sábado, 14 de junho de 2008

No 80º aniversário do nascimento de Che Guevara: "Na rota de Che", Documentário RTP-1,Hoje, 22h30 (Açores)


Nuno e Tatiana Leotte com duas crianças peruanas


A RTP-1 transmite esta noite pelas 22h30 (hora dos Açores) o documentário “Na Rota de Che”.
São sete meses em cima de uma mota a seguir os trechos do mítico percurso de Ernesto “Che” Guevara, imortalizada no filme de Walter Salles, “Diários de Motocicleta”.
Durante mais de 210 dias, o casal luso-brasileiro Nuno e Tatiana Leotte percorreram 22 mil kilómetros de terra, asfalto, floresta, montanha, neve e lagos salgados, atravessando todo o Oeste da América do Sul até à Patagónia. Este é o relato das dificuldades que encontraram, da população que os ajudou, dos obstáculos que transpuseram, do seu cansaço, da sua tristeza, da sua felicidade.
Pode seguir também a sua odisseia no seu blog
http://rotacheguevara.blogspot.com/

Em «Diários de Che Guevara» (2004) Walter Salles traçou a viagem realizada em 1952, por Ernesto Guevara (Gael García Bernal) e Alberto Granado (Rodrigo de la Serna), à descoberta da verdadeira América Latina.
Ernesto era um jovem de 23 anos estudante de medicina especialista em leprologia, e Alberto, de 29 anos, era bio-químico.
As vivências durante a viagem de 8 meses e 8 mil quilómetros, despertam neles os homens que eles irão tornar-se mais tarde, ao definir a jornada política e ética que vão seguir nas suas vidas.

<>
Benicio del Toro é o protagonista de "Che".
Já este ano foi apresentado em Cannes o filme épico "Che", de Steven Soderbergh.
Na primeira metade descreve a participação de Che na Revolução Cubana (1959) e avança até o discurso do guerrilheiro na ONU, em 1964. A segunda parte de "Che" concentra-se nos 341 dias que ele passou na selva boliviana, treinando guerrilheiros, até sua morte, em Outubro de 1967.
Um filme polémico. Steven Soderbergh diz que "... há muitos aspectos da vida de Che que as pessoas não conhecem. Se contássemos o que ocorreu na Bolívia sem mostrar o que houve antes, não haveria o contexto para entender a história."
Sobre os que desaprovam o facto do filme "Che" retratar um perfil positivo do guerrilheiro e favorável às suas acções, Soderbergh afirma:"Conheço bem a argumentação dos que são anti-Che e sei que qualquer quantidade de barbaridades que incluíssemos nesse filme não seria suficiente para satisfazê-los"

<>Guerrilheiro Heróico - A famosa foto de Che Guevara,da autoria de Alberto Korda.
Che Guevara que nasceu em Rosário,Argentina, faria hoje 80 anos.
Foi executado a 9 de Outubro de 1967 em La Higuera,Bolívia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Continua a ser um grande ídolo.
Avante Camarada