terça-feira, 30 de setembro de 2008

Descubra as diferenças ... e proteja-se das "queimaduras" do Sol


"Entrevista ao SOL
«É o meu último mandato», diz Carlos César
(Por Helena Pereira)
O presidente do Governo Regional dos Açores afirma, em entrevista ao SOL, que este será o seu último mandato e que nada o fará mudar de opinião. Excepto se o Estatuto dos Açores não entrar em vigor até às eleições regionais de 19 de Outubro"
[Sol, 27 Setembro 2008, edição on-line]

"- Tem dito que este será o seu último mandato se for eleito. Alguma coisa o fará mudar de ideias?
-Não. O novo Estatuto político-administrativo dos Açores é claro no que toca à limitação de mandatos. É bom também referir que ficou assim por minha proposta".
[Sol, 27 Setembro 2008, edição impressa]


Afinal eu tinha razão para estar desconfiado.

Carlos César (PS) - entrevista na RTP-Açores


Rendo-me. Não consigo argumentos para contrariar a maioria dos ... argumentos de César. Já o sabia. Hoje reconfirmei-o.
Talvez por isso este seja um comentário demasiado "rosa", mas é assim por incapacidade minha, não porque me ponha de joelhos a adorar César.
Maioria absoluta - É verdade que o CDS-PP com um deputado conseguiu fazer passar duas ou três propostas na ALR. Mas o PS só deixou que isso acontecesse para na altura oportuna (agora) poder brandir esse trunfo de desapego democrático, apesar de uma maioria absoluta.
Perigos das maiorias relativas - É verdade que Costa Neves (aliado a Alvarino Pinheiro) quis derrubar o governo minoritário de Carlos César. Não o fizeram porque não puderam. Mesmo assim retiraram a presidência da ALR ao PS, mandando o "rasga-papéis" Dionísio Sousa para a bancada. Esse episódio do rasgar papel haveria de provar que neste caso PSD e CDS-PP até tinham razão...antes do tempo.
A angústia do RSI - César confessou-se angustiado. O que fazer com o Rendimento Social de Inserção numa família em que o homem gasta o dinheiro na tasca. [Sugestão, "pagar" o RSI em géneros, em todos os bens de primeira necessidade, por exemplo. Álcool, nada.]
Dinheiros da UE - Costa Neves diz que o governo fica para si com 70% das verbas. César diz que é ao contrário só fica com 37%. Não sei quem está a dizer a verdade. Nem sei se algum destes números é o número real. Investigue-se.
Emprego - empresas têm de pagar melhor aos trabalhadores com formação.
Havia 2 trabalhadores no sector público para 3 no privado.Agora há 2 no público para 6 no privado. Se é verdade são números avassaladores. Será mesmo assim? Investigue-se.
A meloa em Paris - Diz César que o transporte de meloas da Graciosa para Paris é subsidiado a 90% !? Agora se percebe porque não restou nada para apoiar o transporte de próteas para a Holanda (?) Foram parar ao lixo na Terceira.
Desertificação - "Travamos o processo de desertificação". Como dizia o Jô Soares "Só contaram p'ra você". Nao dei por nada.
Debate - "Costa Neves não é melhor que os outros. Não é o líder da oposição !"
[E afinal, a RTP-Açores convidou César para um debate com Costa Neves ou não?]
Frase: - "Endireitámos a Região, agora não venham deitar tudo a perder!"

Mais Palin (nadas)


Costa Neves (PSD) - entrevista na RTP-Açores


A asfixia - Costa Neves tem alguma razão, mas à força de tanto repetir a mesma ideia, sem se esforçar por inovar, torna-se cansativo. E então aquela sua mania de repetir três vezes cada palavra é irritante (Ex. emprego, emprego, emprego)

Emprego - C.Neves diz que vai criar 14 mil postos de trabalho. E quando lhe perguntam porquê 14 mil ele não encontra melhor justificação que dizer que "esse número corresponde ao que o PS fez no mandato anterior" !? Não sei qual era a ideia, mas parece-me uma justificação completamente errada e até contraproducente. Pois alguém vai achar grande coisa que se prometa fazer uma coisa que o PS conseguiu fazer? Mas afinal, "melhor é possível" ou não?

Dinheiros da UE - Mais verbas para as empresas e autarquias. De acordo. Mas não há regras para isso? O Governo do PS pode ficar com tudo o que quer? Ou é obrigado a repartir? É óbvio que se as câmaras fossem de maioria socialista o PS teria mais um incentivo para prescindir de mais verbas. E óbvio também que Costa Neves sabe que a maioria da câmaras são do PSD e por isso o PSD não perderia grande coisa se o dinheiro saísse de um governo PSD para as câmaras PSD.Ficava tudo em família.

Os "vacodutos" - as nove passagens superiores para vacas na Terceira - "vacodutos" como lhes chama Costa Neves - são inestéticos e à primeira vista ridículos...mas qual seria uma melhor solução para as vacas mudarem de pastagem. Teriam que ir sempre de transporte? Ou em vez de "vacodutos" deveriam construir-se "vacotúneis"?

Cada ilha um plano - a ideia mais consistente e feliz do programa do PSD. As ilhas não podem ser tratadas de forma igual. É preciso ter em conta as suas diferenças. O Pico por exemplo, em termos de saúde não poderia ter uma das três unidades de saúde com mais condições ? Têm de ser as três iguais? Onde praticamente só se pode fazer um simples curativo ou levar uma injecção.

Pobreza - Costa Neves diz que sabe as causas da pobreza. E fala por exemplo das dependências do álcool e da droga. O que quer dizer com isso? Que um governo PSD acabava com isso? Como? Eu não acredito que nenhum governo em nenhuma parte do mundo consiga acabar com isso. Deixemo-nos de demagogia barata. Isso não é sério.

Debate (*)- Tem toda a razão. Carlos César não tem "nenhuma justificação válida" . Pois se até para as eleições internas do PSD tivemos um debate Costa Neves -Natalino Viveiros !

A frase: Quando se tem medo de um governo só há uma solução: correr com ele!
(*) Votem na sondagem sobre o debate , neste blog

domingo, 28 de setembro de 2008

Se é solteiro...hoje é o seu dia.



É verdade, em Portugal também já há um "dia do solteiro" ... e é hoje.
Pelo menos há uma empresa que quer internacionalizar a efeméride.
E faz o apelo a todos para que neste dia reúnam os amigos solteiros,façam uma festa, combinem um jantar ou uma ida ao cinema.
Segundo Miguel Moreira, da empresa Big Eventos que é proprietária do site http://www.speedparty.net/ , o dia do solteiro é celebrado em vários países, acompanhando uma tendência mundial de crescimento do número de pessoas que vivem sós.
Mais de três mil solteiros estão já registados no site SpeedParty que tem como objectivo promover encontros entre pessoas descomprometidas.

DICA PARA O DIA DO SOLTEIRO

“Neste dia do solteiro, lembre-se que solteiro é apenas um estado civil e que casamento não é “seguro-felicidade” para ninguém. Afinal, melhor um solteiro feliz que um casado arrependido. Se ser solteiro é motivo de incómodo, se você tem medo de ficar para titia (o), de ser chamada (o) de encalhada (o), então lembre-se que, acima de tudo, você está viva(o) e, se ainda não encontrou um grande amor, é porque algo muito melhor está sendo reservado a você. Enquanto isso não acontece, apaixone-se por você, cuide-se com carinho, com respeito e com admiração, compre um presente e, por favor: pára com essa idéia de buscar alguém especial e passe ser VOCÊ a pessoa especial.”
Geninho Goes, parapsicólogo clinico, Brasil (No Brasil o dia do solteiro é a 15 de Agosto)


Os debates eleitorais

O presidente do Governo Regional dos Açores afirma, em entrevista ao Sol, que este será o seu último mandato e que nada o fará mudar de opinião.
Bom, "nada" é como quem diz. Parece que se o Estatuto dos Açores não entrar em vigor até às eleições regionais de 19 de Outubro (o que possibilitará uma nova candidatura) César até poderá encarar o "sacrificio" de se candidatar para além de 2012.
É isto que se deduz da síntese feita pela jornalista, já que não li a edição impressa e a entrevista nao está disponível na íntegra on-line. E como às vezes os títulos e as sínteses não correspondem exactamente ao que se disse em discurso directo...


Seja como for, venho aqui agora para falar dos debates eleitorais.
Parece claro que Carlos César não quer o debate com Costa Neves.
Mas em 2004 debateu com Victor Cruz.
Os argumentos que o PS invoca agora não têm razão de ser.
Agora escudam-se nos pareceres da CNE. E em 2004?
E quando era oposição, o PS nao defendia que o seu líder deveria debater com Mota Amaral?
Ainda não me esqueci do célebre debate Martins Goulart-Mota Amaral.


Peço-vos então para irem a votos, aqui ao lado, na sondagem que vos preparei.
Votem em consciência :)
E já agora façam um apelo ao voto :)

Um "Magalhães" impostor ? É nosso ou não ?


Começa a generalizar-se a convicção de que afinal o "nosso" Magalhães ... não é "nosso" !?
Fui primeiro alertado para isso no Máquina de Lavar
mas já fui encontrando essa tese disseminada por aí na "blogoesfera".
Querem ver que daqui a pouco de um projecto genuínamente português resta apenas ... o Primeiro Ministro !?
Já Fernão de Magalhães deu a volta ao mundo ao serviço de outros...
Era bom de ver que este nome não era bom presságio !

Costa Neves acusa Ministério Público de subserviência a Carlos César !

Da entrevista de Costa Neves ao Expresso (aqui) saliento uma
acusação gravíssima:

Expresso - O Ministério Público também está nas mãos do Governo Regional?
Costa Neves:-Não estou a dizer que está nas mãos. Mas que trata com demasiado respeito ou desvanecimento trata. (...) Há uma presença tão opressiva do Governo Regional que até o Ministério Público tem receio de dizer o que se passa.

E uma incoerência gritante :
(O PSD não votou por unanimidade a proposta de Estatuto que saiu da Assembleia Legislativa Regional? Ao ponto de Costa Neves dizer que já nem sabe quais as propostas iniciais de cada um dos partidos?)

Costa Neves:- Qualquer cidadão com capacidade de interpretar textos vê que o Estatuto em certos pontos vai além do que a Constituição diz serem as obrigações do Presidente da República.

Cuide do seu coração




Informações úteis na Fundação Portuguesa de Cardiologia

Aníbal Pires (CDU) - entrevista na RTP-Açores

Aníbal Pires foi traído ... pela tosse !? Parece coisa pouca, mas em televisão deve ser um drama.
Confesso que me perdi várias vezes, "desliguei-me", via mas não ouvia. Aníbal Pires é muito palavroso, e isso em política não é certamente o melhor. Hoje em dia os políticos que melhor passam a mensagem são os profissionais de uma coisa a que chamam, à americana, "sound bite" (e não "sound byte"), que não passa de uma frase muito curta, mas que fica no ouvido de quem a ouve, mesmo que não esteja com uma atenção extrema.
O Paulinho das feiras é um mestre nessa arte.Dos melhores a vender banha da cobra.
O bom Aníbal esforça-se, mas vende mal a banha da cobra...e na "porca da política" isso pode ser fatal. É cruel, mas é assim.
Ainda assim retive da sua intervenção as ameaças que os seus candidatos no Corvo e Flores estarão a ser alvo. Deu como exemplo o filho de alguém da CDU que estaria com problemas em aceder ao Estagiar L só por isso, por uma opção política "errada" do seu familiar !"? Eu não conheço o caso mas não me custa a crer que seja real. Neste aspecto o PS já igualou, ou terá mesmo ultrapassado o "mccarthismo" social democrata dos tempos de Mota Amaral.
(Eu conheci pessoas prejudicadas profissionalmente porque alguém pensou, só porque alguém pensou, que eram "perigosos comunistas" . E o mais irónico (?) é que essas pessoas nem eram comunistas. E se fossem?)
Acho piada à expressao "Jardinização" da vida açoriana. [Exemplo de um bom "sound bite"]
Achei também piada quando ele disse que "Álamo Meneses demonstrou [como Secretário da Educação] uma grande vocação...para a construção civil".[Mais um bom "sound bite"]
Já achei exagerado comparar a sua actuação com o regime fascista, a propósito da política do Governo que tem incentivado muitos jovens a optarem pelas vias profissionalizantes do ensino. Caro Aníbal isso tem muito pouco a ver com discriminação social e tem muito mais a ver com o facto de muitos jovens não quererem saber do ensino superior.
Este governo PS (e o lá de fora) têm tiques de autoritarismo fascizante, é verdade, mas esse não foi um bom exemplo.

Ready for what?






sábado, 27 de setembro de 2008

Jornal do Incrível


120 milhões de mulheres no mundo não querem ter filhos ... e não fazem contracepção !!!!!!?????

Os livros voltam a ter lugar na TV


O programa não podia estar em melhores mãos. Afinal FJV já apresentou na TV inúmeros programas, a grande maioria sobre livros:
Escrita em Dia (SIC)
Falatório (RTP2)
Ler Para Crer (RTP2)
Prazeres (RTP1)
Um Café no Majestic (RTP2)
Primeira Página (RTP1)
Livro Aberto (RTP-N)
E ainda, na Antena 1, Escrita em Dia.

Obituário: Paul Newman 26.01.1925 - 26.09.2008



Portugal é um país que respeita as suas tradições


O país das cunhas (1)
O país das cunhas (2)

Com uma hora de debate...


... entre Obama e McCain, e com mais duas (*) horas de debate pela frente, a frase mais repetida por Obama foi, curiosamente: "Senator McCain is absolutely right" !

E com esta...vou dormir.
P.S. E por cá, Carlos César vai aceitar o debate com Costa Neves?
(*) Afinal enganei-me, faltava só meia hora. Se soubesse tinha aguentado mais esses 30 m :(
Algumas opiniões de quem viu o debate até ao fim:
Um dos mais fortes argumentos de Obama:
[sobre a actual crise] «é o veredicto final de oito anos de políticas económicas falhadas promovidas por George W. Bush e apoiadas por John McCain».

Mamma mia !


Não gosto de musicais. Melhor dizendo: embirro com musicais.
Por isso fui ver Mamma Mia sem grande vontade, apesar de ter crescido a ouvir ABBA. E sabem que mais? Gostei do filme!?
E gostei dos espectadores, que se comportaram educadamente, sabendo que os outros foram ao cinema para ver o que passava no grande écran e não para vê-los ou ouvi-los.
E até ao fim todos se comportaram de uma maneira que já não me recordava. Sabem aqueles filmes em que mal se apercebem que o fim está a chegar há logo quem comece a sair ruidosamente incomodando quem quer saborear o filme até ao fim? Pois desta vez a ficha técnica começou a passar e todos se mantiveram sentados. Ninguém tinha vontade de ir embora. E quando, no final de Dancing Queen , Meryl Streep perguntou "Do you want another one"? Todos "responderam" sim, mantendo-se sentados!? Pareceu a coisa mais natural do mundo, como se todos tivessem adivinhado que, tal como num concerto "a sério", haveria um "encore" (Waterloo).

Ah, e o filme traz-nos ainda as convidativas paisagens desta ilha grega.

40 anos de debates presidenciais nos EUA


The first televised: Richard Nixon and John F. Kennedy faced off in 1960 in Chicago where the candidates appearances were more memorable and influential than their comments.
AP/FILE
Os 40 anos de debates presidenciais nos EUA em fotos, para ver aqui no site do The Christian Science Monitor
P.S. E por cá, Carlos César vai aceitar um debate com Costa Neves ou não?

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

M&M, o MPT esta noite na RTP-Açores

Manuel Moniz, do Movimento Partido da Terra foi hoje à RTP-Açores. M&M diz que há 15 a 20 mil eleitores "conscientes" à espera de serem conquistados e que para esses a melhor opção é votar no MPT porque têm "melhores ideias e, acima de tudo, protagonistas".
Quem? O próprio M&M (que se define como "incisivo, correcto e isento"!?) e Pedro Monteiro,fotógrafo, um gajo porreiro, ambientalista e que gosta dos priolos!? Oh Manel e a modéstia ?
Ah, e na Terceira têm uma "candidatura virtual". Afinal M&M é também "transparente".
E qual seria a prioridade do MPT no parlamento regional?
Ter um gabinete aberto e "telefones para as pessoas saberem onde estamos"!?
Mais uma ideia original: - a Assembleia Regional deveria acompanhar, em peso, as visitas anuais do Governo às várias ilhas.

Ideia forte:
- Açores devem ser uma região ecológica (até a Base das Lajes pode ser uma base ecológica)
- O lixo não pode ser encarado como um negócio, que quase nos leva a desejar produzir muito lixo para rentabilizar o negócio.

Queixa com sentido:
- Incumprimento da lei no que respeita ao voto em braille.

Frase mais feliz:
- Vimos da terra e vamos para a terra, pelo menos que seja uma terra de qualidade!

P.S. Sugestão ao Manuel Moniz: não fazia mal nenhum ter a sua foto e a do Pedro Monteiro no site do MPT e no Blog. Procurei na internet e o melhor que consegui foi esta foto do M&M músico!?

Oh rapaz,neste caso não é preciso tanta modéstia. O Pedro até pode tirar-te uma foto porreira :)

Certeza: Com Manuel Moniz na Assembleia Regional ia ser uma animação. Quem sabe não seria o nosso "deputado-relógio", como o homem do PND na Madeira, sempre com uma na manga :)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Saudades de Dias de Melo

“A esperança num mundo melhor já não será para mim, talvez não será para nenhum de nós e eu revolto-me com aquilo que vejo à volta de mim”
Dias de Melo

... no excelente programa de Zeca Medeiros "Toadas do mar e da terra - Uma viagem ao universo do escritor Dias de Melo" , exibido esta noite na RTP-Açores e que é muito justamente dedicado aos baleeiros da ilha do Pico.
Não sei se a RTP-Açores já tem este programa disponível no seu site, mas se ainda não o fez seria uma boa ideia. Para quem não viu, ficam aqui umas fotos (a partir da exibição do programa na TV), que apesar da má qualidade, mostram um pouco da vida de Dias de Melo e alguns dos amigos com quem ele gostava de conviver.


O escritor na sua casa na Calheta do Nesquim

Com vizinhos e amigos na Calheta do Nesquim ....
e à conversa com amigos e antigos baleeiros...





A escrever no seu computador portátil (e já não na sua "velhinha máquina", como por lapso eu tinha legendado inicialmente).



Pintura de Tomaz Borba Vieira



Dias de Melo gostava de tocar bandolim.







Com Manuel Francisco Costa , Director do Museu do Pico e filho do antigo baleeiro Manuel
Costa, das Ribeiras, um dos protagonistas de Mau Tempo no Canal.
Dias de Melo, emocionado com as memórias e histórias dos baleeiros.

Vamos ter saudades suas!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dias de Melo 8.04.1925 - 24.09.2008


Foto retirada daqui.
Morreu Dias de Melo. Sinto-me de luto.
Era o maior escritor da ilha do Pico.Um dos maiores dos Açores e de Portugal.
Aquele que nos Açores será mais representativo de um neo-realismo, construído com as histórias da exploração dos baleeiros pelos grandes industriais.
Gosto do escritor Dias de Melo (na biblioteca cá de casa só Gonzallo Torrente Ballester tem direito a tantas obras).

Mas gostava sobretudo do homem, apesar do pouco convívio que tive com ele. Ele que era um homem de Abril. Um homem de esquerda. Numa das comemorações do 25 de Abril nas Portas da Cidade,em Ponta Delgada, tirei-lhe uma foto, cravo vermelho ao peito, e com o inseparável cachimbo no canto da boca. Hoje procurei essa foto em vão. Queria colocá-la aqui como homenagem ao homem e escritor. Infelizmente não a encontrei. Mas como queria publicar também fotos minhas, lembrei-me de fotografar dois dos autógrafos que guardo com grande orgulho. Este, do livro "A Viagem do Medo Maior"...


"...com grande prazer por ter aqui um Homem do Pico. P.Delgada, 20/12/93 Dias de Melo"

E este outro, do livro "Milhas Contadas", uma expressão que tem a ver com o ditado popular "Quando as milhas estão contadas já a terra está à vista" (de Santo Amaro do Pico) que simbolicamente significa também o fim do percurso da vida e o aproximar da morte.

"...com fraternidade de conterrâneo e desejando um Bom Natal e um próspero 2003
P.Delgada, 14/12/2002 Dias de Melo"

O programa Atlântida prestou recentemente homenagem a
"Dias de Melo, o escritor das baleias", programa que pode rever aqui.