segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Ouro: entre a bola e o bidão


Cristiano Ronaldo recebeu a Bola de Ouro, prémio da revista France Football para o melhor jogador da Europa em 2008. CR obteve 446 pts, Messi foi 2º com 281 e Fernando Torres foi o 3º com 179 pts. Kaká foi 8º.

Já Quaresma recebeu o ... Bidone d'Oro. Um "prémio" para o maior "flop" da série A italiana e que resulta da votação dos adeptos via internet. Quaresma teve 17,11% dos votos, seguindo-se Vieri (12,21%) e Adriano (9,44%). Tiago (Juventus), Ronaldo, Dida, Shevchenko e Recoba também fazem parte da lista negra.
Como português e amante do futebol fico naturalmente satisfeito pelo prémio de Ronaldo e triste pela demora de Quaresma em impôr-se no futebol italiano. Mas continuo a acreditar que o "mustang" vai ganhar a corrida.

Nunca percebi bem a tolerância total com as birras de Ronaldo e a intolerância total com as falhas de Quaresma.
A crónica "O medo" de Domingos Amaral, no Record deste Domingo, sintetiza de algum modo esta minha opinião. Diz Domingos Amaral, dirigindo-se a Ronaldo num "e-mail aberto":
"A partir de agora,contudo, terás de ser um pouco diferente. As zangas, os tiques, os protestos contra os árbitros, começam a transformar-te aos poucos num jogador desagradável, e mesmo irritante. Antes do prémio ainda se aceitavam esses maneirismos, pois antes de ser rei, um princípe fica sempre nervoso. Mas, depois, já com a coroa, se continuares com essas manias, transformas-te numa vedeta a roçar o insuportável."

P.S. Escrevo este post a ver o Resultado Final da Sport TV, com Pauleta como convidado.
Fora das quatro linhas continua o mesmo campeão !

Sem comentários: