quarta-feira, 30 de julho de 2008

Perché no chiuda in su ? (*)

"Quaresma não é um campeão. É um driblador. Quando está num dia bom, enerva muita gente. Mas, normalmente, não faz a diferença. Quando era novo, parecia um campeão, mas hoje em dia é apenas um bom jogador".




Arrigo Sacchi
(*) Tentativa desajeitada de traduzir para italiano o célebre "Porque no te callas?"

5 comentários:

Rui Rebelo Gamboa disse...

Sacchi sabe muito de futebol e aqui demonstra também o seu conhecimento. O Quaresma já foi uma grande promessa, no tempo em que o Ronaldo também o era, mas agora é mesmo isso: apenas um bom jogador, eu acrescentaria que é um jogador bom para consumo interno em Portugal, nada mais. Neste mundo do futebol, onde reina o capitalismo mais selvagem, onde quem tem dinheiro tem os melhores jogadores, se o Quaresma fosse mesmo esse grande jogador, já estaria num grande, há, pelo menos, dois anos, teria saído depois daquela grande época que fez com Adriaanse, onde parecia (realce para o parecia) que também defendia e jogava para o conjuto, em vez de só para si. A verdade é que parecia só, na verdade o Quaresma joga só para si e enerva mesmo muita gente, da sua equipe, leia-se.

Já sei o que os portistas vão dizer, mas eu respondo já: sim, o Quaresma marcou aquele grande golo ao Benfica e continuará a marcar e a fazer grandes jogadas, mas só cá dentro, ele é bom apenas para consumo interno.

Fiat Lux disse...

Rui
o Cristiano Ronaldo era o maior individualista (e ainda é por vezes)e mudou.
Se o Quaresma apanhasse com um Ferguson poderia evoluir muito.
Com Mourinho estou convencido que também iria crescer mais alguma coisa.
Ele ainda é novo, não é nenhum veterano, ainda pode dar muito ao futebol português.Por mim ainda não "desisti" dele.
Já agora como está o teu italiano?
Será que a minha frase está correcta? :)

Rui Rebelo Gamboa disse...

O Quaresma já faz 25 este ano, portanto já está a acabar o prazo para melhorar as suas prestações. O problema dele não é tanto o individualismo, por si só, é o facto de não ser constante, o Ronaldo é individualista, é certo, mas apresenta resultados durante a época toda (ou quase toda, pois no Euro não esteve bem, mas parece que estava lesionado), o Quaresma, por seu lado, é individualista quando joga bem, e nesse caso que o seja, mas também o é nas grandes partes das épocas onde não joga bem e é nesses momentos que leva os seus companheiros a esgotamentos nervosos.

Quanto à tradução, diria que sim, que o sentido pode ser esse, numa tradução para inglês podeira ser algo do género "shut it", claro que não traduzimos isso para "fecha-o", mas sim para "cala-te".

É claro que no meu último post, quando falo em novos blogues que trazem algo positivo à blogosfera açoreana, falo, entre outros, do Fiat Lux.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Grazie :)

Jordão disse...

Quaresma num dia bom “escarrola” qualquer defesa! O problema é que são cada vez mais raros esses dias! Mas são jogadores como ele que fazem do futebol um verdadeiro espectáculo, que fazem levantar estádios inteiros (ou calar como no caso da luz!) Quaresma com Mourinho vai dar ainda muito que falar!