domingo, 8 de junho de 2008

Eu anti-Scolari me penitencio.

Não gosto de Scolari. Não gostava até ao (GRANDE) jogo com a pequena Turquia...e continuo a não gostar.
E continuarei a não gostar mesmo que sejamos campeões. É um "ódio de estimação". Ponto.Final.
Mas o homem surpreendeu pela positiva.
Primeiro ao convocar Nuno para substituir o azarado Quim. Nesta fase, para guarda-redes nº2 foi uma escolha acertada.
Segundo, surpreendeu ao jogar no final da segunda parte com aquela opção que muita gente defende
Ronaldo,Simão e Nani. Melhor só se tivesse tirado o Simão, quando ele já estava tocado e esgotado, para entrar Quaresma. Aí seria a cereja em cima do bolo.Mas vá lá, para um teimoso não está nada mal.
Ganhámos muito bem (não me lembro da última vez que a selecção jogou tão bem, talvez seja preciso recuar à fase final do mundial?), mas esta Turquia será provavelmente das selecções mais fracas deste Europeu.
Jogos para golear como este não devem aparecer mais. Mas se formos ganhando por
"meio-a-zero" até à final é quanto basta.
Força Portugal!

As minhas notas como treinador de bancada (de 0 a 5):

Ricardo (3);
Bosingwa (3), Pepe (5), Ricardo Carvalho (4) e Paulo Ferreira (4);
Petit (3), Deco (4) e Moutinho (5);
Ronaldo (3), N.Gomes (3) e Simão (4)

Nani (3), Fernando Meira (-) Raúl Meireles (4)

9 comentários:

Paulo Pereira disse...

Goste-se ou não, Scolari sabe o que faz.
Por vezes é injusto, põe a equipa a jogar feio (Mourinho também) mas sabe motivar, tem pulso para manter uma equipa de estrelas coesa e tem cumprido, até agora, com os objectivos propostos.
Depois de termos tantos bons jogadores nas décadas 70 e 80, tanta vitória moral, tantos jogos bonitinhos mas ineficazes, não faz mal jogar para ganhar.

Sam disse...

Bosingwa com 3 pontos?! Não houve um turco que conseguisse passar por ele...!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Paulo tem razão quando diz que Scolari sabe motivar.
Mas eu tenho um problema com o homem:não gosto da sua arrogância
(ele sugeriu que Ronaldo devia ir para o Real Madrid ao dizer que há oportunidades que nao se devem perder, e depois foi malcriado com o jornalista que o interpelou sobre isso!)

O Sam tem se calhar razão quanto a nota do Bosingwa.Talvez o tenha "penalizado" porque sabemos que ele é capaz de muito mais, tal como Ronaldo.
Já gora parabens pelos Blogs a que está associado.Não conhecia mas passarei a ser um visitante.

Rui Rebelo Gamboa disse...

O Scolari tacticamente é um zero, por isso não inventa muito, não é por ser teimoso, é só porque sabe que aquilo que faz, funciona na maior parte das vezes, por isso não muda.

Scolari é acima de tudo um líder, sabe motivar os jogadores, por isso é o treinador ideal para estas fases finais, onde o sistéma táctico passa muitas vezes para segundo plano e o importante mesmo é motivar os jogadores.

A subsituição do Nani não funcionou, no entanto em teoria era bem visto, dada a sua rapidez.

A Turquia foi um adversário muito fraco, mas a Selecção também facilitou a sua tarefa, ao fazer um belo jogo.

Receio que é quando vierem os jogos verdadeiramente difíceis. Recordo-me bem do jogo com a Inglaterra há dois anos, que não fosse a expulsão de Rooney e dificilmente passavamos. E recordo também a Final contra a Grécia, onde tirando o nosso Pauleta e colocando um Ronaldo muito novinho e sem experiência da posição de ponta-de-lança na sua posição, fez-nos perder o jogo. Recordo-me perfeitamente das várias vezes em que Ronaldo caiu em fora-de-jogo nesse encontro. Ontem funcionou o Ronaldo no lugar do Nuno Gomes, porque estavamos a ganhar e porque o Ronaldo já é outro jogador, porque noutras circunstâncias, colocá-lo ali é desperdiçar o talento do melhor do Mundo.

Quanto às pontuações, penso que o melhor é ser de 0 a 10, porque, por muito bem que tenham jogador Pepe e outros, não fizeram o jogo perfeito para merecerem nota máxima. Concordo que o Bosingwa merecia mais e o Raúl Meireles, francamente, só encostou o pé para meter o golo, é injusto por exemplo para jogadores como o Petit que recuperou muita bola durante os 90 minutos. Enfim, deve-se compreender destas notas, que o Fiat Lux não é benfiquista?....claro ;)

Fiat Lux disse...

Rui Gamboa aceito a sugestão de pontuar de 0-10.
Já agora lanço-lhe o repto para fazer sua pontuação para o Portugal-Rep.Checa e depois comparamos as nossa notas de treinadores de bancada :)
Quanto ao Petit, tem razão.É que os meus conhecimentos de futebol são algo limitados;valorizo pouco os jogadores que dão menos nas vistas.
Muitas vezes fico surpreendido com as notas dadas a esses jogadores.
Enfim, terei de tirar um curso de treinador de bancada um dia destes :)
Realmente nao sou do SLB (sou mais para a outra cor da bandeira portuguesa), mas não foi por isso que dei só 3 ao Petit.
Até digo mais , acho que o Nuno Gomes fez um bom jogo (e eu não dava muito por ele),mas notou-se agora o que ja se notava com Pauleta (primeiro jogámos anos e anos sem ponta de lança e quando passámos a ter ponta de lança continuámos sem jogar para o ponta de lança!? O Pauleta sofreu muito com isso, apesar de todos os golos que marcou. É a minha opinião. O que acha da minha teoria?

Fiat Lux disse...

Já agora vou emendar a nota do Meira.
Não teve tempo para ser avaliado.
Distracção minha.
Dei-lhe (2) quando deveria ter sido (-)

Rui Rebelo Gamboa disse...

Está combinado, no jogo Portugal - Rep. Checa fazemos uma pontuação de 0 a 10.

Era difícil para o Pauleta ter na Selecção, o tipo de equipe que tinha, por exemplo nos bons anos de PSG, onde era ele a "estrela" e onde a equipe era geralmente montada em função dele e para jogar para ele. Na Selecção sempre foi diferente, para já ele começou tarde a ser titular (senão o recorde seria outro), e na altura o Pintos (João e Sá) é que eram donos da frente de ataque. Se bem me recordo, só mesmo em 2002 é que ele começa a ser indiscutível (ou pelo menos na campanha que levou a Selecção ao mundial 2002), onde foi o único que se qproveitou, diga-se, com o seu hat-trick contra a Polónia.

Mas a sua teoria está correcta, de facto o ponta de lança no sistema de Scolari tem uma tarefa muito ingrata, pois joga sozinho na frente e deve abrir espaços para os criativos do meio campo entrarem (aquilo que NG fez e bem no golo do Pepe) e aquilo que também o Pauleta fez durante tanto tempo, só que o Pauleta além de abrir os espaços tb fazia golos, ao contrário do NG.

Não é por ser açoreano, mas jogador com as caracteristicas e qualidade do Pauleta, a Selecção nunca teve, nem (ao que parece) terá tão cedo. Se é verdade que ele teve sorte e alguns momentos da carreira, nomeadamente ter ido parar ao Salamanca, tb teve azar, a meu ver noutros, como os treiandores e a mentalidade da Selecção.

Cumprimentos!

Fiat Lux disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fiat Lux disse...

Análise correcta.
Tomara o António Tadeia perceber tanto de futebol :)
Para mim o Tadeia é uma desgraça.
Já o Luís Freitas Lobo é um senhor comentador.Sabe do que fala.
É o "Mourinho dos comentadores"! :)
Até quarta então.
Cumprimentos.