar o resultado da sondagem feita neste blog.
(Até porque por cá as urnas estavam encerradas há dias)
Foram estas as respostas à pergunta
"Quem deve ser o novo líder do PSD-Açores?"

Berta Cabral , 12 (15%)
Clélio Menezes,11 (14%)
Natalino Viveiros,11 (14%)
Duarte Freitas,10 (12%)
Pedro Gomes,10 (12%)
José Manuel Bolieiro, 4 (5%)
Victor Cruz, 3 (3%)
Jorge Macedo, 1 (1%)
Outro, 15 (19%)

Votaram 77 eleitores.

Aproveito para publicar os resultados da outra sondagem.
"Gostaria de ver um debate C.César-C.Neves?"

Sim.É imprescindível. 24 (52%)
Não.Só deve haver um debate com todos. 15 (32%)
Não.Eles são candidatos como os outros. 4 (8%)
"Nim".É-me indiferente. 3 (6%)

Votaram 46 eleitores.

(*) Eduardo Costa, para mim claramente o melhor repórter fotográfico açoriano, teve um acidente de viação (em serviço). Deu cabo do seu carro (os jornalistas do Açoriano Oriental deslocam-se em serviço nos seus carros !?) e do seu equipamento fotográfico (ao longo dos, muitos, anos em que trabalha no Açoriano Oriental foi ele que foi investindo em material e não o jornal, como seria normal). O jornal pelos vistos não vai assumir as despesas. É uma vergonha.

Estou a ficar velho :- (

A Rolling Stone divulgou as suas "músicas do ano" e, para ser sincero, tenho de dizer que passo ao lado das escolhas. É sinal de que estou a ficar velho, não?
1. Beyoncé - Single Ladies (Put A Ring on It)
2. Santogold - LES Artistes
3. MGMT - Time To Pretend
4. Blitzen Trapper - Furr
5. Lil Wayne - Lollipop
6. Beck - Gamma Ray
7. Estelle feat Kanye West - American Boy
8. My Morning Jacket - I'm Amazed
9. Coldplay - Viva La Vida
10.T.I. - No Matter What

Só na América !

EUA: Supremo Tribunal recusa analisar petição que indica Obama como "incapacitado" para governar O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recusou hoje, pela segunda vez em oito dias, analisar uma petição que dá Barack Obama como "incapacitado para ser presidente" do país. A acção foi imposta por Cort Wrotnowski, um cidadão de Connecticut, que alegava que Obama nasceu com dupla nacionalidade e que, assim sendo, é imposivel ser um "cidadão nativo" norte-americano. O argumento é similar ao da petição rejeitada há oito dias, apresentada por Leo Donofrio. A Constituição dos Estados Unidos exige que os presidentes do país sejam cidadãos nativos, ou seja, que tenham nascido em solo norte-americano. Existe um terceiro processo pendente no Supremo Tribunal, apresentado por Philip Berg, residente na Pensilvania, que acusa Barack Obama de falsificação de certidão de nascimento. (Lusa)

domingo, 14 de dezembro de 2008

Queen Victoria nas Portas do Mar




Posted by Picasa

Queen Victoria...e Pai Natal





Alguns dos turistas que chegaram hoje a P.Delgada no Queen Victoria não dispensaram uma volta pela cidade na companhia do Pai Natal. E puderam ver aquilo que muitos de cá ainda não terão visto, o Palácio da Conceição que está a mudar de amarelo para azul. Não acho mal.

Posted by Picasa

Cronologia das trapalhadas na ALRA

2008

Dezembro

Quinta-feira, 11

-Francisco Coelho diz que o programa do Governo está aprovado...sem que seja preciso ser votado !?
-A oposição indigna-se muito. (100% de indignação?)

Sexta-feira, 12

- Franscisco Coelho dá o dito por não dito.

- O programa do Governo é votado.

- A oposição, muito caladinha , não se mostra indignada. (0% de indignação?).
(A discussão sobre a proposta do PS para cortes nas despesas de funcionamento dos gabinetes dos deputados não se faz).

Sábado,13

- O PSD, de novo um pouco indignado (25% de indignação? 30%?) diz que Francisco Coelho foi prepotente. Mas como "repôs a verdade dos factos" tem, segundo o PSD "toda a legitimidade para exercer o cargo" e, mais ainda, continua a contar com a "lealdade institucional" e a "confiança total" do PSD !?

O folhetim segue dentro de momentos, ou talvez não...

P.S. Lá por fora, um senhor de idade avançada, (suficiente para ter juízo...ou para ter começado a perdê-lo) chamado Almeida Santos veio dizer que o melhor era acabar com as votações na Assembleia da República às sextas-feiras. Assim acabava o problema de haver sessão...sem deputados. Não dá jeito. A malta quer ir à sua vida. E há deputados que moram longe. O povo estará provavelmente na disposição de aceitar este jeitinho aos senhores deputados que se cansam de trabalhar. Mas esse mesmo povo é capaz de exigir o mesmo. Portanto, o melhor mesmo é fechar o país para descanso à quinta-feira à tarde. Pára tudo. Assim somos todos felizes. Vamos a isso?

"E o ambiente...agradece" :-)



Christy Turlington
Khloe Kardashian

Pirelli Calendar 2009


As pequenas são mesmo destemidas. Não há aqui montagens. São mesmo elefantes. E grandes.
Em vídeo ainda é mais impressionante. Passa na Fashion TV. E dá para ver que os
paquidermes gostaram do convívio. Pudera! É bem melhor que estar a trabalhar no circo.






sábado, 13 de dezembro de 2008

Nuovomundo

Mais um grande filme, visto ... no sofá :-) "Nuovomondo" (do italiano Emanuele Crialese), ou "Golden Door" ou "A Porta da Fortuna".O título aqui é o que menos importa.

O filme é sobre a emigração europeia (aqui italianos da Sicília) para a América no início do século XX, quando os navios aportavam a Ellis Island.
Nuovomondo passou por cá, pelo Cine Solmar (agora, passaria onde?) e no Cine Clube da Horta, em 2007. Só agora o vi, num dos canais TV Cine, em alta definição. A provar que vale a pena o investimento.

Além da sua inquestionável qualidade (a cena final é uma delícia. Veja-a aqui.) o filme interessou-me por mostrar uma realidade por que muitos açorianos passaram também. Eu tive familiares que passaram por isto. E quais são os açorianos que não tiveram?
Nas pesquisas que fiz no You Tube, encontrei este depoimento de Mary Luís (100 anos) em que ela relata a sua chegada a Ellis Island. Se bem percebi ela própria tinha origens açorianas.
Nuovomondo foi premiado no Festival de Veneza 2006 – Vencedor na categoria de melhor filme (secção Avvenire) e Leão de Prata Prémio David di Connaterlo – Vencedor nas categorias de Melhor Guarda-Roupa, Melhor Cenografia e Melhores Efeitos Visuais



Há muita informação disponível sobre a emigração dos europeus sobre os primórdios da emigração em massa para o novo mundo. Este é apenas um (bom) exemplo:

Já se sabe !

«Vejo a necessidade básica de haver sentido do dever, cumprimento dos mandatos, assiduidade. Ser deputado não é beneficiar de um direito, é contrair um dever para com os eleitores. (...) devem comparecer às reuniões plenárias e às reuniões das comissões.
(...)É para isso que são eleitos»
Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República sobre eventuais alterações ao regimento da Assembleia.

P.S. O Público destaca hoje na primeira página o deputado Jorge Strecht. É uma ave rara. Nunca faltou a uma sessão da AR.