quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Festival de Teatro JUVEARTE

Está quase a abrir o pano do IX Festival de Teatro JUVEARTE, organizado pela Associação de Juventude da Candelária. É de 15 a 18 deste mês, novamente no Coliseu Micaelense.
Um enorme e generoso serviço público de uma associação de jovens de uma freguesia rural de S.Miguel. Bem hajam os irmãos João e Ricardo Pereira. Fazem mais pelo teatro do que muitas entidades com muitas responsabilidades, mas com poucas ideias e sem vontade.


Dia 15, Quarta-Feira, O AMPHITEATRUM – Associação Artepalco (S. Miguel)
“Aos Amores” é um espectáculol, com textos de autores diversos, que pretende enaltecer e sublimar o AMOR nas diferentes manifestações das emoções humanas.
Encenação: ELISA GOMES Movimento Dramático: MILAGRES PAZ Música: TERESA GENTIL Interpretes: JOÃO MATIAS, MARGARIDA BENEVIDES, LUIS BARROSO, FATIMA SOUSA, NUNO PEQUENO, JOSÉ MELO, BLU GOMES, ZÉ CARLOS, ISABEL DIAS, CRISTINA CÂMARA, RUI OLIVEIRA, ANDREIA ROSA Produção: ARTEPALCO


Dia 16, Quinta-feira TEATRINHO Grupo de Teatro (Terceira)
Nino e Petru
Num café onde praticamente vivem, Nino e Petru desenrolam a sua vida, num registo de certa forma nonsense. O diálogo que liga os personagens é por vezes quezilento, outras amigável, mas sempre à volta das estórias de cada um e da forma como se podem desenvencilhar de um problema que os afecta constantemente. Todo o texto é dito num idioma inventado, fazendo do espectáculo um enorme desafio para os actores, mas também para o público.Com Nino e Petru, um trabalho realizado a partir de “O Cufé” de Spiro Seimone, o Teatrinho retoma a sua vocação de experimentação e desafio à equipa e ao público que assiste aos espectáculos.
Interpretação - Ricardo Martins e Valter Peres
Cenografia - Paulo Neves
Assistência Técnica - Francisco Soares e José Carlos Azevedo
Banda Sonora - Evandro Machado


Dia 17,Sexta-feira , ESTE – Estação Teatral da Beira Interior (Castelo Branco)
Pax Romana
Um pelotão de legionários romanos recupera das suas mazelas, depois de uma refrega com o inimigo. O retomar da ordem unida, os exercícios e os treinos voltam assim à ordem do dia, que é o que todos fazem quando se alcança um período de acalmia. A harmonia imposta pelo sentido militar é contudo um pau de dois bicos, quando não existe realmente uma voz superior que estabeleça a ordem. Sobretudo, quando tudo depende de três legionários tão diferentes uns dos outros que nem a indumentária o consegue disfarçar.Assente em princípios básicos da Commedia dell'Arte, Pax Romana é um divertimento sustentado no rigor do gesto e do movimento, onde o trabalho do actor se torna o centro de toda a criação. Sem barreiras de linguagem, este é um espectáculo sobre o poder e as relações humanas, protagonizado por um punhado de criaturas que, tal como os da sua espécie, se armam de escudos e lanças, embora não saibam realmente quem são nem ao que andam.
Dramaturgia e encenação: Nuno Pino Custódio
Música: Fernando Mota
Espaço Cénico: ESTE
Figurinos: Marta Carreiras /ESTE
Equipamento bélico: Nuno Elias (Aprendiz de Feiticeiro)
Desenho de luz: César Fortes e Pedro Fino
Fotografia: António Supico
Interpretação: Alexandre Barata, Pedro Diogo e Sérgio Fernandes
Classificação etária: Maiores de 6 anos
Duração: Aprox. 50m (s/intervalo)

Dia 18,Sábado,Companhia de Teatro SOLARIS (Cabo Verde)
PSYCHO

é um espectáculo que vive de expressão corporal e de aquilo que o corpo juntamente com a voz pode transmitir. Tenta lançar novas propostas e abre caminhos para um outro teatro ainda pouco conhecido em Cabo Verde, em que a encenação é bastante presente mas dando ao actor todo o espaço necessário para a exploração do seu corpo na sua total plenitude. Três Fobias, Duas Actrizes, Um Espectáculo – dois seres atormentados por três fobias (à sujidade, à multidão e ao sexo) encontram-se num micro mundo (num quintal), o que se faz quando não se quer enfrentar a sociedade e ter de precisar dela? PSYCHO é isto…
Autoria: Valódia Monteiro
Interpretação: Lucilene Mota e Milanka Vera-Cruz
Encenação / Direcção Artística: Herlandson Lima Duarte
Cenografia: Herlandson Lima Duarte e Nuno Jorge Costa
Desenho de Luz: Edson Fortes
Técnico de Iluminação: Anselmo Fortes
Classificação etária: 16 anos
Duração: 50 minutos aproximadamente

2 comentários:

Anónimo disse...

fazemos apenas aquilo que nos compete como cidadãos contribuindo para uma causa que gostamos muito - o teatro. Enquanto nos deixarem estaremos sempre à disposição.

Anónimo disse...

fazemos apenas aquilo que nos compete como cidadãos contribuindo para uma causa que gostamos muito - o teatro. Enquanto nos deixarem estaremos sempre à disposição.