quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"Ah boca dum anjo!" (*)


Vasco Cordeiro, dirigente do PS/Açores e Secretário Regional da Presidência, escreve hoje no DN a propósito da (inoportuna e desastrada, digo eu) comunicação de Cavaco Silva.
Um artigo de 1/4 de página, mas mais que suficiente para aqueles que ainda não perceberam bem os contornos da aberrante posição do PR.
Diz Vasco Cordeiro:

"Julgo ser razoável admitir que o Presidente da República tem perfeita consciência do impacto e dos efeitos que uma comunicação ao País nos termos e modo como esta foi preparada , tem na forma como se encaram as autonomias regionais, e em especial, a Autonomia Açoriana
O dramatismo e a tensão colocados neste assunto pela Presidência da República são o exemplo perfeito de um mau serviço prestado à causa da unidade nacional, porque, consciente ou inconscientemente,vem criar a imagem, falsa e errada ,de que o Presidente da República é atacado, na sua figura e nos seus poderes, por uma das regiões autónomas.
(...) veio reavivar um sentimento de "nós e eles" em relação às autonomias regionais.
(...) o que temos são soluções, aprovadas por unanimidade, que o Presidente da República , num juízo político legítimo, mas apenas num juízo político, considera não serem de aceitar. Dito de forma mais crua, soluções de que o Presidente da República não gosta.
(...) Adensou-se, fruto da comunicação do Presidente, um clima latente de desconfiança e suspeição em relação aos Açores. Injusta e injustificadamente!"

(*) Expressão micaelense que significa, ["de forma mais crua" :) ] "Tás carregado de razão!"

Sem comentários: