segunda-feira, 16 de junho de 2008

"Declaração de interesses": Sou de esquerda !

Provavelmente já estariam desconfiados. Afinal já ando por aqui neste Blog há mais de um mês!
Mas para que não restem dúvidas venho por este meio declarar que sou de esquerda.
Apetece-me fazer esta "declaração de interesses",apesar de esta ser uma época em que ser de esquerda nao está muito na moda.
Ainda um dia destes Saramago desabafava que "A esquerda não tem puta ideia do que se passa no mundo" e Manuel Alegre confessava "Estou-me nas tintas para as críticas.Ser de esquerda é uma imprudência".Então porque diabo venho eu, imprudentemente, confessar este pecado?
Porque me apeteceu.Só por isso.
Já agora, detesto a presunção do Partido Socialista português que gosta muito de falar em "esquerda democrática" (que serão eles) sugerindo que todos os outros que se digam de esquerda serão de uma esquerda anti-democrática.
Para atestar a minha matriz de esquerda, junto o resultado de inquéritos que recentemente andaram por aí a circular na net.
Primeiro este (http://www.politicalcompass.org/analysis2) que me coloca em muito boa companhia,junto ao Dalai Lama e Nelson Mandela, o que me enche de orgulho.




Este outro "teste" sugerido pelo Blog In Concreto (http://www.ordemlivre.org/node/153?gclid=CIb8suCt95MCFQ9KQgodllivzA) é um pouco mais confuso (tem questões que só fazem sentido no Brasil) e diz que eu sou centrista !? (26% centrista,5% conservador,11% social democrata e 44% liberal). Diz ainda que valorizo em 60% a liberdade individual e 50% a liberdade económica.
Demasiado confuso!


Precisava então de uma terceira opinião. E em resposta a um teste criado para a revista Sábado pelo cientista político (!?) André Freire, consolidei as minhas certezas quanto à minha veia de esquerda: Diz o cientista que eu sou de esquerda e "Libertário moderado" !?

Post Scriptum (Só para não se confundir com o PS dos donos da "esquerda democrática"):
Depois disto espero que me continuem a visitar. Sejam de esquerda, direita, centro...ou "libertários moderados" :)

3 comentários:

Tibério Dinis disse...

Mais um teste, para quem não acredita muito nisso - como eu - uma terceira opinião http://inconcreto.blogspot.com/2008/06/politicmetro.html

Estes testes apesar de serem interessantes estão longe da realidade portuguesa, seria interessante uma Universidade Portuguesa fazer um projecto desses.

Cumprimentos

Fiat Lux disse...

Tibério
Já fiz o teste.
Estou no anti-liberalismo de centro esquerda!...quase quase no centro do quadrado...
estarei a caminhar para a direita "democrática"? :)

Anónimo disse...

Essa do "comunismo" ser de esquerda e o "neo-liberalismo" de direita é um erro histórico.
É precisamente o contrário.
Só é de esquerda quem defende as Liberdades, económicas, culturais, politicas,etc.
Os liberais são de esquerda, enquanto os comunistas são da mais pura direita e fazem muito boa companhia aos seus primos nacional-socialistas, fascistas e corporativistas.