domingo, 6 de julho de 2008

Ainda as Portas do Mar


Foto GACS
O espectáculo, já o disse, valeu pelos acrobatas.
A fazer lembrar a Expo 98 e a "Peregrinação" (acho que era assim que se chamava).
Aliás, a muitas pessoas o dia de ontem fazia lembrar a Expo, fosse pelo espectáculo, fosse pela obra em si.
O resto do espectáculo teve uma boa banda sonora, de suporte a um texto dito por uma daquelas vozes que tanto vende os Açores, como tampões "Tampax".Vende bem. Mas foi repetitivo.
No final, quando o "speaker" de serviço (gago!?, ou seria do som) agradeceu em nome do senhor presidente do Governo gritando Viva os Açores, ao meu lado alguém acrescentou ironicamente "Viva o PS"...
É que o texto que serviu de base a esta "ópera do mar" por várias vezes parecia mesmo inclinado a culminar nessa apologia rosa.
Não foi só impressão minha, pelos vistos.
Do resto da inauguração (nao fiquei para os DJ'S) saliento ainda algum descuido (?) no fogo de artíficio. O que foi lançado do lado da terra atingiu com "faúlhas" de alguma dimensão o tecto do Hotel Açores Atlântico , de pelo menos uma residência e talvez da igreja de S.Pedro, e não sei se não tera caído na cabeça de alguns dos espectadores na zona do Hotel.
Um perigo para a integridade física das pessoas e que podia também ter causado algum incêndio.
A obra aí está. Provavelmente nunca saberemos quanto custou a inauguração.
Mas isso não nos pode impedir de reconhecer que é uma grande obra (não só em área) e não podemos criticá-la com "argumentos" parvos como o daquele do Manuel Moniz, do Diário dos Açores, que dizia que as gaivotas tinham encontrado um novo poiso na nova marina e que agora era preciso andar a limpar a porcaria que elas faziam.
Como se a culpa de haver gaivotas fosse também do Governo!?
O Manuel Moniz merecia que uma gaivota se descuidasse e lhe deixasse a porcaria em cima da cabeça.
Tanta tolice é demais.

12 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Meu caro,

Antes de mais, um obrigado por publicar essas imagens, pois permite a que pessoas como eu, que estão fora da sua estimada região, possam ver o que foi feito (na inauguração, porque a obra em si pode ser vista no site oficial).

Parece-me que houve um grande exagero nessa inauguração. Admito que talvez fale assim já condicionado por saber dos rumores que foram gastos 2 milhões (se realmente é verdade, é inacreditavel, no minimo). Porque se realmente foi semelhante à inauguração da Expo '98, então é mesmo megalómano, porque a Expo foi uma exposição mundial e na capital do país.

A expressão "pão e circo" já tem muitos séculos, ainda assim parece que se mantém intacta a sua viabilidade em Portugal (não é só Açores, na Madeira também e não falo de outras regiões por desconhecimento). E o facto deste tipo de obras e consequentes festas de inauguração, acontecerem sempre alguns meses antes de eleições, deve ser motivo de alguma preocupação. Se isso acontece, fica provado que o "pão e circo" funciona.

Quanto à obra em si, espero ter tempo para escrever um postal na "máquina de lavar", mas aquilo que me é dado a perceber, e novamente insisto que estou longe, é que é uma grande obra, que terá obrigatoriamente efeitos positivos na economia pontadelgadense e, bem assim, na economia regional, mesmo com todas as peripécias relativas aos negócios que ali vão crescer. O turismo tem que ser o futuro motor da economia açoriana, faltava decidir como fazê-lo, e que estratégia. Parece que a estratégia vai ser apostar nos cruzeiros. Eu devo dizer que não sou totalmente a favor dessa aposta. Porque, cruzeiros implicam algum impacto ambiental. E, por outro lado, porque há outras opções, também viradas para o mar (tem que ser), mas que apostassem mais num turista mais endinheirado, que procure férias de qualidade e não o turista de massa, que virá nos cruzeiros.

Enfim, são opções. Espero, sinceramente, que o investimento tenha o retorno o mais rapidamente possível e que gere emprego de qualidade e economia.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Rui,
ouvi agora no Telejornal da RTP-Açores que o custo da inauguração foi de 1,4 milhões, embora incluindo já a animação programada ate final do ano.
Sendo assim, e comparativamente com o que se gasta nas festas de Verão por esses Açores fora até não é tão escandaloso assim.

Anónimo disse...

Ok, se admitem 1,4 milhões, o mais provável é ter chegado ou ultrapassado os 2 milhões. Não há fumo sem fogo.

Anónimo disse...

ainda bem q encontro alguém com a mesma opinião . também me tinha parecido haver um discurso político subliminar no texto do espectáculo. eu não queria acreditar. agora já me sinto mais inclinado nessa direcção. é preciso ter lata

Jordão disse...

...essa semana, no sitio do costume!

Jordão disse...

Caro Rui, que turismo de qualidade? Aqui na ilha tens 4/5 restaurantes razoáveis, mais 3/4 taxistas bons profissionais, no turismo - ali da avenida, são sempre muito antipáticos, só temos 3 hotéis que entraram no top 100 nacional e 2 deles mais pelo sitio do que pela qualidade dos serviços e das instalações!
Também sou da mesmo opinião mas primeiro é preciso repensar nesses pormenores todos - é que por exemplo um recepcionista num hotel de 4 estrelas em Lisboa ganha mais 150% do que aqui – aí está todo a diferença – e são essas pessoas que têm o contacto directo com os clientes e são esses que no fundo são a imagem dos Açores, para além da nossa Natureza. Como é possível um qualquer chefe de cozinha de um hotel em Lisboa ganha entre 5 a 6 vezes mais do que muitos dos nossos chefes!
Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois é Mário,
não sei se o que irrita mais não é mesmo o facto do discurso político subliminar...
estar afinal muito pouco subliminar.
o gato não está escondido com o rabo de fora...o gato está todo bem à vista.
Isto mão é ter lata...é uma latoaria!
Não havia necessidade.

P.S. Quanto a algum descuido com o fogo de artifício depois de ver a gravação da emissao da RTP-Açores percebi que tinha sido do topo do edificio do Hotel Açores Atlantico!

Anónimo disse...

Manuel Moniz não é nem nunca foi jornalista, coisa nenhuma. É um mercenário que já esteve a soldo do PS, de Ricardo Rodrigues e de Fernando Lopes (ex-sec.da agricultura, lembram-se?)no Jornal das Ilhas (tb conhecido como Jornal sem Pilhas) e agora está ao serviço de Américo Viveiros. Portanto, dali não esperem nada. Contra, contra, contra. Seja o que for, desde que não venha do padrinho, ou do patrão. Assim se faz jornalismo nesta terrinha.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Pois Jordão, era nesse tipo de áreas que era preciso investir, é que há mais vida além do betão, mas pronto, agor está feito é tentar tirar o melhor partido.

Fiat Lux, 1.4 milhões numa noite é muito seja em que parte do mundo for.

Anónimo disse...

Numa noite é demasiado. Completamente de acordo.
Mas se vai pagar tambem a realizaçao de espectaculos ate ao final do ano (e estamos quase a meio do ano) isso significa muitas noites mais e muitos espectaculos.Dependendo da sua categoria pode significar muito dinheiro.Quer seja nas Portas do Mar, no Teatro, Coliseu ou noutro palco. O que digo é que se for tudo contabilizado talvez não seja tão chocante olhar para esses números, ainda mais se comparados com o custo de programas de festas de Verão com cantores pimba,por esses Açores fora.
Não digo que não é muito. Só digo que esse muito torna-se mais "pequeno" se não for olhado isoladamente e se for comparado com o custo de outras festas.

Rui Rebelo Gamboa disse...

já agora, uma pergunta:

quem organizou e os artistas são cá dos Açores, quando digo são, digo vivem cá nos Açores, pagam os seus impostos e fazem a sua vida (compram bens e usam serviços) nos Açores?

Porque se era para gastar essa pequena fortuna, que ao menos fosse com gente que depois volte a gastar o dinheiro cá.

Não sei mesmo quem foi à festa, quem organizou e quem actuou.

Fiat Lux disse...

Rui, o que sei dos artistas :
-acrobatas, Argentina e Reino Unido
-cantores Carlos Alberto Moniz, Lúcia Moniz, Sandra Medeiros, Francisco Corvelo, Coro Vox Cordis,
Guitarrista Nuno Bettencourt
banda (?)
figurantes nos barcos (deduzo que fossem de cá) ...
Não percebo porque é que não foi distribuida informaçao detalhada sobre os intervenientes, apesar da Associação Portas do Mar ter publicado uma revista!?