quinta-feira, 5 de junho de 2008

Casa da Montanha , no Pico


"Anjo da Montanha", escultura de José Nuno da Câmara Pereira, junto à Casa da Montanha, na ilha do Pico. (Provavelmente a escultura a maior altitude em Portugal?)
(Foto e informações do GACS)

Está inaugurada a Casa da Montanha,na ilha do Pico
O edifício tem locais preparados para albergarem as equipas de segurança, de forma a estarem, em permanência, prontas para actuar em caso de emergência; um espaço para um veículo dos bombeiros, outro para os socorristas e um pequeno gabinete de primeiros socorros; e, ainda, um espaço para efectuar briefings.
No entanto, a grande novidade desta infra-estrutura reside num dispositivo para rastrear à distância quem sobe a montanha, suportado nas pulseiras equipadas com GPS e ligação remota, que permitirá sempre saber em que local está cada um dos montanheiros.
As subidas à montanha, que, no ano passado, foram feitas por mais de seis mil pessoas, terão também o apoio, para quem o desejar, de 48 guias credenciados pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, após cursos de creditação que envolveram temáticas como as Ciências da Natureza, a Climatologia e a Meteorologia, o Ambiente, o Socorrismo, o Pedestrianismo e a Orientação.

E a montanha estava mesmo a desafiar para uma escalada!

1 comentário:

Anónimo disse...

No dia 24 de Julho de 2009 também subi ao Pico - piquinho.

Se quizer poderá ver e ouvir em:

www.umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

Muito giro... obrigado