domingo, 12 de abril de 2009

"Gilberto das Lanchas"


O Sr. Gilberto com a sua carroça, no Cais Velho, Madalena, em dia de mau tempo.

O primeiro centenário do nascimento de Gilberto Mariano da Silva comemorou-se a 15 de Fevereiro. A data foi assinalada com um voto de saudação, aprovado por unanimidade, na ALRA.
O "Gilberto das Lanchas" tem o seu nome numa rua da vila da Madalena, mas merece muito mais. Há anos que o jornal Ilha Maior publicita uma subscrição pública para angariar fundos para uma escultura que perpetue a sua memória.
É incrível como até hoje nem Governo Regional nem autarquias assumiram essa responsabilidade.
Os anos passam e o mais que justo monumento não aparece.
(Em S.Miguel, a câmara de Vila Franca do Campo ergueu há pouco tempo uma estátua ao cão de fila!?)
O Sr. Gilberto nunca me levou nenhum cabaz do Pico para o Faial, nos meus tempos de estudante,mas levou cabazes para familiares meus que estudavam na Horta. Cabazes com comida das pobres gentes do Pico sem posses para que os filhos pudessem alimentar-se de outra forma na cidade. O Sr. Gilberto não sabia ler nem escrever, mas entregava as encomendas direitinhas no seu destino. Era mais certo que os Correios. Não há memória de que nenhuma encomenda tenha ficado pelo caminho.
Não podem as três câmaras do Pico (e porque não também a câmara da Horta) juntar-se para lhe erguer a mais que merecida estátua? Que como é óbvio só faz sentido ficar no Cais Velho da Madalena onde durante anos e anos segurou o cabo das lanchas do canal e ajudou os passageiros
em dias de borrasca.
Lancha "Espalamaca", no Cais Velho da Madalena.

2 comentários:

Tiago R. disse...

Também importante seria a recuperação da própria "Espalamaca", que me dizem que ainda existe.

E porque não criar, mesmo, um Museu do Canal?

Anónimo disse...

Mais um museu no Pico. Esta gente só quer é museus. Não há dinheiro para a estátua mas não falta para bombas, foguetes e concertos pimba. O poder politico há muito que caiu na rua. Volta Salazar que estás perdoado.