sábado, 23 de agosto de 2008

Quando os micaelenses vão "às ilhas" !

Este comentário de um anónimo ao meu post
Um encontro inesperado no Pico : "Maios" em Agosto !

"As ilhas são mesmo atrasadas. Os Maios só chegam em Agosto..."
se não é parece mesmo vir de um micaelense que pensa que S.Miguel é um continente. Confesso que me irrita solenemente a expressão, recorrente, de que alguém (de S.Miguel) foi ou vai para as ilhas, quando alguém da ilha de S.Miguel foi ou vai para outra(s) ilha(s) dos Açores.Eu sei que quem está em S.Miguel não tem a noção de que vive num arquipélago, como quem vive nos grupos central e ocidental.Mas o mesmo acontece de algum modo em Santa Maria e não me recordo de ouvir nenhum mariense a dizer que ia para as ilhas.Daqui deduzo que estamos perante uma expressão de sobranceria de alguém que pensa que por nascer na ilha de S.Miguel é mais importante que alguém que nasce na ilha mais pequena dos Açores. Às vezes não há pachorra para tanta tolice. Mas hão-de chegar lá... devagarinho. Tal como os continentais hão-de perceber um dia que o sotaque micaelense não é "o" sotaque açoriano mas sim um dos muitos sotaques açorianos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Com ou sem pachorra para a tolice micaelense, a verdade é que, a ilha do arcanjo assume cada vez mais, o papel de continente, nestas ilhotas dispersas.
As ilhas de baixo acomodadas não piam, a Terceira lá vai refilando com poucos resultados e ilha mãe vai dia a dia engordando.
Com que lata é que se exige descentralização de Lisboa, quando internamente não a sabemos fazer?

Anónimo disse...

E pachora pra sofrer gente das ilhas que estão em S.Miguel por especial favor?
É por causa das ilhas que S.Miguel não é mais desenvolvido que a Madeira.

Anónimo disse...

E pachorra para estes gajos do Pico, para a sua sobranceria de "ilha maior"(só se for a seguir ao Corvo) a falar obcecadamente no canal e na baleia. O que é que fazes em S. Miguel, ó palonço?! S. Miguel desenvolve-se por conta da sua iniciativa privada. O governo, que chula os micaelenses, não faz aui hoteis nem restaurantes e o património público anda como se vê. Até as fábricas da baleia (em S.Miguel houve mais baleação do que em qualquer outra ilha dos Açores) são demolidas. O vosso complexo de inferioridade mete nojo.

Anónimo disse...

As minhas respostas como homem "das ilhas" aos "continentais" de S.Miguel:

- Ao anónimo de 23 de Agosto de 2008 16:17

Eu não contesto que S.Miguel assume um papel preponderante nos Açores.Isso é mais do que óbvio e inevitável.E nem sequer tem que ser obrigatoriamente encarado de forma negativa.
As "ilhas de baixo" "piam" mas quem está no poder (absoluto) faz como quer e entende.
Basta dar o exemplo daquela coisa a que chamaram ilhas de coesão. Foram todas consideradas ilhas de coesao excepto as três ex-capitais de distrito...e o Pico. Dir-se-ia que o Pico por artes mágicas tinha passado para o "G4".
O melhor argumento que o Secretario da Economia deu na altura foi somar os cerca de 15 mil hab. do Pico aos cerca de 15 mil hab. do Faial...como se as duas ilhas fossem uma só!?
Isto quer dizer, por exemplo que um empresário do Pico que queira construir um hotel recebe incomparavelmente menos incentivos que um empresario de S.Jorge. Porquê? Porque o Pico e Faial somam 30 mil habitantes?
Entao somassem também os cerca de 10 mil de S.Jorge e já dava 40 mil...e assim retirava-se mais uma ilha das ilhas de coesão!

"Com que lata é que se exige descentralização de Lisboa, quando internamente não a sabemos fazer?".

Em relaçao a esta afirmação nada a dizer. É a mais pura das verdades.

- Ao anónimo de 25 de Agosto de 2008 14:47

Gente "das ilhas" em S.Miguel por "especial favor"?

Vê-se que conhece poucas pessoas das outras ilhas que estao em S.Miguel. Eu conheço muita gente e dos que eu conheço muitos estão a ocupar cargos que servem para ajudar S.Miguel a crescer, enquanto as suas ilhas ficaram sem o seu contributo.
Quer proibir gente de outras ilhas de vir para S.Miguel? Um apartheid à regional?
Então temos de proibir tambem os micaelenses de irem para os EUA por exemplo.Ou para o continente ou mesmo para "as ilhas".

-"É por causa das ilhas que S.Miguel não é mais desenvolvido que a Madeira".

Até pode ter uma réstea de razão nesta afirmação. Mas quer o quê?
Que exista um arquipélago dos Açores e um continente S.Miguel?
Recordo-lhe no entanto que essa teoria estafada é a mesma de que os continentais se servem quando comparam os Açores (todos) com a Amadora, criticando as verbas que o Estado transfere para a Região.
Em que ficamos afinal? Acha que esses continentais têm razão?

Ao Sr (?) Carlos Melo

Como eu, muitos dos picoenses que utilizam a expressão "ilha maior" fazem-no porque conhecem a expressão inserta num poema de Almeida Firmino e que nada tem a ver com qualquer convicção de que o Pico é maior (embora seja efectivamente em altitude).Mas se sabe alguma geografia, daquela que se aprende na "primária" sempre deve saber que o Pico é a segunda maior ilha.(Mas isso nem sequer está em discussão)
Por mim, e sei que é assim com muitos dos que conheço)utilizo tal expressão sem qualquer sobranceria, mas até com alguma ironia, pois o poeta (que pelos vistos desconhece) dizia
que o Pico era a "ilha maior no sonho e na desgraça".

É verdade que há picoenses "obcecados" com o canal e a baleia, mas certamente nao foi neste espaço que os encontrou.
Se calhar poderia dirigir-lhes directamente essas críticas.
O Sr (?)Carlos Melo (que eu não sei quem é) sabe que eu sei de quem é que ele está a falar.

O que faço em S.Miguel como deve calcular não lhe direi, mas posso dizer-lhe que faço o meu trabalho tão bem ou melhor que alguns micaelenses. E só por acaso é que não tenho como colega de trabalho um corvino. Se isso acontecesse ele poderia ser muito melhor que eu e que todos os micaelenses. Mesmo que tivesse cometido o "crime" de ter saído do Corvo para vir trabalhar para o vosso "continente".

Quanto aos hoteis, se tivesse estado atento saberia que nas Flores e Graciosa, por exemplo, muita gente contestou a construçao dos hoteis no âmbito das ilhas de coesão.
O Governo ao ir por aí está primeiro que tudo a pensar em eventuais dividendos políticos.
O governo que "chula" os micaelenses pode ser mudado pelo voto.E já em Outubro tem eleições.

Numa coisa estou inteiramente de acordo com o Sr(?) Carlos Melo: o que se passou com a fábrica da baleia nesta ilha é inqualificável.
Na minha opiniao a culpa é do Governo mas tambem da Câmara de P.Delgada.
O que se fez nas Lajes do Pico na fábrica da baleia, que eu saiba, foi por iniciativa da Câmara das Lajes.
Embora nas Flores, por exemplo ja o investimento seja do Governo.

"em S.Miguel houve mais baleação do que em qualquer outra ilha dos Açores"

Não sei quem lhe disse isso, em que fontes foi beber tal informação.Eu por mim nunca tal li ou ouvi. Mas se tem provas faz favor de as divulgar.
É que assim teria de ser reescrita toda a investigação baleeira feita até aos nossos dias.
Vá lá, ajude então a emendar esse erro histórico. Faça qualquer coisa de útil e terá naturalmente o agradecimento de todos.

"O vosso complexo de inferioridade mete nojo".

Sr(?) Carlos Melo complexo de inferioridade em relação a qualquer micaelense só por ter nascido no Pico: Zero!Nada!

Que sinta nojo de alguém que nem conhece, ja é um problema seu.
Mas devia tratar-se.
Eu optei por manter-me anónimo
mas deixe que lhe diga que apesar de assinar Carlos Melo, para mim nao passa também, de um anónimo.
Certamente não será tão importante que eu deva conhecê-lo.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Os das ilhas vão para S.Miguel trabalhar na Sata. Zelar (?) por quem entra e sai dos aviões. Coitados não dão para mais.

Anónimo disse...

Os governos que temos tido nestes ultimos 30 anos, tendo por lema a "unidade dos Açores", fezeram isto:

- Sediaram todas as empresas publicas regionais em Ponta Delagada;
- Sediaram a presidencia do Governo Regional em Ponta Delgada;
- Sediaram a maior parte das secretarias regionais em Ponta Delgada.
- Fezeram vias rápidas, autoestradas e viadutos em S. Miguel, deixando as ilhas restantes em caminhos de cabras;
Estão a fazer SCUTS em S. Miguel, que os nossos tetranetos irão um dia pagar;
- Imposeram a sede da Universidade dos Açores em Ponta Delgada;
- Colocou a sede da RTP e RDP em Ponta DElgada;
- querem mais?
Há mais sim senhor.

Tudo isto gera empregos, tudo isto gera impostos, tudo isto fixa gente, tudo isto traz desenvolvimento.

A tradicional iniciativa micaelense é uma tanga. Nem o Santa Clara sustenta, contribuindo todos nós!



São estes os Açores que queremos para nós e para os nossos filhos?

Anónimo disse...

Porque é que não mandamos os micaelenses as malvas, lugar que merecem há ja uns bons anos, e nao tratam as outras ilhas de si?
Será que ser mandado por Lisboa é pior?

Jordão disse...

Caro anónimo das 26 de Agosto de 2008 0:22, quer levar as SCUTS de S. Miguel para aí (seja lá onde for), está à vontade! Elas não fazem falta nenhuma por cá! Aliás como prova o número de carros que passam pela recém-inaugurada, nunca contei mais de uma dúzia de viaturas! Deixam-se estar assim como estão e não cometam os mesmo erros que nós aqui na ilha ex-verde! Isso não é evolução, desenvolvimento é por exemplo reconstruir o nosso riquíssimo património em vez de o porem abaixo para construírem “modernos” bairros onde as casas vão ficar anos sem fim à venda pois o juros já são elevadíssimos e já são muito poucos aqueles que não possuem habitação própria!


Quanto aos outros artistas anónimos e menos anónimos aqui de S. Miguel – tenham juízo e não digam asneiras! Os Açores ainda são lindos muito por graça das outras 8 ilhas! É que a nossa já está num ritmo muito acelerado de destruição total – qualquer dia se quisermos ver verde vamos ter que visitar o Parque Eduardo VII!

Quanto aos Picarotos, tenham paciência e um pouco de compreensão, se os Micaelenses são assim ou pouco arrogantes é porque fomos sempre acostumados a viver sozinhos, a nossa noção de arquipélago resume-se a Santa Maria que de vez em quando avistamos e à Maré de Agosto! Aí no grupo central é que as coisas são muito mais próximas e conhecem todos muito bem uns aos outros.

Cumprimentos a todos

P.S. Fiat – quer ter a gentileza de aceitar um nosso desafio e escrever um Candilhes Cuisine (nos mesmo módulos) aí de restaurantes do Pico?
Um abraço!

Anónimo disse...

Os comentários que se seguiram a minha última intervenção merecem que o assunto não morra por aqui.
Voltarei ao tema em próximo post, logo que tenha disponibilidade para tal.

Caro Jordão, embora não nos conheçamos já deu para ver ha muito que é uma pessoa com quem vale a pena trocar opiniões.
Quanto ao seu desafio, lamento não poder fazer uma crítica gastronómica muito completa. Não sou aquilo a que se convencionou chamar "um bom garfo", mas no Pico quem gosta de comer gosta de certeza do restaurante Ancoradouro, na Areia Larga,Madalena.
Sugiro um cherne grelhado, ou um polvo à lagareiro,acompanhado de um Frei Gigante.
Peça uma mesa na esplanada com vista para o Faial; afinal a vista não é boa só do Faial para o PIco :)
Depois diga-me se gostou.

A sua Conselheira disse...

Penso que os blogs são um meio para se exporem ideias de algum modo interessantes e com valor, não para discussõezinhas sobre qual a melhor ilha do arquipélago dos Açores ou algo parecido. Discussões dessas são como as que os meninos da escola têm com os seus colegas. Pessoas adultas e civilizadas supostamente respeitam-se e trocam ideias calmamente sem ofensas.

Quanto ao anónimo que começou esta sequela, é engraçado que se mantenha anónimo e insita em continuar com esta guerra aberta. E relativamente ao seu comentário de que as pessoas das outras ilhas só vão para S. Miguel trabalhar na Sata, dê-se por satisfeito, porque é graças à Sata que pode sair do seu "continente" e receber outras pessoas que até podem ser seus familiares, a não ser que preferisse deslocar-se de barco, como antigamente...

Para finalizar, todas as 9 ilhas açorianas têm o seu encanto e devem ser apreciadas pela sua singularidade. Se fossem todas iguais não teriam graça nenhuma.

André disse...

E era eu que não metia a colher numa tão sumarenta discussão!

A expressão realmente é infeliz... Concordo que não somos mais que ninguém. Agora...
Realmente, a ilha em que se produz mais riqueza é indubitavelmente São Miguel. As razões para isso são variadas, mas nem todos os investimentos são públicos e como tal, cada investidor zela pelos seus interesses da forma que mais lhe apraz.
Os Açores não são mais que a Madeira exactamente porque dividiram o bolo que era "dado" no OE (Orçamento de Estado)Era dividido por 10...Um quinhão para cada ilha e o resto para os corruptos cuja sede fica na cidade da Horta...
A Universidade dos Açores é tripolar.
A SATA "chula" todos os Açoreanos e impede que nos conhecamos.
Nós Micaelenses conhecemos mais Sta Maria porque é a ilha mais próxima. Não há cá canais.
De longe a ilha que mais reclama, e por vezes sem razão, a Terceira, abafa as necessidades de outras ilhas. A referida Santa Maria é um atraso de vida. Apesar de ter o clima mais indicado para turismo, limita-se a ter aquilo que lhe dão sem reclamar.
Não somos perfeitos e somos dominados por gente que pensa na sua carteira antes da sua gente. A isso não se chama ser Micaelense, antes acho que está impresso no genoma português.

Aos anónimos:
Arranjem coragem para dizer aquilo que sentem sem se escudar na falta de "bolinhas" para mostrar quem são.

Caro Fiat:
Continue com o excelente blog que gostamos tanto de ler!

Anónimo disse...

Aquilo que eu disse é a mais pura verdade.
Constata-se.
O que temos feito até agora é concentrar poder numa só ilha.
É verdade ou é mentira?

Isso nao tem nada a ver com a propalada iniciativa micaelense. E é muito mais sério para quem vive nas ilhas que não sao S. Miguel do que uma brincadeira de crianças.
É o nosso futuro e o dos nossos filhos que está em causa, para que apenas numa parcela da região "haja futuro".

Concordo com a senhora apreciadora da beleza. Continue a apreciar as belezas mas vá-se preparando para ver os seus filhos e netos a desandarem para S. Miguel porque na ilha onde vive não há condições.

Fernando Costa

Jordão disse...

Não há problema, infelizmente só vou estar no Pico 1 dias por isso no máximo só vou poder fazer 2 refeições. Como já conheço a Ilha Montanha, decidimos passar apenas um dia aí para depois ter mais dias nas Flores ou em S. Jorge por exemplo! Mas vamos tentar fazer algumas críticas gastronómicas (muito amadoras) de todas as ilhas! É que para quem nos visita não há informação quase nenhuma! E a que há é muito mas muito pobre ou já está desactualizada. Podemos no entanto informar e em primeira mão que o Candilhes ajudou (se bem que muito pouco) num guia de restaurantes do Açores, cuja a publicação está para muito breve!

Anónimo disse...

Parabéns.
Venha daí esse guia.

Anónimo disse...

Acabo de ver uma lixeira imunda a céu aberto no Pico através da TV Rural.
Espero que os das ilhas não venham para S.Miguel fazer igual.

Anónimo disse...

Oh asno e como é que sabes que aquele lixo não foi lá depositado por micaelenses que foram do seu "continente" conspurcar as "ilhas"?
Os micaelenses que conheço no Pico não são grande exemplo.
Andam por lá a pedir e a roubar.
Conheces gente das "ilhas" que ande em S.Miguel a pedir e a roubar?

Anónimo disse...

Ó coisa sim prestar das ilhas!
Queres uma lista de gente das ilhas que anda a enganar os micalenses?
Vê lá...o maior deles todos é mesmo do Pico.

Anónimo disse...

Eh peloé
Se és homem "amanda" a lista