domingo, 19 de outubro de 2008

Rescaldo eleitoral: César e Filho Lda


Não sei se repararam mas vamos ter como Presidente do Governo César (pai) e como deputado do PS César (filho).
Dirão as más línguas que César "meteu o filho no parlamento".
Nao sejam mauzinhos.
O rapaz é da JS.
Diz que é dos bons, mesmo a nível nacional.
E a JS "tem direito" a um lugarzinho nas listas.
O rapaz é filho do Presidente. E se fôr bom?
Deve ficar em casa, substituído por outro jovem, mesmo que este seja "pior" que ele?
Não tenho nada contra o facto de Francisco César ir para o parlamento. Mas que vai ser curioso lá isso vai.
Ah, e se a "Liga das Mulheres do PS" tivesse "direito" a um lugarzinho, até poderiamos ter Luísa César como deputada. Porque não, ela até fala inglês, ao contrário de Carlos César (segundo Costa Neves).

Notas da noite eleitoral:

Carlos César (10) - Pela primeira vez um partido vence em todas as ilhas.
Costa Neves (3) - Despede-se com honra...mas sem glória. Segue-se o parlamento e o bowling!?
Artur Lima (10) - O CDS-PP elege 5 deputados.Penso que nunca fora além de 2.
Zuraida Soares (10) - O BE nunca tinha eleito um deputado e estreia-se logo com 2.
Aníbal Pires (8) - A CDU regressa ao parlamento, mas perde no confronto com o BE.
Paulo Estêvão (9) - O PPM nunca tinha cheirado o poder. E agora tem um deputado!
Manuel Moniz (3) - Falha a eleição, mas consegue mais votos que PPM e PDA.
José Ventura (1) - Só não leva zero porque mesmo assim teve mais votos que o PPM.

Acompanhei a noite eleitoral pela RTP-Açores.

Gostei

- do cenário
- do exclusivo da Marta Silva, acompanhando César à saída do Teatro Micaelense.
(O melhor momento da noite).
- do Rui Goulart

Não gostei

- da insegurança da Isabel Gomes
- da péssima qualidade de imagem do directo com José Sócrates

Nao percebi

- porque é que a reacção de Zuraida Soares uma das grandes vencedoras da noite
só surgiu à 22h30!?

Conclusão:

-Como defensor assumido do voto útil nos pequeninos considero-me um dos vencedores da noite :)
O parlamento que nunca teve mais que 4 forças políticas terá 6 cores diferentes na próxima legislatura.
Que belo arco-íris. Melhor era (quase) impossível. Se Manuel Moniz tivesse sido eleito então teriamos a cereja em cima do bolo. O José Ventura que me desculpe mas a sua eleição também seria de mais.

-Temos uma Região de cor única ...mas não temos uma Região de partido único. É bom que Carlos César perceba isso de uma vez por todas.

- Carlos César continua a não dizer claramente que este é o seu último mandato.O que disse hoje foi que ele entende que (com o novo Estatuto ou sem ele) não é possível um quinto mandato, mas logo acrescentou que é a sua interpretação e que "interpretações há muitas". Para bom entendedor...
- Os açorianos que sistematicamente não votam (já são a grande maioria)...não merecem viver em democracia. Deviam passar pela experiência da ditadura para darem mais valor a liberdade.

26 comentários:

Jordão disse...

Amigo Fiat e os votos em Branco? A abstenção (e essa prejudica todos e não só o PS como querem passar essa ideia por aí) foi a vencedora das eleições mas 1695 eleitores votaram em branco! Ou seja um numero suficiente para eleger um deputado! É muita gente mas os políticos recusam-se a falar nisso! Essas sim merecem muita consideração!

Isabel Gomes e a distância ou melhor o esforço que Berta Cabral fez para não aparecer ao lado de Costa Neves, conferencia de imprensa de Costa Neves foram o pior da noite!

Cinco deputados para o CDS-PP é demais e nem eles esperavam! É que falo por S. Miguel – ninguém sabe sequer o nome do deputado eleito! Pronto é a vida – o tal anónimo 961 ficou contente! E vem provar que o Paulo Portas é bom em matemática e só falhou na previsão por 1 deputado! Eles agora têm mais contas para fazer (960 x 5). Para isso o + Lapas tem uma excelente teoria à qual eu acrescentaria o facto de muita gente estar farto da pouca vergonha da “preguicite aguda” que se instalou em muitos dos beneficiários do RSI.
Continuando no negativo, o filho do papá é mais um argumento para que muitos fiquem em casa nos dias das eleições! Ele é bom em quê?! Bom profissional não pode ser! Nunca trabalhou e com 29 anos ainda é estudante! Bom politico?! Não acredito!

As sondagens erraram todas, o que vem provar que os Açores são um caso muito especial! Todas davam maioria absoluta ao PS e isso não aconteceu, 49,96 não é maioria absoluta! Nenhum sondagem previa a eleição do nosso colega Paulo Estêvão, por falar nisso a blogosfera regional está representada em força no Parlamento Regional!
Todas davam de 1 a 2 deputados à CDU e apenas 1 ao BE e foi exactamente o inverso! A CDU merecia pelo menos mais um deputado e o Manuel Moniz – como dizes e muito bem, se fosse eleito seria a cereja em cima do bolo!

Para concluir, foste um dos vencedores da noite defendeste sempre os pequenos partidos mas deixa-me, se me é permitido, acrescentar que fomos todos vencedores já que 6 forças politicas diferentes são muito mais abrangentes do que 2 mais 960€!

Anónimo disse...

O Ricardo Moura também nunca trabalhou e também tem 29 anos e não faltaram felicitações quando se sagrou campeão das corridas.

Anónimo disse...

Caro Jordão
-tens razão quanto aos votos brancos.
-Também me apercebi que Berta Cabral não estava muito interessada em encostar-se a Costa Neves (cabia mais uma pessoa entre os dois).
-Quanto ao Chiquinho Cesar é verdade que ainda não teve uma profissão (que eu saiba), mas o pai foi (quase) a mesma coisa e deu no político que deu. Um bom político, goste-se ou não.Quem sabe o Chiquinho não lhe segue as pisadas e temos nos Açores a dinastia César :)

-Para desenfastiar penso fazer como Costa Neves. Vou deixar a política activa e arejar este blog...com mais oxigénio :)

Apesar disso volta e meia voltarei à política (ela está em todo o lado)para já com uma sondagem sobre o novo líder do PSD-Açores.
Convido-te a exercer o teu direito de voto :)
Bom dia e boa semana...sem músicas de campanha a dar cabo do juízo.

Anónimo disse...

Os grandes derrotados desta noite foram sem dúvidas os blogs, os bloguistas e as suas sondagens ridículas.

Rui Rebelo Gamboa disse...

Acho que César não irá se candidatar a um quinto mandato, não pelo Estatuto, mas porque este resultado foi uma espécie de cartão amarelo. Apesar de ter ganho nas nove ilhas, perdeu muitos, mas muitos votos. 7% é muito.

Por outro lado, acho que Costa Neves não sai assim tão derrotado. Não nos esquecemos que o período em que foi líder do PSD-A coincidiu com (que me lembre, assim de repente) quatro líderes nacionais e teve que manter o partido à tona de água nestes tempos muito díficeis. O resultado do PSD-A não é tão mau como se pensava que pudesse a vir a ser.

Depois, há uma questão muito importante, que o prof Vasco Garcia levantou na SIC-Notícias (eu, por mim, não fiquei só pela RTP-A) é que, pela primeira vez na História, a abstenção é mais alta que a votação do partidido ganhador e deve-se fazer uma reflexão séria sobre este assunto.

Penso que se fecha claramente um ciclo eleitoral. Daqui a 4 anos, tanto PSD como PS terão novos líderes.

O Manuel Moniz não fez o suficiente, para mim, para ser deputado. E o PP deve esse reslutado quase em exclusivo ao Paulo Portas.

Parabéns ao Bloco e a todos que que foram eleitos.

Anónimo disse...

Subscrevo a maior parte dos comentários. Contudo, e como já referi noutro sítio, o sistema eleitoral continua pernicioso e distorcido. Não é legítimo sequer que a "um homem" corresponda "um voto" que vale mais do que centenas ou mesmo milhares de votos de "outros homens". Como é possível o PPM (e não tenho nada, mas absolutamente nada contra o PPM ou Paulo Estevão, possa ter eleito 1 deputado com metade (+/-) dos votos do MPT?!
Uma outra questão que acho assinalável é que Carlos César perdeu 1 deputado e as coisas passam-se como tivesse ganho mais 5 ou 6.

Anónimo disse...

Sem ressentimentos políticos, quando se fala do César Junior, há que percorrer igualmente os restantes deputados eleitos. E podemos encontrar por exemplo, o lider da JSD, acabadinho de sair da universidade sentado na assembleia.
Para mim não é o facto de nunca terem tido uma profissão, o que mais me faz espécie é a falta de experiência de vida, de maturidade profissional.

Esperemos que nos surpreendam e que orgulhem o lugar que ocupam.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sem ressentimentos políticos, quando se fala do César Junior, há que percorrer igualmente os restantes deputados eleitos. E podemos encontrar por exemplo, o lider da JSD, acabadinho de sair da universidade sentado na assembleia.
Para mim não é o facto de nunca terem tido uma profissão, o que mais me faz espécie é a falta de experiência de vida, de maturidade profissional.

Esperemos que nos surpreendam e que orgulhem o lugar que ocupam.

Cumprimentos

Jordão disse...

Caro Rui, por acaso também achei o especial da SIC Noticias interessante – os três comentadores açorianos sem dúvida que deram uma boa imagem dos Açores!
Caro Psiquiatra de serviço – perdeu 1 deputado e mais de 15000 votos! Mas a lábia dos políticos transforma tudo!

Anónimo disse...

Vencedores
- Abstenção
- PP
- Paulo Estevam
- Costa Neves pela decisão acertada
-BE
- Emissão da RTP Açores, mas concordo com o Fiat Lux é pena que o Rui Goulart não tenha um clone,esteve muito bem, Isabel Fraca e Insegura
- Fia Lux pelas boas analises

perdedores

- César longe do score de mota amaral
- CDU regressa mas abaixo do BE
- Manuel Moniz
- Isabel Gomes

JMS

Anónimo disse...

Caro Jordão

É verdade. O tal anónimo ficou contente. Falei com ele à pouco. Diz que gostava de lhe ver a cara.
Siginifica isto que, não obstante os ataques desonestos e mentirosos que vc fez ao PP, o azeite vem sempre ao de cima.

Os 5 deputados do CDS-PP, que vc acha muitos, só por uma unha negra não foram 7. Quem escolheu foi quem votou, independentemente da sua vontade, graças a Deus.
Como fica claramente provado, vc enganou-se redondamente. As suas análises parciais e politicamente desonestas, provaram que vc de analista tem pouco e em termos de previsões é um absoluto zero à esquerda.
Um nabo, utilizando linguagem comum, a fazer-se passar-se por entendido!

Anónimo disse...

E a Berta Cabral não entra na lista de perdedores?

Anónimo disse...

Berta Cabral e o galã Freitas do Pico são claros perdedores. Ao nivel das respectivas ilhas e dos respectivos concelhos.

Com a dinamica adquirida por este CDS-PP, restam poucas alternativas ao PPD/PSD.
Não há mais lugar para líderes provisórios.

Anónimo disse...

Á laia do rendimento mínimo e da insegurança o P(aulo) P(ortas) consegue um resultado inesperado para muitos e previsto para poucos.

Anónimo disse...

Berta Cabral entra na lista perdida... pk deve estar perdida sem saber o que fazer...

Foi uma noite interessante como um parlamento muito colorido, o mais colorido de sempre... tal como foi a emissão da RTP, uma grande produção, mas isabelinha amiga... não tens pedalada para aquilo, havia um contraste enorme com o teu colega rui. A culpa não é tua é de quem te escolhe.

césar mostrou classe na sua ligação ás portas da cidade. Classe de de rei de convencido.

Jordão disse...

Caro anónimo ou anónimos (eles agora são mais do que as mães – antes estavam todos dentro dos armários, ou das gavetas)

Já vi que educação é coisa que não abunda pelos seus lados! Com psiquiatrias e afins! Respondia-lhe à letras mas o blog não é meu! Aliás nem me devia dar o trabalho de responder porque você nem tem a dignidade de se mostrar! É como o deputado por S. Miguel cujo descrédito do PS e PSD fez com que fosse eleito – ninguém sabe quem é e nunca ouvi falar nele!
Você nem respeita os seus próprios princípios – como democrata cristão devia de saber de cor os mandamentos! Nunca ouvir falar de: não invocar o Santo nome de Deus em vão?!
Não sou politólogo e nem tenho aspirações na política portanto meu caro 962, aquilo que escrevi ao longo das últimas duas semanas era tudo menos uma critica de analista político! Aliás não sou nenhum entendido na matéria, sou um simples cidadão que tem um pequeno poder chamado liberdade! Não tenho medo de a usar e não me escondo por detrás do anonimato!
Prove onde eu menti – Artur Lima recebeu ou não 960€ de aumento! Onde é que fui desonesto – critiquei tudo aquilo que achei que estava errado, sem olhar a cores politicas! Os 960€ de aumento são uma afronta a todos nós! Tomara que todos os Açorianos ganhassem isso de ordenado! Seria desonesto da minha parte consentir “roubos” dessa natureza!
“O azeite vem sempre ao de cima” - o cocó também!
Não se esqueça que isso é uma terra muito pequena e se eu quiser posso descobrir quem se esconde por detrás da cobarde capa do anonimato – portanto vamos lá manter o respeito! É que a justiça em Portugal pode ser lenta mas eu também tenho tempo!

Anónimo disse...

Caro Jordão

Talvez tenha razão. Você não fez análises politicas, Fez manifestos anti-PP.
Artur Lima foi aumentado como todos o foram.
Artur Lima aprovou o aumento como todos o fizeram.
Você foi desonesto por omissão. Só lhe veio à mente quem lhe interessava abater.
É uma questã de ir aos arquivos. Você previa que o PP ia ter zero deputados. Zero. Teve cinco e por uma unha negra não teve sete.
É claro que você, democráticamente, acha demais. Mas quem é você para achar ou deixar de achar?
Felizmente, quem mandou não foi você.
Foram os eleitores.

Não fui mal educado com ninguém. Não conheço de parte nenhuma (Jordões há muitos....).
Apenas entendi que você não estava a ser honesto numa análise que fez.
Tal como você faz decidi comentar. Democráticamente, usando a possibilidade que este blog me faculta. Você é para mim tão anónimo como eu sou.
A minha não me interssa a sua pessoa, mas a sua opinião, que considero, mais uma vez, facciosa e pouco honesta.

Anónimo disse...

César está arrumado.
Até mete dó.

Anónimo disse...

Ainda há quem perca tempo com esse tal de Jarrão? O tipo é atrazadote... basta dar uma olhadela no blog dele. Gastem tempo com coisas mais úteis.
Pedro Reboredo

Jordão disse...

E pronto, alguém deixou a gaveta aberta e eles saíram todos! Caro frustrado Pedro não sei das quantas fale com o seu presidente – ele deve ter o contacto de algum psiquiatra!
Obrigado pela visita – o pessoal do Candilhes agradece! Se não gostou tem remédio – não volte lá mais – o pessoal do Candilhes agradece mais ainda!

Anónimo disse...

A/C anónimo das 15:24
" a culpa não é da isabelinha" mas de quem "a escolhe"? ELA É A CHEFE!!! quem é que escolhe?

Jordão disse...

Quer dizer as minhas “criticas politicas” que são mais “sátiras” à pobreza de espírito que vai na politica regional, e não só, é que são imparciais e são manifestos anti –CDS PP! E as desse senhor semi politico profissional e ex comentador da RTP-A, Pedro de Mendonça http://ilhas.blogspot.com/2008/10/comentrio-poltico.html
o que é que são?
Ah já percebi - não tenho o “de” no nome por isso é que os senhores, que se escondem (mas com rabo de fora) por detrás da cobarde capa do anonimato, preferem chamar-me nomes! Sim senhores – eu é que sou o imparcial! Vão mas é auto aumentar-se 960€ pra outro lado!

Anónimo disse...

Caro Jordão.

Tenha o minimo de classe.
Controle-se por favor.

Esse senhor anónimo chegou-lhe nas orelhas por causa de uma pequena escorregadela sua.
Pronto.
Não faça juizos de valor pecaminosos.
E você, diga lá aqui para gente, foi um anjinho branco puro, pintado de inocente?
Penitencie-se se faz favor.

Anónimo disse...

Vejam bem a história dos 960 € onde já vai.

A canalha da ALRA, auto aumentou-se de forma desvergonhada.

Os deputados do PPD/PSD auto aumentaram-se.

Os deputados do PS auto aumentaram-se.

O Sr. Jordão e, ao que parece o Dr. Costa Neves, só viram o deputado do PP auto aumentar-se.

Um anónimo, decidiu chamar o Sr. Jordão à atenção.
O Sr, Jordão, em plana euforia eleitoral, resistiu. Insistiu na esparrela.

E pronto.

Sr. Jordão, vc agora, para castigo, é que devia pagar 960 € aos outros quatro que vão entrar.

André disse...

Não é meia dúzia de atoleimadotes de sapatinho de vela que me aborrecem.
Podem falar mal do blog à vontade. Chamem os nomes que quiserem.

Basta saber que nos move o divertimento e não qualquer tipo de interesse para que qualquer critica seja ignorada.

Escondam-se nos buracos donde saíram... Ide pedinchar atenção ao líder partidário que idolatram...

Claro que todos os deputados todos se auto-aumentaram. Todos eles são canalha. O líder da malta de pullover Gant nos ombros foi de todos o que mais recebeu.
Os aumentos eram em função dos deputados na ALRA. Ora como só tinham 1, levou um bruto aumento. O tão badalado aumento de 960€.

Desculpa lá a intromissão Fiat, mas não se pode ler tanta baboseira de esguicho e não responder.

Anónimo disse...

Ha uma pergunta que me assola.
Se 960€ eram muito para um deputado ganhar, porque é que os outros, com obrigação de zelarem peos dinheiros dos contribuintes aprovaram?

Há alguém capaz de me explicar isto como se eu fosse muito, mas muito estupido?