quinta-feira, 31 de julho de 2008

Porque é que isto me fez lembrar a "comunicação" de Cavaco Silva !?


"Eis o que eu gostaria de ver compreendido pela generalidade dos portugueses".

Marcello Caetano,Presidente do Conselho do Estado Novo, em "Conversas em Família", lembrado no programa desta noite "Conta-me como foi" (RTP-1)

Cavaco Silva quis dizer o quê? A quem? Aos portugueses ?

Cavaco Silva acaba de fazer uma declaração ao país para dizer que vai devolver o diploma do Estatuto Político-Administrativo dos Açores à Assembleia da República !?
Mas isso era inevitável depois do Tribunal Constitucional lhe ter dado parcialmente razão.
Cavaco tinha dúvidas em 13 normas. O Tribunal Constitucional considerou que dessas 13 oito eram inconstitucionais.
Foi insuficiente para Cavaco?
Com esta intervenção quis o quê ? Pressionar o Tribunal Constitucional para fazer uma análise mais restritiva?
Cavaco está com medo de perder poderes?
Os Açores abriram os telejornais nacionais, em directo, durante largos minutos, mas poucos terão percebido a pertinência desta comunicação ao país, que estava em suspenso à espera de uma "bomba".
É bom que os Açores abram telejornais sem ser por terramotos os outras catástrofes com muito sangue, lágrimas e vítimas...mas para isto parece-me também que não vale a pena.
Carlos Magno comentava há pouco na RTP 1 que "O PR veio mostrar que existe antes das ferias"! Mas a generalidade dos portugueses ficou na mesma. Cavaco existe...mas bem podia ter passado despercebido neste final de tarde estival.
Poderia ter ido a banhos mais cedo que ninguém dava por nada.

Esta foi a comunicação do PR (na íntegra):

1. O Tribunal Constitucional pronunciou-se pela inconstitucionalidade de várias normas do decreto que aprovou a revisão do Estatuto Político-Administrativo dos Açores. Nesse sentido, irei devolver, nos termos da lei, o respectivo diploma à Assembleia da República.Devo, no entanto, comunicar aos portugueses que outras normas me suscitam sérias reservas de natureza político-institucional.
2. Trata-se, acima de tudo, da norma relativa à dissolução da Assembleia Legislativa dos Açores que, inovando em relação ao Estatuto em vigor e em relação ao Estatuto da Madeira, restringe o exercício das competências políticas do Presidente da República, pondo em causa o equilíbrio e a configuração de poderes do nosso sistema político previsto na Constituição.Em devido tempo, alertei vários dirigentes políticos para esta questão.Nos termos da Constituição, a Assembleia Legislativa Regional pode ser dissolvida pelo Presidente da República, ouvidos o Conselho de Estado e os partidos nela representados.O diploma em causa pretende agora consagrar o dever adicional de o Presidente da República ouvir também a Assembleia Legislativa, os seus grupos e representações parlamentares e o Presidente do Governo Regional.Quer isto dizer que o Presidente da República estaria sujeito a mais deveres de audição e consulta no que toca à dissolução da Assembleia Regional dos Açores do que os previstos para a dissolução da Assembleia da República.No caso da Assembleia da República, o Presidente da República, nos termos constitucionais, não precisa de ouvir a Assembleia da República nem o Primeiro-Ministro, mas no caso da Assembleia Legislativa dos Açores teria de ouvir a própria Assembleia Legislativa Regional e o Presidente do Governo Regional.A audição autónoma do Presidente do Governo Regional é tanto mais incompreensível quanto ele tem assento no Conselho de Estado e é aí ouvido pelo Presidente da República.O mesmo se pode dizer relativamente à audição autónoma da Assembleia Legislativa e dos seus grupos parlamentares porquanto, nos termos constitucionais, o Presidente da República já ouve os partidos nela representados.Entendo que é perigoso para o princípio fundamental da separação e interdependência de poderes, que alicerça o nosso sistema político, aceitar o precedente, que poderia ser invocado no futuro, de, por lei ordinária, como é o caso do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, se vir a impor obrigações e limites às competências dos órgãos de soberania que não sejam expressamente autorizados pela Constituição da República.Semelhante prática desfiguraria o equilíbrio de poderes, tal como este tem existido, e afectaria o normal funcionamento das instituições da República. É por isso que considero ser meu dever alertar os portugueses.
3. Devo, igualmente, chamar a atenção para um outro ponto conexo com o anterior.No passado dia 10 deste mês foi publicada uma Lei da Assembleia da República sobre o Estatuto do Representante da República nas Regiões Autónomas no qual se estipula, tal como consta da Constituição, que o Representante é nomeado e exonerado pelo Presidente da República, ouvido o Governo.Sobre exactamente o mesmo assunto, o decreto da Assembleia da República que aprova o novo Estatuto dos Açores acrescenta a obrigação do Presidente da República ouvir também a Assembleia Legislativa da Região.Não se questiona a audição da Assembleia Regional na pessoa do seu Presidente. Foi isso que fiz, no início do meu mandato, quando nomeei os Representantes da República para os Açores e para a Madeira – prática que aliás segui quando desempenhei as funções de Primeiro-Ministro e que tenciono manter como Presidente da República.Mas se aquela audição tiver por objecto o próprio órgão colegial podem emergir consequências negativas no processo de designação do Representante.Por um lado, porque pode colocar o Presidente da República no centro de um debate parlamentar regional e, por outro, porque pode fragilizar politicamente o Representante da República e dificultar a escolha de uma personalidade com perfil adequado.
4. Considero, ainda, que merecem reponderação outras normas inovadoras constantes do Estatuto.Por um lado, “o procedimento de audição qualificada” que, pelas vinculações que cria para os órgãos de soberania envolvidos, restringe os seus poderes de decisão, ultrapassando em muito a regulamentação do simples direito de audição previsto na Constituição.Por outro lado, a limitação dos poderes de revisão do Estatuto pela Assembleia da República às normas que tenham sido objecto da iniciativa da Assembleia Legislativa Açoriana implica restrições excessivas ao poder de iniciativa legislativa superveniente dos deputados do parlamento nacional.Face à incerteza que caracteriza os tempos modernos, a possibilidade de petrificação de normas jurídicas constantes do Estatuto, ao ponto de eternizar a sua vigência, deve ser examinada com todo o cuidado.
5. A alteração do Estatuto Político-Administrativo dos Açores visa concretizar o modelo avançado de autonomia resultante da revisão constitucional de 2004. Mas é indispensável que essa alteração se harmonize com a separação de poderes e as competências dos órgãos de soberania consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Hoje é o dia do ... orgasmo !

Hoje é o Dia do Orgasmo !
Uma "efeméride" comemorada pelo menos na Inglaterra e no Brasil.
O tema pode ser encarado de forma jocosa...ou então mais a sério.
Uma sondagem recente sobre o comportamento sexual das britânicas revelou que 46% nunca, ou raramente atingiu um orgasmo !?.
Muitas fingem-no. E a Inglaterra não é um caso isolado.O "orgasmo a fingir" não conhece fronteiras.
As "fingidoras" fingem tão bem que os "machos" ficam convencidos que são os maiores.

("Fingi...e depois...Montes de mulheres fingem-no !"

O tema é sério...mas como nisto de sexo, um bom desempenho tem muito a ver com a descontracção, aqui vos deixo a ligação para o mais hilariante "orgasmo" da história do cinema.
A "minha" Meg é o máximo :)

Bom dia do orgasmo!

Fernando Menezes acusa PSD de mentir !

"Não me costumo pronunciar sobre a actividade dos partidos políticos...agora há uma coisa que eu tenho de dizer.
É que eu tenho aqui na minha frente as propostas de alteração que o PSD apresentou e nenhuma delas tem rigorosamente nada a ver com as questões levantadas pelo Presidente da República. Portanto,quando eu ouço dizer,"se as propostas do PSD tivessem sido aprovadas não havia problema"...é falso, porque elas estão aqui na minha mão e não têm nada a ver com isso, nem uma!"

Fernando Menezes, Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, 30 Julho 2008,no Telejornal da RTP-Açores, sobre o chumbo do Tribunal Constitucional às propostas de alteração do Estatuto da Região.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

A nossa Sharapova chama-se ... Michelle !


Raios x descobrem um 'Van Gogh' oculto noutro quadro


Los rayos X descubren un 'Van Gogh' oculto en un cuadro
Un equipo de científicos reconstruye mediante los rayos X de un acelerador de partículas un retrato del artista tapado bajo otra pintura en 1887
ELPAIS.com/AGENCIAS - Madrid - 30/07/2008

Un equipo de científicos belgas y holandeses ha redescubierto una pintura del maestro holandés Vincent van Gogh (1853-1890) oculta bajo otro cuadro durante 121 años. Mediante un haz de rayos X generado por un acelerador de partículas, los investigadores han reconstruido el retrato de una campesina, pintado hacia 1885 por el autor de Los girasoles y tapado bajo la pintura Parche de hierba. La imagen muestra un sorprendente parecido con una serie de sombríos retratos que realizó el artista en la ciudad holandesa de Nuenen, donde compuso Los comedores de patatas, terminada en 1885 y considerada como su primera gran obra.

Em alguma coisa havemos de ser os primeiros!


Nos EUA fabricaram uma máquina que apanha gatunos.
Testaram-na em New York e em 5 minutos apanhou 1500 gatunos.
Levaram-na para China e em 3 minutos apanhou 3500.
Na África do Sul em 2 minutos apanhou 6000 gatunos.
Trouxeram-na para Portugal e num minuto ...

...roubaram a 'PUTA' DA MÁQUINA!


Perché no chiuda in su ? (*)

"Quaresma não é um campeão. É um driblador. Quando está num dia bom, enerva muita gente. Mas, normalmente, não faz a diferença. Quando era novo, parecia um campeão, mas hoje em dia é apenas um bom jogador".




Arrigo Sacchi
(*) Tentativa desajeitada de traduzir para italiano o célebre "Porque no te callas?"

Assim vai o espírito olímpico na China!


Cibercafé em Beijing; a censura governamental na Web atingiu novos limites.
Foto Associated Press / Greg Baker

Sata reduz tarifas na Madeira. E nos Açores?


Carnaval de Verão na Madeira


Na Madeira, com Alberto João Jardim em "contenção" (!?) é o "homem-relógio" que volta a atacar.
José Manuel Coelho, deputado do PND, volta a agitar o parlamento madeirense.
Desta vez manifestou-se contra a proposta de Jaime Ramos, PSD, para encerrar o parlamento para férias já esta quarta-feira.
Uma palhaçada, a mostrar que Alberto João Jardim já não está sozinho no palco.

terça-feira, 29 de julho de 2008

INE: PIB açoriano cresce.

Produtividade da economia açoriana ultrapassou a média nacional em 2006

Os dados do INE apontam para um crescimento do produto interno bruto (PIB) dos Açores, em 2006, em 3,3 por cento - (1,2 pontos percentuais acima do registado no ano anterior) e superior ao verificado no País e na União Europeia (1,4 e 3,1 por cento, respectivamente).

É claro que Sérgio Ávila aproveitou a boleia para mais uma propagandazinha.
O PSD deve responder amanhã.
Hoje não esteve disponível para comentar a decisão do TC sobre a proposta de Estatuto da Região.
Devem ter passado a tarde a estudar esta questão e já agora o PIB.
Mas será fácil contrariar estes números? É que são do INE e nao do SREA, entidade a que Costa Neves não dá credibilidade.

Tal como se esperava...

Estatuto Politico-administrativo dos Açores tem oito artigos inconstitucionais

No mundo do futebol...

...o que hoje é verdade...amanhã é mentira !

domingo, 27 de julho de 2008

Uma no Cravinho ... outra na rosa


João Cravinho diz que "a grande corrupção sente que é impune e está a crescer".
O PS (Cravinho ainda é do PS, não?) já veio dizer que "não recebe lições de combate à corrupção" de Cravinho.
Claro que não.
O PS não quer lições para combater a corrupção...porque está pouco interessado em combatê-la a sério.
Isso já percebemo todos.
Bom,... quase todos.

(João Cravinho foi o autor de um pacote legislativo contra a corrupção.
Por "coincidência" foi na altura "despachado" para Londres para o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento.(Foi designado para o cargo pelo Governo português).
Cravinho não queria sair do Parlamento sem deixar definido na íntegra o pacote anti-corrupção.
Mas a bancada parlamentar do PS meteu o pacote na gaveta.
Aquela gaveta onde cabe tudo...até o socialismo.)

A América infeliz!


"Se a América conseguir aprender com os seus erros, em vez de culpar os outros, tornar-se-á mais forte".
The Economist

If America can learn from its problems, instead of blaming others, it will come back stronger
NATIONS, like people, occasionally get the blues; and right now the United States, normally the world’s most self-confident place, is glum. Eight out of ten Americans think their country is heading in the wrong direction. The hapless George Bush is partly to blame for this: his approval ratings are now sub-Nixonian. But many are concerned not so much about a failed president as about a flailing nation.

sábado, 26 de julho de 2008

Isto é que é publicidade agressiva :)


A campanha publicitária da companhia "Low-Cost" Ryanair, na sua página na internet,utiliza a imagem de Umberto Bossi, Ministro italiano para as Reformas e líder da Liga Norte (partido aliado de Berlusconi) fazendo "o tal" gesto, como se o ministro se estivesse a dirigir aos italianos.
A publicidade da Ryanair acusa o governo italiano de apoiar as altas tarifas da Alitalia, apoiar as frequentes greves da companhia aérea italiana e de não se importar com os passageiros italianos.

Ah, um "pequeno" pormenor: a foto é real, não é fotomontagem!?
Mas o gesto de Bossi, nesta altura, foi ainda mais grave, foi contra o hino nacional!?
Bossi acusou na altura Roma de ser culpada de todos os males do país.
Porca miséria!

Programas de Festas atropelam-se !

Por estes dias, por esses Açores fora é tempo de festas e mais festas.
Mas poderia haver mais algum cuidado para não fazer coincidir os espectáculos nos mesmos dias, horas e locais.
Há dias foi em Lisboa, com Lou Reed e Leonard Cohen.
Reed nem queria acreditar ("Porque é que acontecem estas coisas estúpidas?Jesus Fucking Christ!")
Por cá também temos o nosso pequeno "Jesus Fucking Christ".
Vejamos parte do programa das festas para hoje em Ponta Delgada e arredores:

Portas do Mar,22h00
Manuel Francisco Costa, Manuel Canarinho
e amigos (música do Pico)

Campo de S.Francisco, 23h00
(1ª Mostra ANIMA Dixieland)
Dexbundixie Jazz Band

Lagoa, Festa da Juventude
Canta Bahía

É assim esta noite, mas já ontem tinha havido Jazz no campo de S.Francisco, João Pedro Pais nas Portas do Mar e André Sardet na Lagoa!?

Entendam-se!

E por favor, não tragam para a rua (Portas do Mar / Campo de S.Francisco) a "guerra" Teatro Micaelense/ Coliseu Micaelense (Governo vs Câmara Municipal de P.Delgada).

Apesar de parecer haver dinheiro para esbanjar a torto e a direito.
Pachorra é que já não há!

(A foto de Manuel Canarinho foi retirada daqui)

Lobo Antunes é Prémio Camões...mas agora estou virado para Saramago!




Mas ainda não será este prémio, nem um eventual Nobel, que me vai fazer pegar nos livros de Lobo Antunes. Nesta fase, tal como Victor Rui Dores, acho-os intragáveis.
As sua crónicas ainda vá que não vá, mas os livros...
Pode ser que seja uma fase, quem sabe.
Durante anos achei que Saramago era "ilegível"...e agora estou a descobrir que afinal gosto de ler Saramago.
Tinha lido há muitos anos "Levantado do Chão", a sua obra que mais se aproxima da corrente neo-realista que aprecio.
Depois, levei anos sem me atrever a ler mais nada de Saramago, mesmo depois de ele ganhar o Nobel.
Há algum tempo comecei a ler "Ensaio sobre a cegueira"... e não larguei mais o livro até o acabar.
(Agora espero para ver o filme, Blindness).
Ainda mais recentemente atirei-me de cabeça ao "Evangelho segundo Jesus Cristo". Estou a adorar...No outro dia dei por mim de lágrima no olho, ao ler uma passagem do livro!?
Com Saramago fiz uma pausa em Haruki Murakami, a quem hei-de retornar mais tarde para completar a sua obra.
Por agora é tempo de acabar com o preconceito contra Saramago. Está fora de moda? Paciência, não sou muito de me apegar a modas. As coisas acontecem quando e como têm de acontecer.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A SATA e as mentiras ! Outra vez !

No dia 18 relatei uma história de falta de respeito da Sata para com os passageiros do voo S4 1120 PDL-LIX.
Um anónimo, aparentando ser da Sata ou A.N.A, veio contradizer aquilo que eu vi !
Respondi-lhe na caixa de comentários desse post e prometi relatar outro caso.
Cá vai ele então.

O voo é do dia 21 de Julho, LIX-PDL S4 0125 que deveria sair de Lisboa às 12h50.
O avião era o A310-325 - CS-TKN "Macaronésia" .
O embarque dos passageiros deu-se de uma forma exasperantemente lenta.
Os passageiros estavam lá, bem a horas. Os funcionários estavam na porta de embarque.
Mas a saída para os autocarros era feita a conta gotas!
Como quem não quer a coisa alguém perguntou a um funcionário que estava na porta de embarque (porta 204) o porquê do atraso.Surpreendentemente o funcionário respondeu! E mais surpreendentemente ainda, disse que o atraso se tinha devido à chegada tardia (não do aparelho!?) mas da tripulação (!?), por problemas de transporte (!!!????)
Às 13h35, com toda a gente dentro do avião, um elemento da tripulação deu as boas vindas a bordo...não deu qualquer explicação pelo atraso, nem pediu desculpa, e recomendou:- "Relax"!
Ás 13h50 o avião ainda estava parado na pista. Fala o comandante, diz que o atraso se ficou a dever a um embarque muito lento e problemas no check in (!?).
Na altura o comandante esqueceu-se de pedir desculpa e disse que dali a uns 8 m deveriam descolar, pois havia muito tráfego e tinha aviões à frente.
As 13h57 o comandante falou de novo.
"É tudo a ajudar"! Acabou de aterrar um avião da Tap com problemas hidráulicos e terá de ser rebocado...Temos de aguardar mais algum tempo".Ah...e que pedia mais uma vez desculpa...
(Pensava ele que pedia mais uma vez, mas na verdade era a primeira vez que o fazia)
Aguardaram mais algum tempo, e aqui a Sata e o comandante não têm, como é óbvio, qualquer culpa.
O avião descolou ás 14h08, uma hora e 18 m depois do horário.
E agora, só deixo uma questão :

- Será verdadeira a informação dada pelo funcionário, na porta de embarque?
- Se é verdadeira é grave.
- Se não é verdadeira é grave também...exactamente por isso, porque se mentiu aos passageiros.
Uma vez mais.
São hábitos.
Maus hábitos digo eu.
Talvez o anónimo que me acusou de ser especialista em detectar mentiras possa esclarecer a situação já que é tão bem informado.Por mim ficaria agradecido.
Gostaria de saber quem mentiu afinal.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Somos culpados da negligência dos McCann?


Vi a entrevista de Gonçalo Amaral no Jornal da Noite da Sic, com Clara de Sousa, e a Grande Entrevista na RTP-1 com Judite Sousa.
O que retive das palavras do ex-inspector da PJ:
-"Não sei porque a polícia britânica não quer que o processo seja público".
-"Nós sentimos inibição, o entendimento era não levantarmos suspeições sobre o casal".
-"Não nos deixámos intimidar, ficámos inibidos".
-"Não colocámos os telefones dos McCann sob escuta..."


Fica ainda claro que com Gonçalo Amaral o processo, que ainda poderá ser reaberto, teria sido diferente.
E agora só falta que os McCann processem Gonçalo Amaral, a polícia portuguesa...e já agora o Estado português!

Já agora se tiverem interesse, o relatório da PJ sobre o caso Maddie está disponível no 24 Horas.

A internet dá para tudo!


O "Doutor" Karadzic tinha página na net !!!

Ferguson ataca Scolari: mais um candidato ao ataque do ano


Quanto ao novo treinador dos blues,
o brasileiro Luiz Felipe Scolari,
o manager dos red devils afirma
não acreditar que «Felipão seja
um treinador especial» como era Mourinho.
«Scolari é um afortunado porque ingressou
num grande clube, pejado de jogadores
internacionais. Quanto a mim,
não o conheço, nem creio que fale inglês, certo?
De qualquer forma, já treinou uma série
de equipas e tem uma grande experiência,
o que é, sem dúvida, um ponto a seu favor».

Diário Digital

SCUTS,Propaganda,Combustíveis e PPM: Tá tudo doido

-O Governo inaugurou a via rápida R.Grande-Lagoa, a primeira no âmbIto das SCUT.
Não vou opinar sobre a justificação ou não desta via...mas
havia necessidade de levar a propaganda tão longe que metesse concerto com banda vinda de fora (Quinta do Bill) ?

-Os combustíveis sobem nos Açores...e baixam no continente.
No continente baixam porque o preço do petróleo baixa.
E aqui, sobe porquê?
É claro que o Governo pode, por mais algum tempo pelo menos, continuar a encher a boca a dizer que os preços dos combustíveis continuam mais baixos nos Açores.

-O PPM endoidou.
Gonçalo da Câmara Pereira é o cabeça-de-lista por S.Miguel!
E se for eleito vem para cá morar!

Chega.
Acho que vou dormir.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

"Para um homem com um martelo todos os problemas parecem pregos!"


The Daily Show with Jon Stewart é do melhor da TV por estes dias.
No programa transmitido hoje na Sic Radical (que podem ver aqui no site oficial do programa), Jon Stewart entrevistou Fareed Zakaria, o autor do livro "The post american world" (O mundo pós-americano).
Desgraçadamente não conhecia o livro nem o autor. Felizmente o meu zapping fez-me parar no Daily Show...na hora certa.
Zakaria, que é editor da Newsweek International considera positivo o facto de haver cada vez mais um nivelamento em termos económicos a nível mundial.
E critica o belicismo dos EUA.

"Olhamos para todos os problemas por um prisma militar porque é nisso que somos bons.
Olhamos para o que se passa em África e dizemos que há lá extremistas islâmicos.
Portanto dizemos:"Vamos criar a Africom".
Um centro de comando do exército americano,com um general de quatro estrelas e depois pensamos : Calma aí !
Evitamos que o fanatismo islâmico se espalhe com uma presença militar neo-colonialista dos EUA nesses países , com tropas americanas a atacar as pessoas?
Não me parece.
(...)
Mark Twain escreveu:"Para um homem com um martelo,todos os problemas parecem pregos"
E acho que o problema é esse.
[Os EUA] Talvez tenham de usar diplomacia na China...ou em África".

Ilhéu de Vila Franca: A melhor piscina natural dos Açores

Posted by Picasa

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Maddie: a vida de uma criança inglesa vale mais que a vida de uma criança portuguesa?


O Ministério Público arquivou o inquérito relativo ao caso Maddie, levantando desta forma a condição de arguido aos pais de Madeleine McCann e a Robert Murat. O caso poderá, no entanto, ser reaberto caso surjam «novos elementos de prova».

Toda a gente estará a esta hora a pensar e/ou a escrever sobre o assunto.
E o que eu pense ou possa escrever aqui pouca relevância terá, mesmo assim duas ou três ideias que retive de tudo isto:

- É lamentável que este caso tenha sido transformado numa guerra Portugal-Reino Unido.
- É estranho que os pais da pequena se tenham rodeado de grandes assessores de marketing.
- É inaceitável que Portugal tenha mobilizado tantos meios para encontrar Maddie e que em casos de desaparecimentos de crianças portuguesas não tenha feito nem metade do esforço.
(A vida de uma criança portuguesa é "cotada em bolsa" abaixo de uma criança inglesa?
Porquê? Porque podemos perder turistas!?)
- É lamentável a xenofobia inglesa perante os portugueses em geral e a polícia em particular.
- Estou muito curioso para saber o que tem a dizer o inspector da PJ demitido porque os ingleses achavam mal que ele tivesse duas horas de almoço e ... que bebesse ao almoço!?
- Gostaria de saber o que diriam os portugueses de um casal português que às 20h00 fosse jantar fora e deixasse as suas crianças sozinhas...a dormir!? Às 20h00!?
- Choca-me que a página internet dos McCann, tenha uma loja para venda de produtos!?

domingo, 20 de julho de 2008

Classe média: comida ou... internet!


O DN coloca os portugueses entre a espada e a parede, ou melhor entre a comida ...e a internet!
Os tempos não estão para brincadeiras!

sábado, 19 de julho de 2008

"Jesus Fucking Christ !"


Lou (arrogante e genial) Reed
A inusitada expressão é de Lou Reed quando soube que tocava no mesmo dia, mesma hora e mesmo local que Leonard Cohen: hoje à noite em Lisboa!Numa entrevista por telemóvel à revista Visão, Lou Reed não escondeu a sua estupefacção:"Mas porque raio nos contrataram para a mesma noite?! Isso é completamente louco, não acha? Adorava ir ver o concerto de Leonard. Queria vê-lo actuar. Porque é que nos contrataram para o mesmo dia?".E algumas perguntas mais à frente (a que por sinal respondeu com grande sobranceria) voltava à carga:"Mas ainda não consegui perceber porque é que toco na mesma noite que o Leonard. Eu não vou aí assim tantas vezes, e o Leonard Cohen, sabe Deus há quanto tempo não toca aí...
Isso é mesmo estranho. Porque é que acontecem estas coisas estúpidas?
Jesus Fucking Christ!"

E ironia das ironias, estando eu no mesmo dia, à mesma hora, e no mesmo local dos dois senhores não poderei ir ver nenhum deles!
Mas se pudesse iria ver Leonard Cohen.
È que a arrogante entrevista de Lou Reed (tem mesmo de ler a entrevista) fez com que descesse muito na minha consideração.
Digamos que só se safa por esta tirada:
"Voto em qualquer candidato que possa derrotar os republicanos. Qualquer um que nos livre de Bush e de uma guerra nojenta e imoral que nunca devia ter acontecido."

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Porque MENTE, descaradamente, a SATA ?


Quando o passageiro do voo das 8h15 de hoje PDL-LIX chegou ao aeroporto João paulo II
(às 7h15) ficou satisfeito; o "aparelho" já tinha chegado, pelo que o voo iria sair a horas.
Mas não.
Primeiro, a SATA decidiu mudar a porta de embarque.
Depois o tempo foi passando...
Cerca das 8h08, a equipa de limpeza abandonava o "aparelho".
Às 8h10 anunciava-se pelos altifalantes que o voo sairia às 8h25 "devido á chegada tardia do aparelho".
MENTIRA, como já vimos.
Às 8h15, uma carrinha do estabelecimento prisional de P.Delgada estacionava junto ao "aparelho" e dela saíam três indivíduos, provavelmente um preso e dois guardas (que haveriam de sentar-se na última fila).
Ás 8h16 deu-se início ao embarque.
O nosso passageiro ao chegar ao seu assento deparou logo com papéis pelo chão, sinal de que a limpeza fora feita à pressa e com pouco cuidado.
Às 8h40 uma das hospedeiras fala aos passageiros, diz quanto tempo vai demorar a viagem, deseja um "pleasant flight"...e não pede qualquer desculpa pelo atraso.
Às 8h45, o Airbus A-320 "S.Jorge" descola. O atraso é de cerca de meia-hora, perfeitamente desculpável, em outras circuntâncias.
Decorridos 5o m desde o início da viagem é a vez do comandante falar aos passageiros.
Que o tempo em rota está bom, que à chegada a Lisboa serão tantas horas , uma hora a mais que em P.Delgada, que a temperatura será de tantos graus...ah..."pedimos desculpa pelo atraso... que se ficou a dever à chegada tardia do aparelho". MENTIROSO !
A viagem foi agradável. A chegada a Lisboa foi pelas 11h40 (10h40 hora dos Açores)
E agora pergunto eu, havia alguma necessidade de mentir aos passageiros?
Estamos todos fartos de fazer viagens com atrasos de meia-hora ou bastante mais.
Mas ainda mais fartos da desculpa , que nada desculpa, da "chegada tardia do aparelho".
É que o aparelho é da Sata, não é nosso.
E se o "aparelho" chega, quando chega, tardiamente, deve-se à gestão que a Sata faz da sua frota!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Zapping


Eu também sou muito esquecido

“Nunca disse que a CAP era da direita ou que a CNA era de extrema-esquerda”.
Jaime Silva, Ministro da Agricultura, revista Sábado

Quantos são, quantos são?

Não tenho medo dos Dupond e Dupont da direita: o professor Marcelo e o Paulo Portas. Eles dizem o que lhes apetece e temos de olhar para eles como se fossem grandes senhores”.
Jaime Silva, Ministro da Agricultura, revista Sábado

E come com a boca cheia!

“Se pudesse mandava um petardo ao Presidente da República. Vive ao lado do Museu Berardo e ainda não o visitou. E é o grande culpado por a economia estar de rastos”.
Joe Berardo,revista Sábado,no dia em que conheceu Joe Petardo,o novo boneco do Contra-Informação

Sócrates fuma “Se me dão”

“Fomos a um restaurante onde [Sócrates] me cravou seis cigarros durante o almoço…- e eu que tenho os cigarros contados até ao fim do dia, porque gosto sempre que sobrem alguns! Vem um não fumador e dá-me cabo da coisa e obriga-me a ir às bombas de gasolina a meio da noite”.
Miguel Sousa Tavares, Diário de Notícias

Boas bandeiras

“Se não tiver retirado as tropas do Iraque, aprovado um sistema universal de saúde e criado uma nova política energética que reflicta a nossa independência do petróleo estrangeiro e um sério compromisso com o aquecimento global, então teremos perdido o barco”.
Barack Obama e os objectivos para um primeiro mandato como presidente dos EUA
Sábado/Rolling Stone


É a tentação do costume

“Quando aconteceu o 11 de Setembro a resposta foi de novo ideológica. Havia uma resposta adequada e pragmática quando se foi atrás dos talibãs e da Al-Qaeda. Mas, quase de imediato surgiu esta noção: “Vamos expandir os nossos objectivos e impor a nossa vontade como superpotência única”.
Barack Obama, Sábado/Rolling Stone

O 'Açor' ainda tem asas

“Sinto pena por ele nunca ter jogado em Portugal.
Fui substituí-lo no Salamanca e sempre o tive como referência, inspiração. Ele jogaria esta época facilmente em qualquer clube europeu”.
Makukula,A Bola (sobre Pauleta)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

O duro ataque de MST a Durão; candidato ao "Mais violento ataque do ano"


“De todas as actuações de todos os políticos desde o 25 de Abril, aquela que eu mais desprezo foi a do Durão Barroso. É de todos os políticos aquele por quem eu tenho menos consideração. Acho que ele fez, e estará disposto a fazer qualquer coisa simplesmente pelo poder e mais nada.
(…) Em Durão Barroso não há a mínima noção de serviço público na política. Ele está no poder apenas pelos sinais exteriores de riqueza e pelo que isso lhe dá de importância e de exposição mediática.
Não tem, posso estar enganado - o meu pai tinha uma frase,”queira Deus que eu esteja enganado”-, nenhuma intenção nobre da política. Nunca teve e o facto de a Europa o ter escolhido para comissário demonstra a que baixo nível chegaram os líderes hoje em dia. Que saudades dos Willy Brandts, dos Olof Palmes e do Felipe Gonzalez. Era outra coisa.”
Miguel Sousa Tavares,Diário de Notícias,13 de Julho de 2008

Benvindo!


Estou muito satisfeito com a escolha de Carlos Queirós para seleccionador nacional.
E muito satisfeito por Scolari ter "dado o fora".
A pré-publicação do livro "Luiz Felipe,o homem por trás de Scolari", não me fez mudar de ideias, antes pelo contrário.
O livro levanta a ponta-do-véu sobre a polémica à volta de Baía, sugerindo que Baía não foi convocado porque "alguns jogadores se queixaram do guarda redes"!?
Vítor Baía seria "um foco de instabilidade"!?
Sobre Carlos Martins: "quase deitou tudo a perder, ao aparecer lesionado"!?
Não preciso de ler mais.
Sobre o livro de Scolari digo como o outro:
"Não li e não gostei"!

Roosevelt e os Açores, ou como a globalização já é coisa antiga


O livro “Franklin Roosevelt e os Açores nas Duas Guerras Mundiais”, coordenado por Luís Nuno Rodrigues, é apresentado amanhã, dia 17 de Julho, às 11h00, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, Açores.
Luís Nuno Rodrigues é Doutor em História Americana pela Universidade do Wisconsin (EUA) e em História Moderna e Contemporânea pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Actualmente é Professor Auxiliar com Agregação no Departamento de História do ISCTE.
Escreveu, entre outros,No Coração do Atlântico: os Estados Unidos e os Açores (1939-1948), Portugal e o Atlântico: 60 anos dos Acordos dos Açores.
O lançamento insere-se no âmbito do I Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt que está a decorrer em Ponta Delgada.

Mais um que viu ...o óbvio !


Nunca hei-de compreender Guantânamo


Left to right: Processing suspected Al Qaeda and Taliban detainees at Camp X-Ray at Guantánamo Bay, Cuba, January 2002. (© AFP / Shane T. McCoy)

Cuba e Estados Unidos não se podem ver...e no entanto é em Cuba que os Estados Unidos têm a sua base mais famosa,Guantânamo, que em linguagem simples poderiamos dizer que se transformou nos últimos anos na grande prisão dos "terroristas e dos inimigos da América".
Não faz nenhum sentido que essa base/prisão de má fama se localize em Cuba, a não ser pela sua proximidade dos EUA.
É assim como depositar o lixo no quintal do vizinho; não cheira mal em nossa casa mas está suficientemente perto para o utilizarmos a qualquer hora.
Nuno Rogeiro que esteve em Guantânamo a preparar uma reportagem para a SIC, de que dá conta na revista Sábado, diz que tudo se deve ao tratado de 1903, depois pormenorizado na Emenda Platt, que refere que "só é revogável com o acordo das duas partes". Tem sido essa a base jurídica alegada pelos EUA para permanecer na ilha, cujo regime eles tanto repudiam!?
As primeiras imagens gravadas do interrogatório de um detido em Guantanamo foram hoje divulgadas e mostram um adolescente frágil, o canadiano Omar Khadr, a soluçar e a perder a confiança nas autoridades canadianas, agora em situação embaraçosa
O Interrogatório (TV Net)

terça-feira, 15 de julho de 2008

O que diabo faz uma açoriana no Iraque?


Foto Babel Project

Ana Isabel Alves, açoriana, visitou o Iraque há cerca de um mês.
A experiência vem relatada no Expresso das Nove.
Paulo Casaca, eurodeputado que tem dedicado parte importante da sua actividade às questões iraquianas deve estar satisfeito por começar a atrair simpatias para esta sua cruzada.

domingo, 13 de julho de 2008

O nosso médio-oriente


O Público de hoje anuncia na capa uma série de reportagens de Alexandra Lucas Coelho sobre o Afeganistão (Viver e morrer em Kandahar) e diz que o Irão ameaça atacar bases americanas no Golfo.
Mas a foto destacada na capa é do bairro de ... Loures, Portugal, onde também rebentou uma guerra sem quartel.
Não fossem os "poemas" em português escritos nas paredes baleadas, ia jurar que a foto era do Afeganistão, Irão, Iraque, Beirute...ou por aí, por esses lados...

Porreiro pá

Novo Código do Trabalho alarga férias forçadas Trabalho. O acordo entre o Governo e os parceiros sociais (com excepção da CGTP) prevê que as empresas tenham maior flexibilidade no momento de decidir quando e durante quanto tempo pretendem fechar as portas, impondo assim paragens forçadas aos trabalhadores

sábado, 12 de julho de 2008

Zapping


Zapping pelo mundo
Terroristas, entre os SPA's ...
Arábia Saudita – Membros da Al-Qaeda e Jihad numa prisão mais parecida com um centro de férias. Piscinas e jogos para reabilitar extremistas.
A ideia é combater as ideologias mais radicais sem uso da força,explicam as autoridades sauditas. (Destak)
... e os campos de concentração nazis!
Mário Soares compara Guantánamo a campos nazis.
“Prender suspeitos de actividades terroristas sem provas,sem julgamento, sem tempo e trazendo-os à força dos seus países em aviões que fizeram escala em aeroportos europeus para uma base militar em Cuba,só tem comparação com os campos de concentração nazis da Segunda Guerra Mundial. "
(Público)
Ao ataque, contra os infiéis

"No Ocidente, uma corrente em decadência – a dos neoconservadores – sempre desejou um conflito com o Irão. Relatórios dos próprios serviços secretos americanos , que dão o Irão como muito longe de ter armas nucleares, foram desvalorizados pelos neoconservadores, que mantiveram a necessidade de atacar".
(Rui Tavares, Público)
As chaves dos bons negócios

"Goste-se ou não do seu estilo, Hugo Chávez é um líder eleito democraticamente. E, goste-se ou não, o facto de liderar um importante país petrolífero dá-lhe uma dimensão internacional inegável. E é evidente que investir na Venezuela faz todo o sentido".
(Editorial Diário de Notícias)
Em directo e ao vivo

TV da China sem mordaça nos Jogos
Televisão estatal renuncia ao atraso de 30 segundos nas transmissões em directo.Imagens das competições olímpicas serão transmitidas em tempo real.
(A Bola)

Zapping pelo país
Pobreza está proibida em Portugal. Os maus alunos também!
"Aparentemente, Portugal tem pobres a mais e bons alunos a menos.Nos últimos dias ,o poder político começou a mudar as coisas: a Assembleia da República fez uma lei a banir a pobreza e alguém calibrou os exames para deixar passar mais alunos."
(Rui Ramos, Público)

Os biscoitos da tia Milu

(…) "aquela pose negligée,ar maroto,na foto grande, e a candura da carita pousada no dorso da mão direita, na segunda imagem ao alto da página 25, fazem-nos lembrar, com ternura incontida, uma titi infinitamente docinha,que faz biscoitos de manteiga como ninguém."
Santana Castilho,Professor do Ensino Superior, Público
(comentando a entrevista da Ministra da Educação ao Expresso)
Saturado de Lobo Antunes

"Nada se passa nestes últimos romances deste autor. Eu não consegui passar da página 30 de Eu hei-de amar uma pedra, nem da página 20 de Ontem não te vi em Babilónia
E fiquei-me pela página 10 de O meu nome é Legião.
A culpa será só minha? Acho tudo aquilo uma fraude, a começar pela disposição gráfica do texto. E não me venham com as tretas da estética – aquilo não é estética nenhuma: é pura aldrabice para que os romances tenham muitas páginas … E ninguém diz nada? "
(Victor Rui Dores, António Lobo Antunes,ou a saturação das palavras, Açoriano Oriental, 8 Julho 2008)

Zapping pelas ilhas
Quem te avisa teu amigo é

"A Protecção Civil não acredita que vai haver erupções vulcânicas nos Açores.
Só sabe que, de sete em sete anos, há grandes crises sísmicas e depois vai emitindo uns comunicados caridosos sobre cada situação."
(Victor Hugo Forjaz , Lusa)

"Os vulcanólogos dos Açores não estão sintonizados e cada um trabalha para o seu lado – há diferentes escolas que sustentam vários cenários. E a Protecção Civil só consulta um grupo. "
Idem

Também temos o nosso "Bispo de Setúbal"
"Com a experiência que tenho hoje , penso que devia ter sido mais radical , ter assumido posições mais frontais, mesmo que isso custasse mais do que um interrogatório da PIDE. Hoje estaria na disposição de correr outros riscos.
(…) Continuamos a ser uma Região em que a coesão social é muito fraca. Há ainda muita miséria na nossa terra."
(Monsenhor Weber Machado Pereira, em entrevista ao Açoriano Oriental)

O lixo...à mesa.


Rua dos Mercadores,P.Delgada,Sábado,5 Julho 2008, poucos minutos depois das 20h00
A foto do "Flagrante" de hoje do jornal Açoriano Oriental fez-me publicar esta foto que tirei exactamente há uma semana.
Nesta foto um carro de recolha de lixo da Câmara Municipal de P.Delgada acaba de recolher o lixo na "ilha ecológica" da Rua dos Mercadores.
Passavam poucos minutos das 20h00. Aproximava-se o momento da chegada dos carros do Sata Rally Açores às portas da cidade. E este carro recolhia o lixo na Rua dos Mercadores!
A foto de hoje do Açoriano Oriental, na última página,retrata a passagem de um carro de recolha de lixo, idêntico ao da minha foto, a passar à hora do jantar em frente à esplanada do restaurante O Avião.Como a rua é muito estreita o carro quase esbarra com as mesas. Onde há gente sentada a comer. E pelo menos uma pessoa de pé, incrédula (?).
Quem define estes horários para a recolha do lixo?
A Câmara?
E não vê este atentado ambiental?
E não muda estes horários?
Por amor de Deus, façam alguma coisa para acabar com este nojo.

Virou-se o feitiço...contra o feiticeiro!