sábado, 9 de agosto de 2008

Jornais e livros: o preço da insularidade


Desde 26 de Julho e até 5 de Setembro o DN está a oferecer 30 clássicos da autoria dos maiores escritores da literatura mundial. Cinco livros de bolso por semana.Uma boa oportunidade para enriquecer a biblioteca, publicita o DN.
E eu, que até tenho comprado regularmente o DN nos últimos tempos, bem podia aproveitar.Mas...estava enganado. Até hoje deveriam ter vindo 10 livros. Hoje mesmo numa tabacaria me confirmaram que terão vindo apenas uns 3!?Para hoje a oferta era "Carta ao Pai" de Franz Kafka.Ainda pensei que hoje podia ser que houvesse um milagre, mas não. Nem carta... nem livro.
Isto decorre da alteração que o Governo da República impôs (em 2006) no preço dos livros e jornais nos Açores, que durante uns dez anos eram vendidos ao mesmo preço do continente, com o Estado a suportar o custo do transporte.
(Diga-se em abono da verdade que isto aconteceu com a chegada do PS ao Governo nos Açores.
Mas a "regalia" foi retirada com um Governo da República socialista em Lisboa e outro Governo socialista nos Açores).Como se pagava ao peso, e como alguns jornais vinham muito carregados...o Governo da República (mesmo contra a vontade dos seus camaradas açorianos) achou por bem acabar com esta "benesse"... embora a sua benevolência tenha garantido que alguns jornais e revistas manteriam o mesmo preço no continente e nos Açores;
as chamadas publicações periódicas de informação geral.
Excluídos ficaram os jornais e revistas especializados.
E assim,eu, açoriano, também me sinto excluído.

P.S. Curiosamente ao procurar a capa do livro de Kafka deparei-me com este site onde é possível fazer o download grátis de vários livros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isabel Gomes é a nova chefe do serviço de informação da RTP e RDP, logo abaixo do director Pedro Bicudo.

Uma bomba para muitos, a primeira decisão da chefe foi colocar estagiar a filha de um grande amigo

Onde vai a RTP? Está tudo a dormir?

Como alguém que não sabe divulgar uma noticia, que nunca mostrou nada, que morre a fazer um telejornal, que mostra incapacidade nas entrevistas do Telejornal pode assumir tal cargo? Basta ver a desgraça que foi o telejornal na Horta.

Ao que apurou o jornal da povoação, o ambiente está de fugir...

Dr Pedro Bicudo, já agora porque não aposta no Osvaldo Careca (homem nobre) para pivot?

César aplaude a decisão, já que isabel Gomes é amiga...muito amiga de Santana...

Jordão disse...

Caro Fiat – a cultura paga-se (aonde é que já ouvi isso?!) o governo da Republica estava a ver que o Povo estava a ficar muito mais culto e inteligente e assim não votavam em mais ou menos “D” – conclusão aumentou o preço de tudo o que leve ao desenvolvimento intelectual! – Corta-se o mal pela raiz. Mas isso é uma das muitas acções de um magnífico plano que está a dar os seus frutos há muito tempo. Tipo: passar de ano crianças que nem o seu nome sabem escrever, etc,etc.

Caro anónimo, estava à espera de quê?! Acorde estamos em Portugal, pior, estamos numa terra portuguesa bem pequenina! Não há volta a dar! É triste mas é verdade! Só os “tolos” como nós é que acreditamos que não existem pessoas capazes de ter atitudes dessas! Infelizmente cunhas, compadrios, no fundo CORUPÇÂO vai haver sempre! A menos que em Outubro votemos todos sem esferográfica e aí o rumo já seria outro!
Cumprimento e que continue a divulgar injustiças desse género!