terça-feira, 30 de junho de 2009

"Escoamento do ar em torno da Ilha do Pico e a operacionalidade do seu aeroporto"



O Rui Medeiros do blog O Pico e os Aviões acabou o seu curso com uma tese que tem tudo a ver com a sua paixão pelo Pico e pelos aviões.Um trabalho interessantíssimo a merecer a atenção de muita gente, incluindo governantes e pilotos da Sata e Tap.A tese intitula-se

"Escoamento do ar em torno da Ilha do Pico e a operacionalidade do seu aeroporto"

(Rui Fernando da Costa Medeiros

Dissertação para a obtenção do grau de mestre em
Engenharia Aeronáutica)

Este é um dos extractos que considero mais importante e que prova a pressa e a falta de estudo com que muitas obras são, deficientemente, feitas, ficando as penalizações para o resto da vida.

"Dado a morfologia da ilha do Pico e os ventos dominantes de Sudoeste, pode ainda
questionar-se a razão da construção do aeroporto no local actual, uma vez que, segundo o que se
pode visualizar no túnel de vento, a parte Oeste da Ilha está menos sujeita a perturbações devido à montanha e o desenho da costa poucos quilómetros a Oeste do local actual permitiria a construção de uma pista com uma orientação sensivelmente Sudoeste – Nordeste. Assim, além de se alinhar a pista com os ventos dominantes, fugia-se das piores perturbações da montanha. O vento de Sudeste continuaria a impor limitações à operação, mas isso já acontece actualmente e este é um vento pouco frequente. Infelizmente na posição actual, além do vento Sudeste, a pista é também muito afectada pelo vento Sul e, até certo ponto, pelo vento Sudoeste."


ATP da Sata em aproximação ao aeroporto do Pico ( Foto Rui Medeiros, blog O Pico e os aviões)

Parabéns Mestre Rui :)

Este vídeo,também do Rui Medeiros, é bem sugestivo dos problemas que se colocam aos pilotos com mau tempo no aeroporto do Pico.

1 comentário:

geocrusoe disse...

já descarreguei a tese, é sempre bom aprender-se algo sobre outras ciências