quarta-feira, 21 de maio de 2008

Roubados pela TAP com a conivência dos Governos

A ilha do Pico tem uma ligação aérea semanal ,quase directa, (1) com Lisboa.
No Verão em algumas semanas recebe a esmola de mais uma ligação.(2)
Sendo o período em que há mais turismo e em que mais gente goza férias e sabendo desde logo da fraca oferta, é natural que os mais prevenidos, de cá
e de lá, queiram marcar as passagens com a maior antecedência.
Para ficar pelo menos com uma reserva garantida, aos picoenses que queriam ir para Lisboa ao fim de semana ou para os não residentes que queriam fazer a ligação Lisboa-Pico restava viajar com escala em outra(s) ilha(s).
Um conhecido meu não teve outro remédio se não fazer a reserva Lisboa-Horta-Lisboa assumindo, claro está, os custos do táxi e da lancha.
Conseguia a passagem por 371,19€.

A diferença entre duas idas e uma ida e volta

Mal a Tap começou a aceitar reservas para o voo semanal (programado) para o Pico agora ao Sábado, o passageiro fez a alteração do Lisboa-Horta para Lisboa-Pico, mantendo o regresso a Lisboa pela Horta, pois pretendia regressar no Domingo e não no Sábado.
A funcionária da Tap avisou-o de imediato que a passagem seria mais cara!
Porquê? Porque, disse a funcionária, as tarifas mais baratas já estavam esgotadas.
O passageiro , embora contrariado, aceitou essa informação como fidedigna.
Como só podia regressar a Lisboa no Domingo acabou mesmo por pagar 446,19 €, mais 75€!
O passageiro pagou, mas estranhando tal disparidade, voltou a telefonar para a Tap para confirmar se as tais tarifas estariam mesmo esgotadas. Descobriu então, atónito, que ainda havia lugares para as datas pretendidas e que se fizesse o Lisboa-Pico-Lisboa pagaria 269 € !
Acontece que o passageiro foi ludibriado pela funcionária da Tap (voluntária ou involuntariamente) que não esclareceu devidamente o porquê do aumento exponencial do custo final da passagem.

E a explicação é esta:
ao fazer essa opção o passageiro vai pagar uma ida Lisboa-Pico e uma ida Horta-Lisboa, o que é substancialmente mais caro que um bilhete de ida e volta.

Houve aqui desconhecimento do passageiro e má informação da funcionária da Tap, mas isto vem chamar a atenção para mais uma injustiça a que os picoenses ou os que para lá querem viajar directamente de Lisboa estão sujeitos.
São penalizados porque não têm voos e são novamente penalizados pois ao viajarem (num dos percursos) pela ilha vizinha, com os custos acrescidos em tempo e nos transportes de lancha e táxi ainda levam com um bilhete da Tap que acaba por custar quase o dobro!!!!!!

Podem, chamar-lhe o que quiserem. Para mim é um ROUBO!
E os Governos sabem bem que isto acontece.

O minímo dos minímos a fazer era considerar Pico e Horta como um "destino único" para efeitos de tarifa. Pois se é assim na prática para quem viaja para o Pico!

“Curiosidades”:

Neste mesmo dia, no seu site,a Tap oferecia

Lisboa-Hamburgo 182€ (ida e volta)
Porto-Milão 171€ (ida e volta)
Paris (avião +3noites de hotel) 294€
Roma (avião+3 noites de hotel) 363€
Amesterdão (avião+ 3 noites de hotel) 424€


(1) A Tap pode continuar se assim o entender a fazer escala na Terceira, mesmo depois de estar resolvido o problema do abastecimento de combustível no aeroporto do Pico
(O que é que falta? Vontade?)

(2) Ao que sei ,este Verão a Tap nem se digna oferecer mais um voo por semana.
A “esmola” dos voos extraordinários resume-se a isto
Julho : 17,24 e 31
Agosto: 21 e 28
Setembro 4
(Voos à quinta-feira)

P.S. O Governo diz que o Pico terá mais voos conforme a procura!
Mas se um passageiro que quer viajar para o Pico não tem outro remédio na maioria das
vezes se não viajar pela Horta, como é contabilizada essa procura?
Se quiserem podem obter, por baixo custo, uma amostra rigorosa sobre a ocupação dos
voos para a Horta e facilmente concluirão que uma percentagem importante tem como
destino final o Pico. Esse estudo deveria ser feito pelo Governo, Tap, Sata, mas tambem
com a intervenção das associações locais e autarquias. É só preciso ter vontade.
Ontem, já era tarde!

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo post. Bem urdido, bem provado e bem explícito.
Continua. E já agora por que não apareces no Planeta Açores? Terias mais visibilidade!...

Paulo Pereira disse...

Parabéns pelo post.
As ideias avançadas: inquérito sobre o destino pretendido e destino único Faial/Pico são, de facto, mais que necessárias.

Paulo Pereira disse...

perdão ... mais que urgentes.

Anónimo disse...

iso sim, foi a primeira , ou pelo menos a mais lucida boa ideia que eu vi nestes posts todos que aparecem por ai em varios blogs a lutar pelo crescimento dos voos para o Pico. de certo que com esse inquerito , tudo ficaria mais esclarecido. e ai teriase uma base para reclamar sobre qualquer coisa.e eu que gostava tanto de ir ao Pico directo este verao, mas com esses preços é impossivel, e mesmo o preço pelo Faial já quase impraticavel... a TAP está a roubar o pessoal. eu trabalho na companhia low cost Ryanair. Estou baseado em londres e é impressionante como conseguimos voar para toda a europa a preços muito reduzidos, é claro que nem tudo sao rosas, mas em muita coisa ganham os passageiros. A Maritha mora ca em casa, pra semana vai fazer Londres-Amsterdam-Londres por os singelos 2.42€ . barato.

é claro que este tipo de operador, nao funciona com tanta facilidade nos açores. mas se o governo regional pode impor as suas regras, em favor dos açoreanos, porque continua a mandado, nao da TAP como a muitos parece, mas da ANA que faz panelinha com a TAP, para ter o trafego para a Horta, como acontece em no Algarve, que estão a impedir a construçao de um pequeno aeroporto em Portimao/Lagos, porque preferem o aeroporto de Faro esgotado no Verao, e noutros sitios, como Fátima, Covilhã e Bragança onde todas as intençoes de aumentar pistas, terminais ou criar aeroporto aberto ao trafego civil se veem bloqueadas. E no fim disto tudo vao construir um aeroporto enorme em Lisboa, para quem? para a ANA ser privatizada e ganharem Milhoes, e para a TAP sobreviver num mundo já há muito liberalizado a nivel europeu, à custa de se proteger a TAP. e mais uma coisa. A TAP vai buscar dinheiro a varios bolsos, a varios destinos. o mercado da America do Sul é a grande galinha dos ovos de ouro neste momento, mas os Açores, a continuar assim, sempre serão o local predilecto para a TAP assaltar os bolsos dos seus clientes, incluindo claro esta os residentes. Não compreendo, porque é que o governo regional, se tem a SATA para a missao que lhe é designada, e recebe subsidios enormes para isso, porque é que esse mesmo governo regional não apura mais as regras do concurso para o serviço Açores-Continente?! quem nao quiser que desista, como a Air Luxor. Para os açorianos perderem tanto com este acordo, entao mais vale ter a SATA no exclusivo com subsidios um pouco mais altos, que viriam do governo da republica, com aquilo que deixariam de gastar em subsidios de a TAP vir ca. e a SATA até seria uma empresa bem mais consolidada e bem mais competitiva, e conseguiria preços mais baixos. Mas isto pode ser so um sonho sem grande sentido. Mas entretanto a TAP continua a roubar o pessoal.

Defensor nº 1 disse...

Quanto à forma de se obter uma estatística minimamente filedigna, lanço uma ideia (com o fiz noutro lado):

Sugiro um impresso (com nome,BI data e nº voo e ainda data e hora do voo que o passageiro pretenderia no Pico) e um recipiente selado colocados na Gare marítima da Madalena para quem sai e vai apanhar o avião à Horta e outra na Gare da Horta para quem chegou pela Horta e vem via marítima para o Pico (o pior é se há boicotes ou má-vontade, sobretudo deste lado!)

Um impresso igual e respectivo recipiente nas Agências de viagem, também ajudaria.

Quem tomará esta iniciativa? A Câmara de Comércio do Pico? As três Câmaras municipais? O Conselho de Ilha do Pico? Uma associação de defesa? Pensem na forma de implementar esta ideia.
Vamos unir-nos nesta cruzada?

Anónimo disse...

Como se sabe, a TAP e a SATA chupam-nos o sangue.
Basta ver os preços que pratica para as rotas europeias e os Açores.
Sobre este assunto estamos entendidos. Não ha mais que falar.
Como resolver o problema?
Essa é que é a questão.
Como acredito piamente nas leis do mercado, porque não apostar na liberalização?

Fiat Lux disse...

Obrigado pelos contributos.
O testemunho do João Pedro é importante para percebermos ainda melhor a nossa realidade.
Quanto à liberalização é preciso ter cuidado pois não funciona em determinados mercados; penso que os Açores nunca poderão prescindir de um "serviço público".
Os madeirenses já se queixam que com a liberalização entre a Madeira e o continente os preços...subiram! e começaram a exigir mais apoios para os residentes.

Anónimo disse...

"São penalizados porque não têm voos e são novamente penalizados pois ao viajarem (num dos percursos) pela ilha vizinha, com os custos acrescidos em tempo e nos transportes de lancha e táxi ainda levam com um bilhete da Tap que acaba por custar quase o dobro!!!!!!"

Devem ser masoquistas para continuarem a voar pelo Faial!!

Fiat Lux disse...

Não são masoquistas, são roubados. Vergonhosamente.
E não percebo que prazer isso dá, mesmo aos faialenses.
É triste.
Imagine a situação ao contrário.
O que chamaria aos faialenses?

Anónimo disse...

Vejo que fui mal interpretado,porque não me dá prazer ver alguém a ser roubado,
mas se assim é e continuam não há dúvida que são masoquistas.

Fiat Lux disse...

Se não podes ter o melhor, tens de procurar o menos mau...mesmo que seja insuficiente.
Masoquismo é sofrer por gosto.
Não é decididamente o caso.