domingo, 29 de novembro de 2009

Andam todos distraídos...menos eu


Mas frisa que Portugal é o primeiro país da UE em termos de Governo Electrónico.
Daí se pode concluir que Sócrates não está distraído?
Ouvi há bocado Sócrates a falar na XIX Cimeira Ibero-Americana .
Parece que ele perde a noção do sítio onde está e sobretudo para quem está a falar.
Parecia mais um dos seus comícios para lembrar aos portugueses distraídos que somos uns experts em tecnologia.
Não é vontade de falar mal. Mas é intragável.

"Clássico" sem caso...

...não é Clássico!
David Luiz "ganha posição" a Liedson...e faz penalty.


Foto de capa do Jogo

"E não se pode exterminá-lo?"


Berlusconi ameaça estrangular os autores de filmes e livros sobre a máfia

O chefe de governo italiano Silvio Berlusconi, que, segundo o ex-mafioso Gaspare Spatuzza, teria mantido laços com a máfia, ameaçou neste sábado estrangular os autores de filme e livros sobre a Cosa Nostra, pois os mesmos projetam uma triste imagem da Itália para o mundo.
"Se eu encontrar o autor das sete temporadas de "The Octopus" (série televisiva de grande sucesso na Itália) e quem escreve livros sobre a máfia, dando uma imagem ruim da Itália para o mundo, juro que os estrangulo", afirmou Berlusconi em uma reunião de militantes de seu partido em Olbia (Sardenha).
Berlusconi classificou como falsas e infames as informações da imprensa que aventam a hipótese de sua participação em atentados cometidos pela máfia em 1992 e 1993.

sábado, 28 de novembro de 2009

Olha outro iluminado


Mais um que vê a desgraça em que o país se afunda mas que não faz grande coisa para ajudar a salvar o país. O que faz é gritar que estamos a ir ao fundo. Grande ajuda.
Os profetas da desgraça sabem ver onde está o mal mas não têm nenhuma ideia genial para salvar o país. Medina Carreira é provavelmente o "líder espiritual" destes crânios iluminados. E no entanto eles vivem em Portugal. E o que fizeram eles para que Portugal fosse diferente? Ah, disseram que estávamos a ir ao fundo. Vá lá, ao menos não negaram que o barco mete água por todos os lados. Mas é curto. É muita petulância para tão pouca substância.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prenda de Natal da Lusa :)

Arquivo fotográfico da Lusa online
Com um acervo fotográfico de cerca de 2 milhões de imagens, a agência Lusa, em parceria com o Sapo, tem disponível, desde esta quinta-feira, os seus conteúdos no portal online.
Até Março de 2010, estará também disponível o arquivo noticioso da agência.
As imagens estão disponíveis em fotos.sapo.pt/lusa de forma gratuita, com baixa resolução e estão identificadas com uma “marca de água”. Cada imagem aparece catalogada e com uma descrição que a contextualiza.

Já dei uma vista de olhos pelas fotos dos Açores.
Deixo aqui algumas das minhas preferidas só para abrir o apetite.
Algumas são de Eduardo Costa, um repórter fotográfico açoriano de grande qualidade.

O Presidente da República, Mário Soares à saída de um mergulho cruza-se com locais que apanham algas marinhas, durante a sua viagem aos Açores.
Ponta Delgada, a 9 Agosto 1986. LUIS VASCONCELOS/LUSA

Foto de arquivo datada de 10 de julho de 1998 da Ribeirinha, Ilha do Faial, destruída pelo sismo de 9 de julho de 1998, Faial, Açores. ANTONIO COTRIM/LUSA

O líder do CDS-PP, Paulo Portas depois de se ter reunido com a Associação Agrícola de São Miguel, na pré-campanha para as eleições regionais de 19 de Outubro, São Miguel, 11 de Setembro de 2008. PEDRO CAETANO / LUSA

Inauguração da nova ponte do Engenho, concelho de Povoacao, na ilha de S. Miguel (28 Abril 2001) FOTO EDUARDO COSTA/LUSA

O oleiro Joao Rita e dos poucos ainda na actividade da olaria tradicional, domingo 18 de marco de 2007 em Vila Franca do Campo na Ilha de Sao Miguel, Acores. EDUARDO COSTA/LUSA

O alpinista Joao Garcia na montanha do Pico,o ponto mais alto de Portugal (2351metros)
(9 Março 2000) FOTO EDUARDO COSTA/LUSA

A candidata à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite, durante uma acção de campanha na sede do PSD Açores, em Ponta Delgada, Açores, 13 Maio 2008. EDUARDO COSTA/LUSA
O candidato do PSD para as eleições legislativas regionais dos Açores, Costa Neves, durante a apresentação da mandatária para a juventude, Sofia Pires, campeã nacional Sub-23 no Salto em Comprimento, 9 Outubro 2008, Angra do Heroismo, na Ilha Terceira, Açores. MARIO CRUZ/LUSA
O Presidente do Governo Regional dos Acores, Carlos Cesar, associou-se hoje ao Dia Nacional do Dador, contribuindo com a sua dadiva de sangue no Hospital local de Ponta Delgada. (27 Março 2002) FOTO EDUARDO COSTA/LUSA


O Presidente da Republica, Jorge Sampaio, pos hoje o Presidente do Governo Regional dos Acores, Carlos Cesar, e toda a comitiva a correr, quando resolveu fazer um "cross" durante a visita ao concelho de Lajes das Flores. (15 Junho 2003) FOTO NUNO VEIGA/LUSA

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Emídio já não vende

Emídio Rangel, o homem que "vendia um presidente como quem vende um sabonete", já não consegue vender uma ideia. Arrasta-se por aí, penosamente, armado em analista/comentador. Mete dó. Acabo de vê-lo na RTP-N, no programa Directo ao assunto, a defender com unhas e dentes, mas desastradamente, tudo o que cheira a Governo. "Não, não vai haver aumento de impostos em 2010. O Primeiro Ministro garantiu" - garante o Emídio. E os outros, que não esqueceram ainda as garantias de que Sócrates se esqueceu antes, riem-se, claro. Fazer o quê? Emídio Rangel no papel de "comentador" é tão mauzinho que até dou comigo a concordar com as análises de Carlos Abreu Amorim , figura com que não simpatizo particularmente e a quem, por alguma razão, já chamaram "pavão boçal".Mas deste trio é claramente com Joana Amaral Dias que mais me identifico. Continua igual a si própria. A dizer de forma simples o que se mete pelos olhos dentro.
Eu gosto de quem vê aquilo que se mete pelos olhos dentro, sem nos querer convencer que não é aquilo que estamos a ver. Ilusionismo não é decididamente o meu programa favorito.

Cavalgaduras


Valina, Talisman, Zangado do ilhéu, Aquiles do Ilhéu, Zelo do Ilhéu, Cocktail e Peta.
Assim se chamam os sete cavalos lusitanos que foram retirados do navio S.Gabriel encalhado perto da Lagoa.
Rejubilaram os donos e os amantes dos animais, pensando que os cavalos seguiriam a tempo para uma prova equestre no continente.
Porém surgiram umas cavalgaduras que querem agora impedir que tal aconteça exigindo um pagamento qualquer.
Mas se os cavalos estavam a ser transportados num navio (um transporte pago, não?)
se o navio encalhou e se os cavalos foram salvos, como é que ainda têm o descaramento de pedir dinheiro aos donos dos cavalos.
Quem são as bestas, afinal?
Os donos dos cavalos tinham era de ser indemnizados.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sem carácter


Já António Costa se queixara do mesmo na Quadratura do Círculo, na Sic.
Mas que diabo é essa coisa de "ataque de carácter"?
É uma coisa que se inventou para não criticar pessoas que devem ser consideradas intocáveis e acima de toda e qualquer suspeita?
É isso, não é?
Bem me queria parecer.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

(Outra vez) Carregadinho de razão



O socialista Manuel Alegre afirmou esta segunda-feira que é preciso «repor a decência», dizendo que justiça e política não podem misturar-se e que a corrupção tem de ser combatida com as regras de um Estado de Direito.

domingo, 22 de novembro de 2009

Nuestros Silencios




Rivelino
De 23 de Novembro a 10 de Janeiro, Exposição de Arte Pública “Nuestros silencios” do mexicano Rivelino, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.
Espero não perder a oportunidade de ver estes dez gigantes silenciosos.

A justiça é cega...e surda!




Não é querer estar sempre a bater no ceguinho, mas os senhores da "justiça" poderiam esforçar-se para não estarem todos os dias a dar argumentos para duvidarmos deles.
Se as escutas não implicam José Sócrates qual a pressa de arquivá-las?
E se não implicam Sócratres e ajudam a "enterrar" ainda mais o Vara?
E se são absolutamente irrelevantes para tudo isto, porque foram tidas em conta inicialmente?
Os juízes decidem alguma coisa?
Ou os que mandam, ou acham que devem mandar, nos juízes é que decidem sozinhos?

Mayumana


... provavelmente o melhor espectáculo do ano em Ponta Delgada.

sábado, 21 de novembro de 2009

Deplorável


Dizem que Fernanda Câncio é "namorada" de José Sócrates.
E daí?
Fernanda é jornalista.
E daí?
Uma jornalista não pode namorar quem a queira namorar?
Pode.
Mas Fernanda diz que nem ela nem Sócrates assumiram esse namoro, por isso não pode
ser tratada como a "namorada" de Sócrates.
Sobretudo não lhe dá jeito nenhum ser tratada por "namorada" do Primeiro Ministro quando emite opinião favorável ao Primeiro Ministro.
Fernanda e José têm todo o direito de namorar, ou qualquer coisa parecida, de casar e de terem muitos filhinhos.
Sem dar cavaco a ninguém.
Nem sequer a Cavaco.
Esta não é uma questão de Estado.
Mas sendo a Fernanda jornalista e emitindo frequentemente opiniões sobre o Governo e o PM conviria que se esse namoro existe fosse assumido de uma vez por todas.
Para que as pessoas saibam o que estão a "comprar".
Post de Fernanda Câncio no blog Jugular

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"Rir é o melhor remédio" :)

"É o posto mais seguro dos Açores".
Sónia Borges de Sousa, administradora da ACCymbron, sobre a instalação de um posto de combustível num campo de fumarolas nas Furnas, S. Miguel.
(A União/LUSA)

Livros: o "pior" e o "melhor"


Cormac McCarthy

The Times considerou O Código da Vinci, de Dan Brown, como "o pior" livro da década e A Estrada, de Cormac McCarthy, como "o melhor". Não li nenhum deles. O Código da Vinci nunca me seduziu. Mas tenciono ler A Estrada de Cormac McCarthy. Que também já foi adaptado ao cinema). Ainda não li nada dele. Só vi o filme No Country for Old Men (não gostei) baseado no seu livro. Mas pelas sinopses que já li sobre A Estrada acho que vou gostar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Fundo da Linha

A Greenpeace está a divulgar o vídeo O Fundo da Linha, para alertar para a destruição causada pela pesca de profundidade, em águas internacionais.
Este vídeo conta com o apoio de Sigourney Weaver e insta os governos de todo o mundo a adoptar medidas concretas e urgentes para defender a vida marinha que se esconde nas profundezas dos oceanos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas vai voltar a abordar este tema e vai decidir os próximos passos relativamente à implementação da resolução 61/105. Esta resolução pede a tomada de medidas imediatas que administrem os stocks de peixe de maneira sustentável e que protejam os ecossistemas marinhos vulneráveis de práticas de pesca destrutivas.
Desde o dia 16 de Outubro que a Greenpeace está na estrada para sensibilizar consumidores para as ameaças que os ecossistemas vulneráveis em alto mar enfrentam e pressionar os retalhistas a tomar a liderança e parar de comercializar espécies de peixe de profundidade. Estas grandes empresas têm o dever de garantir aos seus consumidores a sustentabilidade de todo o peixe que vendem e de não encorajar a destruição dos últimos refúgios de vida marinha do planeta.
Acreditamos que este vídeo é uma boa oportunidade para divulgar as ameaças que os ecossistemas das águas profundas enfrentam.
Divulga O Fundo da Linha!

De bestas a bestiais


Os jogadores e o treinador não eram bestas.
E agora não são bestiais.
Vamos à África do Sul, porque jogamos qualquer coisinha ... e porque tivemos sorte.
E se tivermos sorte podemos ir longe.
Ou então voltar para casa e ver o resto do campeonato pela TV.
É a vida.

Oculto


Os investigadores deveriam de imediato ter remetido o material ao Supremo Tribunal de Justiça.
Como não o fizeram, a solução é ignorar esse material?
O Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro e o presidente do Supremo
consideram não existir indícios de crime por parte de Sócrates,
ao contrário da posição assumida pela PJ, MP e juiz de instrução criminal de Aveiro.
Em que ficamos?
Ocultamos?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bombástico !

A bomba de gasolina das Furnas, construida sobre fumarolas, foi hoje inaugurada !? A obra estava pronta há ano e meio, mas perante os alertas (Victor Hugo Forjaz, nomeadamente) aguardava licença da câmara municipal. Pela reportagem de Teresa Nóbrega na RTP Açores ficamos a saber que Carlos Ávila é contra o "determinismo científico". Ficamos ainda a saber que a Direcção Regional de Energia não dá parecer porque a bomba fica numa estrada municipal!? Os pareceres da Direcção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hidricos, IROA e Direcção Regional do Comércio e Indústria foram todos favoráveis. Eu, que de ciência não percebo nada, não me atrevo a contrariar o "determinismo científico". Continuo a achar, tal como Victor Hugo Forjaz, que esta é uma bomba relógio. Oxalá que a natureza não dê razão ao cientista.

A reportagem está no Telejornal de hoje, mais ou menos aos 5 minutos.

Açores no Topo do Mundo


A partir de agora estarei atento ao site do projecto Açores no Topo do Mundo para seguir as aventuras do Luís Bettencourt (S.Jorge), do Valter Medeiros (Pico) e do Carlos Mendes (Flores). Boa sorte.

Não fumador.


(Foto e informação GACS)

Cartaz de Pedro Alvim (12º ano, Escola Manuel de Arriaga, Faial) vencedor do concurso da Direcção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, para assinalar o Dia do Não Fumador.

Onde é que eu assino?


P.S. Em Portugal não há, que eu saiba, nenhuma lei semelhante.
Mas duvido que algum dia um chefe de governo seja julgado em Portugal. Basta ver o que se tem passado com os processos envolvendo o nome de José Sócrates.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PDA


Eu, que até tenho alguma simpatia por esta gente que continua a alimentar uma "ideia romântica" de "livre administração dos Açores pelos açorianos" tenho quase a certeza que ainda não será desta.
O partido da locomotiva (*) já não tem vapor.
Acabem com isso com alguma dignidade.
Em nome dos que se entregaram de corpo e alma a essa causa.

P.S.
Diz que, no próximo dia 20, o PDA reúne em congresso extraordinário.
Será extraordinário se conseguirem ... reunir.

(*) Uma das últimas propostas do PDA era criar uma linha férrea em S.Miguel !?

terça-feira, 10 de novembro de 2009

E eles a darem-lhe ...


Leio no jornaldiario que a Associação Portas do Mar quer "potenciar noite de passagem de ano".
Vai haver "baile de gala com muita animação e glamour" e com um mágico vindo de Las Vegas.
(Só por 100 euritos, uma bagatela)
Ah, e vai haver o "tradicional fogo de artifício".
Quando falamos de "tradicional fogo de artifício" estamos a falar do fogo de artifício da Câmara de P.Delgada?
Vamos ter uma parceria Portas do Mar/Câmara de P.Delgada?
Ou vamos ter dois fogos?
Se é esta última hipótese que está em cima da mesa espero que o mágico de Las Vegas faça a magia mais aguardada: abra a cabeça destes "responsáveis", meta lá um pouco de juízo e volte a colocar-lhe os caracóis no sítio como se nada fosse.
Se nem lhes passou pela cabeça cometer esta alarvidade de competir agora também na passagem de ano peço imensa desculpa por ter imaginado que tinham imaginado tal coisa.
Mas é que, de tanta asneira ver, já acredito em tudo.
Bom Natal e Bom Ano :)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Pergunte aos cães, Sandra"


Os McCann voltam à carga, à procura de Maddie que alguém pensa que pode estar agora com este aspecto.
Ou à procura de afastar para bem longe qualquer suspeita que recaia sobre o seu estranho comportamento em toda esta história.
Na entrevista de hoje à RTP o seu embaraço foi bem evidente.
Eu por mim, cada vez que os vejo, mais indignado e enojado fico.
Quando confrontado com o odor a cadáver identificado pelos cães, Gerry McCann saiu-se com esta pérola:
- "Pergunte aos cães, Sandra".
Deus me perdoe , mas este casal é que já merecia ser atirado aos cães.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O repasto *


Proposta de ementa. (aceitam-se mais sugestões)

Entrada:
Sorrisos amarelos acompanhados de apertos de mão moles.
Pratos principais:
Diálogo surpresa com pozinhos de ironia.
(Má) Língua
Sobremesa:
Gelado de sarcasmo.
Digestivo:
Suspiros "que diabo faço aqui".
* Carlos César convida para jantar autarcas do PSD.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Obituário


Claude Lévi-Strauss (Bruxelas, 28 de Novembro 1908Paris, 31 de Outubro 2009)

Muito bem falo eu



Volta e meia Medina Carreira aparece com receitas milagrosas para salvar o país do caos.
Mas como ele é o único inteligente, o país não o ouve e afunda-se cada vez mais.
Não percebo porque é que estes iluminados não conseguiram nada quando detiveram o poder.
Falar é fácil?
Vamos lá aumentar a produção de batatas e legumes.
Sai um Nobel da economia para o Medina.
Que não fez grande carreira enquanto governante, mas que tem a receita certa.
O pior é que o país não o ouve.
Pobre país que não aproveita os seus salvadores.
P.S. E Medina Carreira até tem razão, pelo menos em parte. Portugal não deveria ter descurado tanto o sector primário como o tem feito.

O "espírito" do jantar


César queria jantar com Berta que não quer jantar com César.
E para não a obrigarem a comer a sopinha toda...Berta vai de férias.
Berta queria mandar um representante.
César nao aceita.
Diz que vai contra o "espírito" do jantar.
Nem é preciso ter muito espírito de humor para rir com esta palhaçada.
Rir para não chorar.
Sirvam a sopa ... que está já a ficar fria.