quinta-feira, 24 de setembro de 2009

É inútil !


É inútil virem-me pedir o meu voto dizendo que ele é "útil" apenas se votar no seu partido.
O meu voto será sempre útil desde que expresse o que eu penso dos candidatos e dos partidos onde posso votar.
É inútil a lenga lenga peçonhenta do "voto útil".
Comigo não pega.
Eu vou votar.
Não sei em quem.
Mas sei que vou votar.
Não vou inutilizar o meu voto, votando contra a minha consciência.
Tornando-o "útil" apenas para os que o querem utilizar em proveito próprio.

Esta coisa do "voto útil" mexe-me sempre com os nervos.
Resolvi fazer uma pesquisa rápida a ver alguns dos argumentos sobre o "voto útil".
(Desprezei,naturalmente, os argumentos meramente partidários).

Descobri esta frase (desconheço o autor):

«Como sabe o método de Hondt não legitima a visão simplista do voto útil. Às vezes, votos desviados do partido A para o partido B, que se pensa em vantagem, servem para deixar de eleger um candidato do partido A para eleger mais um do partido C. Como não controlo isso, voto no partido que entendo merecer o meu voto e não em tácticas furadas.»

Descobri ainda
o "voto útil" dos professores contra Sócrates (num "estudo" que pode ter outras aplicações);

esta outra teoria do Voto Útil (ou Estratégico) ;


Espero ter-vos sido útil :)

Sem comentários: