terça-feira, 2 de setembro de 2008

O "Kit (Kat)"; ou o gato escondido com o rabo de fora!

O Sr. Secretário Regional da Presidência veio defender a honra do Governo sobre as acusações que se abateram sobre o famigerado “Kit Autonómico”.
Depois de ler o seu "esclarecimento" continuo com dúvidas e continuo a ver que o gato está escondido com o rabo de fora. Vossa excelência acha que o rabo do Kat (digo Kit) não aparece, mas está enganado.

- Diz que "nem na concepção gráfica dessa iniciativa, nem no teor dos textos que a integram, nem, ainda, no momento da sua distribuição, é possível, com racionalidade e um mínimo de bom senso, encontrar qualquer elemento que se confunda, imediata ou remotamente, com qualquer das candidaturas às próximas eleições regionais".

Ora o momento é a pouco mais de um mês das eleições.(A CNE dirá de sua justiça, tenha calma). Em tantos anos de Governo só agora, em cima do acto eleitoral se deram conta que os açorianos não conhecem/valorizam os seus símbolos da autonomia?

- Diz ainda que "O Governo dos Açores manteve, também nesta iniciativa em concreto, e pretende continuar a manter em toda a sua actuação, uma postura de rigorosa e objectiva neutralidade face ao acto eleitoral que se aproxima, não apenas no cumprimento das suas obrigações legais, mas sobretudo, no exercício e respeito pelas suas próprias convicções democráticas."

Ora ninguém constesta a legitimidade do Governo para alardear as suas próprias "convicções democráticas". Acontece que o Presidente do Governo ao alardear as suas convicções autonómicas em carta dirigida a todos os açorianos, com as despesas a serem suportadas pelo orçamento regional, em cima do acto eleitoral, está objectivamente a querer dizer aos açorianos que ele, Carlos César, que por acaso até é Presidente do PS, é um grande paladino da autonomia
(quando esse amor visceral à causa autonómica é discutível e controverso,pelo menos na sua longevidade).
Deve e pode fazê-lo em momentos tão próximos de eleições mas com o carimbo do PS e com os selos pagos pelo PS.
Se o Dr. Cordeiro analisar esta questão com "racionalidade e um mínimo de bom senso" chegará sem muito esforço a essa conclusão, que, já agora , não é só de algumas forças políticas sem ideias, como sugere, mas também de outros espaços ricos em ideias, como sao os blogs, espaços que certamente conhece bem, ja que um seu assessor até é co-autor de um desses espaços.

Sem comentários: