Quando as coisas são bem feitas vale a pena.
Quando são mais "amadoras" é muitas vezes tempo e dinheiro perdido.
Numa breve e "amadora" análise sobre os outdoors para as autárquicas em Ponta Delgada e Ribeira Grande, parece-me que os cartazes de Berta Cabral e Paulo Casaca são bons e os de Ricardo Silva e Filomeno Gouveia são mais pobrezinhos.
Berta Cabral garante que Ponta Delgada está em boas mãos.
Parece uma mensagem demasiado óbvia, mas ao mesmo tempo diz tudo o que um munícipe pode querer. Que o seu concelho esteja em boas mãos.
Dou 9 pontos (numa escala de 0-10).
Paulo Casaca joga com o facto de Berta Cabral se desdobrar entre a Câmara e a liderança do PSD, para garantir que com ele haverá um presidente a tempo inteiro.
A mensagem é clara, apesar da indirecta a Berta Cabral.
Os munícipes também vão gostar de saber que o seu presidente está lá para isso; para ser o presidente da Câmara e não para ser um presidente em part-time.
A foto de Casaca, contrariamente a outros cartazes, desta vez saiu bem.
Dou 10 pontos.
(Se as coisas se decidissem apenas pelos cartazes, o resultado ia ser bem mais
apertado para Berta Cabral e não este passeio).
Chegamos à Ribeira Grande e as coisa complicam-se.
O cartaz de Filomeno Gouveia do PSD é pobrezinho.
"Mais" e "melhor" dá para todas as eleições, em qualquer parte do mundo.
São slogans já muito batidos.
O subtítuto "mudança a sério" é um pouco melhor, mas mesmo assim demasiado "curto".
A foto não favorece nada. Para uma "mudança a sério" não é preciso ficar demasiado sério na fotografia.
Dou 4 pontos.
Finalmente, Ricardo Silva decidiu apagar-se da imagem.
Pode querer significar que mais importante que o presidente é a obra e que
a Ribeira Grande vai no bom caminho.
Por outro lado, pode significar um presidente ausente e que não gosta de dar a cara.
Seja como for também deixa a desejar.
Já agora, peço aos eventuais comentadores as vossas pontuações :)
9 comentários:
Ponta Delgada em boas mãos e Ribeira Grande no bom caminho, parece que foi copiado...
O cartaz de Filomeno Gouveia cheira-me a preguiça, um fundo simples, a cara e o slogan, o mesmo se pode dizer do cartaz de Ricardo Silva, tem uma foto como fundo, o slogan, o logo do partido e pouco mais.
Atenção eu sou um amador nestas coisas.
Parece que há vários outdoors, porque já vi diferentes destes que apresenta. Mas, analizando os que aqui estão, digo que o de Berta Cabral tem um bom slogan e alude certamente áquilo que foi feito nestes últimos anos por ela. Quanto ao design, acho que está com umas tonalidades muito escuras e o azul não foi das melhores opções.
O slogan de Paulo Casaca é de facto uma indirecta à actual presidente da CMPD. Devia dar mais destaque ao "Viver melhor Ponta Delgada". A fotografia é a mais bem conseguida. Ganha pontos por não sem apresentar em fato e gravata. O design está fresco, simples.
O PSD parece ter escolhido o azul para esta campanha. E é um azul mono-tom que vemos no outdoor de Filomeno Gouveia. Se não fosse o site lá escrito, passava por um cartaz da década de 80. Não é apelativo e o slogan não convence, um autêntico clichê.
Quem criou o de Ricardo Silva não estava em dia de criatividade. Não capta a atenção e cai facilmente no esquecimento. Caso esteja seja o único a ser usado, mesmo o sofrível de Filomeno Gouveia consegue dar mais nas vistas, nem que seja só por ser mau.
Eu até comentava mas quando dizes que a foto do Paulo Casaca "saiu bem" vejo que estamos em comprimentos de onda muito longínquos :)
Bem...comparativamente com outras de fugir :)
Talvez devesse ter dito "menos mal"
Pois, Menina da Rádio, eu ia dizer exactamente o mesmo, mas vou explicar porquê: a foto do Paulo Casaca está lastimável, parece-me mais um tipo que vende na mercearia e com o devido respeito à malta das mercearias, mas dificilmente lhes confiaria s destinos de uma autarquia como Ponta Delgada. Na minha opinião, perde credibilidade. Depois, a questão da mensagem, se há coisa que detesto em política é o diálogo de surdos que os partidos entram, não dando nenhuma importancia ao que as pessoas pensam ou se interessam. Este é um exemplo perfeito disso, ele está mais interessado em combater "o outro", do que estar ao lado das pessoas. Já o cartaz da Dra Berta, é como dizes Fiat, é simples e fala às pessoas e não ao "outro".
De resto, também me parece que ambos os da RGR poderiam ser melhores. Não lembra ao diabo não por a foto.
Mas isto não é nada fácil.
Como não ando por aí fica-me uma dúvida.
Quando se está no poder e a pessoa se recandidata, porque não dá a cara pelo que fez?
Por cá alguém fez a mesma coisa, desapareceu dos outdoors... e suspeito porquê.
Esses cartazes todos mostram o actual estado da política na região – uma miséria franciscana!
Não gosto de nenhum. o mesmo mau é do Ricardo Silva pois assim não tenho que gramar com as trombas de ninguém mas sim com uma magnifica paisagem da Costa Norte. Até podem dizer que o Ricardo tem medo de aparecer mas o que é certo é que ele tem uma boa equipa, com especial destaque para a Lurdes Alfinete, responsável para cultura.
Mudança a sério??? Então esse senhor não foi durante 12 anos o braço direito, o número 2 do António Pedro, naquela que ficou conhecida como a era negra da Ribeira Grande, onde com a simpatia o actual deputado não fazia nada de nada e a Ribeira Grande ficou para trás em tudo!!!
O problema dessa gente é que na Ribeira Grande não há alternativas como por exemplo em Santa Clara. e não falta gente com capacidade lá para cima. O problema é que ou não se querem chatear ou então já estão vendidos.
Quanto ao fato ou gravata, isso só mesmo no nosso país é que as pessoas são catalogados pela roupa que vestem! Que tristeza! O que certo é que a campanha de Casaca prima pela fraco, aliás muito fraco. Ele só repete ideias dos outros e ainda por cima más ideias! É mesmo carne pra canhão!
*mesmo - queria escrever menos mau!
Eu continuo a achar que o candidado do psd-a à Lagoa se parece com o humorista Eduardo Madeira (para quem não se lembra, o tal q faz a dupla de panisgas com o Bruno Nogueira). É que estão mesmo parecidos. :)
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