quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Instabilidade amorosa dos homens é "genética"; e a violência,também?



Variante genética está associada ao divórcio e à infidelidade mas só nos homens
( Shankar Vedantam, Público/Washington Post)
Será a capacidade de manter relações duradouras genética? Uma equipa sueca diz que sim, transpondo para os humanos dados conhecidos em animais
O seu marido pode ser mais devotado e fiel porque não tem uma determinada variante genética que influencia a actividade cerebral, concluíram cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia. É a primeira vez que se demonstrou uma relação directa entre os genes de um homem e a sua aptidão para a monogamia.


Violência doméstica matou 35 mulheres em oito meses
(Agostinho Santos,Jornal de Notícias)
Foram 35 as mulheres vítimas de violência doméstica que acabaram assassinadas às mãos dos companheiros, de Janeiro a Agosto deste ano. Em apenas oito meses foram mortas mais dez do que em todo o ano de 2007.
Os distritos de Lisboa e Porto são os de maior incidência de homicídios de mulheres vítimas de violência doméstica. O JN apurou, junto do Observatório de Mullheres Assassinadas (OMA), um departamento da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que é Lisboa que está no topo, tendo-se registado sete homicídios este ano, seguindo-se o Porto (seis), Açores (quatro), Coimbra e Setúbal (ambos com três), Aveiro, Portalegre e Viseu (dois) e Braga, Castelo Branco, Évora, Leiria, Santarém, Viana do Castelo, todos com um.

2 comentários:

Anónimo disse...

Maravilhas da ciência!
Estou mais descansado!

Anónimo disse...

Não sei como é nas ilhas mas aqui em s.miguel nós só damos beijinhos nas mulheres.muitos beijinhos.