domingo, 22 de março de 2009

A "esquerda" de Sócrates está à direita do centro!


O Público pergunta se "O mundo está a virar à esquerda?"
E o DN entrevista Francisco Van Zeller que diz que "Portugal precisa de um governo de centro". Se tivermos em conta que este é o governo mais à direita do Portugal democrático talvez fosse um pouco melhor, quem sabe.
Não tendo lido a entrevista, suponho que Van Zeller parte dessa visão lúcida que situa o governo de Sócrates à direita. Assim sendo, centrar significaria um pequeno (?) desvio para a esquerda.
O DN tem um novo site... mas não disponibiliza nada dos seus grandes temas em livre acesso.Poderia ao menos abrir o apetite com dois ou três parágrafos.
Já no Público consigo ler um interessante artigo de Teresa de Sousa
Começa assim:
"A América de Obama virou à esquerda?

Obama quer "social-democratizar" a América? O resto do mundo observa de longe, aliviado e distante, o intenso debate ideológico que marca o fim da era neoliberal no Ocidente.
Hora e meia depois de o Air Force One ter aterrado em Washington, o telefone tocou na redacção do New York Times. O Presidente queria falar com os jornalistas a quem acabava de dar uma longa entrevista na viagem de Ohio para a capital federal. Havia uma resposta que poderia ser mal interpretada. À seguinte pergunta: "As primeiras seis semanas do seu mandato deram já uma ideia das suas prioridades orçamentais. O senhor é um socialista, como algumas pessoas sugerem?" Durante a entrevista, o Presidente multiplicara-se em explicações sobre o Orçamento e as suas prioridades de mais longo prazo mas não dera uma resposta directa à pergunta. Nem quando os jornalistas insistiram, perguntando-lhe qual era, então, a melhor palavra para definir a sua filosofia política. "Se não é socialista, é um liberal [no sentido americano do termo]? Um progressista?" A resposta fora um seco "não vou entrar nesse jogo" e a conversa partira para a política externa. Barack Obama sentira a necessidade de esclarecer: "A resposta teria sido não." O Presidente justificou-se, dizendo que lhe tinha sido difícil acreditar que os jornalistas "estivessem a falar inteiramente a sério sobre essa questão do socialismo".

1 comentário:

Anónimo disse...

Van Zeler considera Sócrates de esquerda e quer um governo mais à direita.
Com quem, pergunta-se.

A esquerda em Portugal hoje está paradoxalmente no CDS/PP e no PPD/PSD.

Manuela Leite, ministra das finanças de um dos últimos governos do PPD/PSD, acha que a crise que temos não se deve ao comprovado deboche financeiro de Durão Barroso e Santana Lopes, mas a Sócrates!
Manuela Leite, ex-ministra da educação, entrou no jogo dos sindicatos comunistas, considerando os professores "agredidos" e "humilhados". Como se não subesse melhor do que ninguém que o sistema não se deve centrar nos professores, mas ser função dos alunos.

O cristianissimo e imaculado CDS/PP optou ao nível regional pela esquerda, considerando estarem em causa "os alicerces da democracia" quando se limita o acesso a pornografia, violência e compras na internet das escolas.

Caro Fiat

Os governos devem adaptar-se à estrutura social e conómica das sociedades que governam.
Mais do que de esquerda, centro e direita, precisa-se em Portugal de bom senso.