sexta-feira, 18 de julho de 2008

Porque MENTE, descaradamente, a SATA ?


Quando o passageiro do voo das 8h15 de hoje PDL-LIX chegou ao aeroporto João paulo II
(às 7h15) ficou satisfeito; o "aparelho" já tinha chegado, pelo que o voo iria sair a horas.
Mas não.
Primeiro, a SATA decidiu mudar a porta de embarque.
Depois o tempo foi passando...
Cerca das 8h08, a equipa de limpeza abandonava o "aparelho".
Às 8h10 anunciava-se pelos altifalantes que o voo sairia às 8h25 "devido á chegada tardia do aparelho".
MENTIRA, como já vimos.
Às 8h15, uma carrinha do estabelecimento prisional de P.Delgada estacionava junto ao "aparelho" e dela saíam três indivíduos, provavelmente um preso e dois guardas (que haveriam de sentar-se na última fila).
Ás 8h16 deu-se início ao embarque.
O nosso passageiro ao chegar ao seu assento deparou logo com papéis pelo chão, sinal de que a limpeza fora feita à pressa e com pouco cuidado.
Às 8h40 uma das hospedeiras fala aos passageiros, diz quanto tempo vai demorar a viagem, deseja um "pleasant flight"...e não pede qualquer desculpa pelo atraso.
Às 8h45, o Airbus A-320 "S.Jorge" descola. O atraso é de cerca de meia-hora, perfeitamente desculpável, em outras circuntâncias.
Decorridos 5o m desde o início da viagem é a vez do comandante falar aos passageiros.
Que o tempo em rota está bom, que à chegada a Lisboa serão tantas horas , uma hora a mais que em P.Delgada, que a temperatura será de tantos graus...ah..."pedimos desculpa pelo atraso... que se ficou a dever à chegada tardia do aparelho". MENTIROSO !
A viagem foi agradável. A chegada a Lisboa foi pelas 11h40 (10h40 hora dos Açores)
E agora pergunto eu, havia alguma necessidade de mentir aos passageiros?
Estamos todos fartos de fazer viagens com atrasos de meia-hora ou bastante mais.
Mas ainda mais fartos da desculpa , que nada desculpa, da "chegada tardia do aparelho".
É que o aparelho é da Sata, não é nosso.
E se o "aparelho" chega, quando chega, tardiamente, deve-se à gestão que a Sata faz da sua frota!

6 comentários:

Anónimo disse...

O piso estava esburacado e havia nevoeiro nas curvas. O que é que queres? O comandande não podia exceder os 60km/h colocados ao longo da rota, em sinalização vertical. Além disso o homem esqueceu-se de dizer que tinha apanhado uma operação stop, e uma fila de 1000km. É legitimo, este atraso. O que é que queres. C'est la vie. Ça c'est la SATA-Sacanas Atrasados e Aldrabões.

Em Outubro Vota em Branco.

Anónimo disse...

O psoquiatra sofre de disturbios mentais. O seu descontentamento por tudo o que nos rodeia e o pessimismo generalizado é a consquencia de ter sido sempre uma pessoa com grande falta de personalidade e da sua mediocre inteligencia e falta de vontade para trabalhar.

Rui Rebelo Gamboa disse...

A minha experiência diz-me que esse tipo de prática é normal na maior parte das companhias aéras, se bem que cada vez com menor frequência.

Dou-vos um exemplo: ia para um destino para o qual não saem vôos de Lisboa (quero dizer, saem, mas poucas vezes por semana) por isso tive de ir para Madrid. A companhia era a Ibéria (pior companhia que já voei). Era Verão. Mantiveram-nos na pista em Lisboa uma hora, com o descarte que havia uma "tormenta" - tempestade em Madrid. Esperamos, deseperamos e transpiramos muito. 2/3 das pessoas que estavam nesse vôo iam apanhar o tal vôo em Madrid. Quando chegamos a Barajas o tal vôo tinha acabado de sair e nem vestígios de "tormenta", aliás o sol brilhava e o calor era imenso. Ficamos todos a pé.

Conclusão: depois de pedirmos muita explicação, ficamos a saber que a Ibéria tinha ocupado os nossos lugares com outros passageiros. Deram-nos duas hipóteses, ou esperar até ao dia seguinte, ou ir noutra companhia para outro destino e nesse esperar por outro vôo para o nosso destino final. A única coisa que nos deram, foi um voucher para comermos uma sandes e um sumo.

Por isso, entre Ibéria e Sata, minha rica Sata.

No entanto, devo dizer que cada vez menos apanho atrasos nos vôos nos aeroportos da Europa. Partem todos à hora certa, no máximo com 10, 15 min de atraso, apenas pq a pista está com tráfego.

Mas quanto ao episódio que é descrito no post, apenas uma coisa "não há necessidade".

Anónimo disse...

É isso mesmo Rui:nao havia necessidade.É que um atraso de meia-hora é tao frequente que já nem é considerado atraso por quem viaja com frequencia.
Mas para quê mentir?
O que é que a Sata ganhou com isso?
Nada! Rigorosamente nada!

Anónimo disse...

Caro especialista em desvendar mentiras. O Airbus a320-214 no qual viajou, na noite anterior esteve na TAP ME para a resolução de alguns problemas chegando a Ponta Delgada tardiamente. Quando o viu na palca ja estava atrasado. E como deve calcular, ao entrar num avião o voo tem de ser preparado, o que leva muito mais tempo (claro) se não for um voo regular de "ida e volta". E depois há uma série de outros acontecimentos a que levam que demore o embarque de passageiros.
Por vezes quando nao sabemos da certeza das coisas o melhor é nem falar.

Anónimo disse...

Eu não sou especialista em desvendar mentiras, mas pelos vistos o(a) Sr(a) é especialista em assuntos de aviões(TAP ME).
O avião em causa até pode ter tido problemas na noite anterior, mas se às 7h15 o avião estava em P.Delgada, não estava atrasado para um voo que se realizaria uma hora depois!? Uma hora é o tempo entre a chegada e a partida dos voos da Sata Internacional e da Tap.
Que há uma série de outros acontecimentos que levam a que demore o embarque de passageiros, isso sei eu (e não preciso de ser especialista em aeronáutica) e relatei exactamente um deles: o transporte de presos.
Já agora se está tão bem informado sobre os voos da Sata (provavelmente é funcionário da empresa ou da ANA)tente saber o que se passou com o atraso de mais de uma hora do voo LIX-PDL programado para as 12h50 da passada segunda-feira.
Ou então espere para amanhã que eu conto-lhe a história. "Vendo pelo mesmo preço que ma venderam a mim".
Mas já lhe posso adiantar que não se deveu "à chegada tardia do aparelho"!