segunda-feira, 7 de julho de 2008

A entrevista de Carlos César à RTP-Açores

-César ... é melhor que Costa Neves

Primeiro a comparação inevitável: foi melhor do que a entrevista com Costa Neves.
Porquê? Porque houve melhor coordenação dos dois jornalistas, porque não houve um "caso" que levasse a uma quezília pessoalizada entre o entrevistado e um dos jornalistas e por último,
a razão mais importante: Carlos César não será mais sério que Costa Neves, mas é claramente melhor que Costa Neves, pelo menos a dar entrevistas!

- A "sombra" de Berta Cabral

César diz que não tem nenhuma questão pessoal com Berta Cabral, e que não a teme, ela sim foge de o enfrentar nas eleições regionais.
A pergunta foi a propósito da omissão no discurso de César à Câmara de P.Delgada na hora de referir os contributos para as Portas do Mar.
[Uma deselegância imperdoável]
Pena que não lhe tenham feito hoje a pergunta do momento:
Quanto custou afinal a inauguração?

- Estatuto

Sobre o envio do Estatuto por parte de Cavaco para o Tribunal Constitucional ,César disse que
"se junta a fome à vontade de comer", e acusou os políticos continentais, inclusive os socialistas ,de serem uma classe "potencialmente centralista".
César prevê que o TC dê razão à maior parte das dúvidas levantadas por Cavaco Silva.
E disse que se a proposta de revisão do Estatuto sofrer muitos cortes então mais vale guardar as energias para voltar à carga numa futura revisão da Constituição.

- Mau relacionamento com Sócrates

Negou, diz que são amigos de longa data...só que "Sócrates não tem a margem que Guterres tinha para ajudar a RAA".
[Mas não ouviu, ou fingiu não ouvir, a alusão de Rui Goulart à troca de acusações de mentira em que os dois governantes já se envolveram]

- Recandidatura

Reconheceu que tinha aproveitado para retirar benefícios da República, ao alimentar um pequeno tabú sobre a sua recandidatura.
Disse que Sócrates "insistiu repetidamente" para que ele se recandidatasse.
[No fundo é o reconhecimento de que fez chantagem com Sócrates, o que sendo baixa política não é nada que o primeiro-ministro não mereça]

- Mau relacionamento dentro do Governo

César negou, peremptoriamente, um mau relacionamento entre os membros do Governo, ao ponto de mal se falarem nas reuniões.[Mas também nunca o iria admitir!]
E sobre a sede de protagonismo dos Secretários diz que vai ao ponto , na sua ausência, de agendar as conferências de imprensa a dar pelos membros do Governo !?
[Mas sabe-se que José Contente, Vasco Cordeiro e Sérgio Ávila não morrem de amores uns pelos outros, exactamente porque querem todos ocupar a cadeira do líder quando este se retirar]

- Transportes Marítimos

Reconheceu que nem tudo correu bem, mas diz que as coisas vão mudar com os novos barcos e que se houver algum atraso, por cada mês de atraso na entrega dos navios, a Região receberá 1,5 milhoes de euros.
[Nada que contribua para a felicidade dos passageiros que ficarem ...a ver navios]

- Sata

Disse que , apesar da vida estar cara, as passagens são todas mais baratas do que quando chegou ao Governo em 1996, e que o "code share" Sata/Tap não penaliza os açorianos.
[A afirmação demagógica da noite]
Os açorianos seriam penalizados - diz - se houvesse uma liberalização, que é o que está a acontecer na Madeira com as passagens de residentes a subirem em flecha.
Sobre as dúvidas levantadas pelo PSD ao processo de aquisição da nova frota, lembrou que os aviões ATP adquiridos quando Berta Cabral estava à frente da empresa foram adquiridos ...sem concurso público!

- Classe média

Criticou o PSD por só agora se preocupar com a classe média. Admitiu no entanto que se preocupa mais com os mais pobres, mas que medidas como a contenção do preço de combustíveis, (mais baratos nos Açores que no resto do país) são um exemplo de que o Governo também se preocupa com a classe média.

- Falta de democracia nos Açores

Diz que é uma acusação sem fundamento.
Que a oposição no parlamento nunca teve tantos direitos como agora
e questionou a produção parlamentar do PSD que "nunca fez uma interpelação ao Governo"
Diz ainda que se alguém for penalizado por uma questão de cor partidária, agirá com mão pesada. Disse que anda muito atento a essas questões.
[Poderá andar atento, mas há muita coisa que lhe escapa e tal como nos tempos de Mota Amaral, já houve muita gente prejudicada por causa do cartão partidário, da sua falta ou da sua cor.]

- Mandato até ao fim

César que dizia que dois mandatos bastavam, está a finalizar o terceiro e candidata-se a um quarto, que a acontecer,garante, é "para levar até ao fim".
Deixou claro também que não será candidato à AR, pois "não gosta de misturar as coisas".
(Durante anos Mota Amaral seguiu essa prática: era o cabeça-de-lista pelos Açores sabendo de antemão que não iria ocupar o cargo no parlamento nacional. Esta prática permitir-lhe-ia no entanto "refugiar-se" na AR em Lisboa quando por iniciativa própria abandonou o Governo dos Açores.)
Se Carlos César ganhar as próximas eleições e não completar o mandato como Presidente do Governo não terá esse lugar à sua espera, mas terá certamente muitos sítios para onde ir.
(Hoje disse que já recebeu muitos convites - deduz-se que para ocupar cargos políticos fora da Região - e que até agora não aceitou)

7 comentários:

Anónimo disse...

Excelente análise!

Anónimo disse...

Concordo.....

Para aqueles que cruxificaram o Rui, ele deu a resposta, foi acutilante e tentou tirar césar do sério, mas o presidente não caiu.

Rui Goulart voltou ao seu nível, com a excelente colaboração de Berta tavares

Jordão disse...

Realmente o que seriam os Açores sem o Pico (grandes dois Picarotos, um na entrevista de ontem e o outro na análise da entrevista), já agora sem a Terceira, Santa Maria, S. Jorge, Graciosa, Flores, Corvo, Faial e S. Miguel.

Rui Rebelo Gamboa disse...

não vi, não tenho rtp-a onde vivo, por isso desde já agradeço estas análises ao fiat lux, que me permitem ir ficando por dentro do que se vai passando nos Açores.

Pergunta:
Também não vi a entrevista com Costa Neves, mas li que Rui Goulart foi tendencioso (o que para mim foi uma grande surpresa, pois tenho o Rui Goulart em muito boa conta). A pergunta é: teve o Rui Goulart a mesma postura com César?

Em relação à chantagem de César a Sócrates. Chantagem é algo muito feio e mesmo um golpe baixo, seja a quem quer que seja feita, mesmo ao Sócrates. E, se César trata assim o seu camarada de Partido, o que não fará aos adversários políticos.?

Anónimo disse...

Caro Rui
não considero que o Rui Goulart tenha sido "tendencioso" com Costa Neves, embora possa reconhecer que por momentos tenha perdido um pouco a calma, mas a verdade é que Costa Neves foi deselegante e bruto, ao insinuar por diversas vezes que o Rui estava a falar pelo voz do governo e que nao conseguia libertar-se da propaganda socialista.
Entraram entao numa "guerra de numeros" e aí o Rui foi mais insistente do que é habitual.
Mas eu compreendo. Costa Neves veio brandir estatisticas afirmando sempre que nao confiava no Serviço Regional de Estatistica, mas o Rui contrapôs com dados do Ine e Eurostat que pelos vistos sao insuspeitos até para Costa neves , dados esses que não batiam certo com a argumentação de Costa Neves.
Com tudo isso os animos aqueceram mais do que habitual, de tal modo que por um longo periodo a Berta Tavares ficou a margem da entrevista.
Foi isto que eu vi.
Eu que,tal como tu, tambem tenho o Rui Goulart em muito boa conta.

À tua pergunta: "teve o Rui Goulart a mesma postura com César?"

A minha resposta é:
Não teve exactamente a mesma postura, porque Cesar nao é Costa Neves. O Rui, e a Berta desta vez, bem tentaram atingir as feridas deste governo , mas Cesar é raposa velha e soube sempre dar a volta. E nao era facil a qualquer entrevistador ter feito melhor.
Nem a Judite Sousa.
É a minha opinião, a opiniao de uma pessoa que nao esta comprometida com o PS ou PSD, mas sera natural que os social democratas venham dizer que os jornalistas nao incomodaram Cesar. Eu acho que incomodaram como puderam, mas mais uma vez Cesar é Cesar e Costa Neves é Costa Neves...e aí os jornalistas nao podem ser culpados das capacidades de oratória de ambos.

Anónimo disse...

Concordo com o Fiat lux, o que se escreveu acerca do Rui Goulart foi uma injustiça e uma encomenda do costa neves ao cunhado jose cabriel medeiros avila. O Rui é um excelente bprofissional e tentou o mesmo com césar, só que césar já vinha preparado em não cometer o mesmo erro.

Rui e berta estiveram muito bem ontem, mas césar também porque sabe mais do que costa neves e não se deixou levar, apesar das duras perguntas.

José

Tibério Dinis disse...

Excelente análise, também não vi a entrevista e não a encontrei na net - se alguém souber dela agradecia o link.

Também não percebi o porquê de ambas as entrevistas terem passado ao lado dos órgãos de comunicação social - não li nada de relevante nos jornais online, mais uma vez a blogosfera e em especial o FIATLUX a mostrarem serviço.

Mais uma vez excelente análise.