sábado, 26 de julho de 2008

Lobo Antunes é Prémio Camões...mas agora estou virado para Saramago!




Mas ainda não será este prémio, nem um eventual Nobel, que me vai fazer pegar nos livros de Lobo Antunes. Nesta fase, tal como Victor Rui Dores, acho-os intragáveis.
As sua crónicas ainda vá que não vá, mas os livros...
Pode ser que seja uma fase, quem sabe.
Durante anos achei que Saramago era "ilegível"...e agora estou a descobrir que afinal gosto de ler Saramago.
Tinha lido há muitos anos "Levantado do Chão", a sua obra que mais se aproxima da corrente neo-realista que aprecio.
Depois, levei anos sem me atrever a ler mais nada de Saramago, mesmo depois de ele ganhar o Nobel.
Há algum tempo comecei a ler "Ensaio sobre a cegueira"... e não larguei mais o livro até o acabar.
(Agora espero para ver o filme, Blindness).
Ainda mais recentemente atirei-me de cabeça ao "Evangelho segundo Jesus Cristo". Estou a adorar...No outro dia dei por mim de lágrima no olho, ao ler uma passagem do livro!?
Com Saramago fiz uma pausa em Haruki Murakami, a quem hei-de retornar mais tarde para completar a sua obra.
Por agora é tempo de acabar com o preconceito contra Saramago. Está fora de moda? Paciência, não sou muito de me apegar a modas. As coisas acontecem quando e como têm de acontecer.

2 comentários:

frosado disse...

E faz muito bem. Adoro saramago. Também gostei muito do Evangelho..., mas sei páginas do "memeorial do convento" de cór. Ele é um criativo e um pensador de referência. Não ligo nada a modas, ligo ao q gosto de ler e aqueles com quem aprendo e me elevam o pensamento. Fico contente por ver q não sou a única...

Anónimo disse...

Não, não é a única :)
A seguir vou para o "Memorial do Convento".
Imperdoável ter esperado tanto para ler tudo (vai ser mesmo tudo!) de Saramago.