sábado, 13 de dezembro de 2008

Nuovomundo

Mais um grande filme, visto ... no sofá :-) "Nuovomondo" (do italiano Emanuele Crialese), ou "Golden Door" ou "A Porta da Fortuna".O título aqui é o que menos importa.

O filme é sobre a emigração europeia (aqui italianos da Sicília) para a América no início do século XX, quando os navios aportavam a Ellis Island.
Nuovomondo passou por cá, pelo Cine Solmar (agora, passaria onde?) e no Cine Clube da Horta, em 2007. Só agora o vi, num dos canais TV Cine, em alta definição. A provar que vale a pena o investimento.

Além da sua inquestionável qualidade (a cena final é uma delícia. Veja-a aqui.) o filme interessou-me por mostrar uma realidade por que muitos açorianos passaram também. Eu tive familiares que passaram por isto. E quais são os açorianos que não tiveram?
Nas pesquisas que fiz no You Tube, encontrei este depoimento de Mary Luís (100 anos) em que ela relata a sua chegada a Ellis Island. Se bem percebi ela própria tinha origens açorianas.
Nuovomondo foi premiado no Festival de Veneza 2006 – Vencedor na categoria de melhor filme (secção Avvenire) e Leão de Prata Prémio David di Connaterlo – Vencedor nas categorias de Melhor Guarda-Roupa, Melhor Cenografia e Melhores Efeitos Visuais



Há muita informação disponível sobre a emigração dos europeus sobre os primórdios da emigração em massa para o novo mundo. Este é apenas um (bom) exemplo:

Sem comentários: